Sudeste Museus

    Espaço Ciência Viva, Estado do Rio de Janeiro

  Av. Heitor Beltrão, 321 - Tijuca - Rio de Janeiro, RJ           
Criado em 1982, o Espaço Ciência Viva é o primeiro museu participativo de Ciências do Brasil. Foi fundado por um grupo de cientistas, pesquisadores e educadores interessados em tornar a Ciência mais próxima do cotidiano do cidadão comum.
O Espaço é um centro cultural-artístico científico que irradia energia inovadora e criativa e propõem novas formas de divulgar a ciência, influenciando e gerando conceitos em educação e popularização da ciência, que aproxima sociedade e cientista. Várias atividades estão programadas ao longo do ano, a fim de proporcionar visitas divertidas e reveladoras.
Todo último sábado de cada mês, o museu abre das 14 horas às 17 horas para o ‘Sábado da Ciência’, com entrada gratuita. Uma equipe de cientistas, professores e estudantes de graduação e pós-graduação estarão apresentando oficinas, que levem os visitantes a descobrirem uma maneira feliz de fazer ciência.
    Museu da Cachaça, Estado do Rio de Janeiro
  Rua Nova Mantiquira, 227 - Paty do Alferes, RJ           
Uma das atrações de Paty do Alferes é o Museu da Cachaça, o primeiro no gênero no país. No Museu da Cachaça também estão instaladas uma indústria artesanal de aguardente, duas adegas e um bar para degustação gratuita.
A cachaça que já foi a mais popular de todas as nossas bebidas, é hoje conhecida internacionalmente como o produto tipicamente brasileiro. Ao servir de base para aperitivos como a caipirinha, traduzindo o paladar nacional, ganhou status de produto de exportação e tornou-se mais um símbolo do Brasil para o mundo, tal qual o samba e o futebol.
    Pateo do Colégio, São Paulo (Estado)
   - Sé - Sao Paulo, SP            
<iframe id='palyer3' title="Pateo do Colégio - YouTube video player" width="250" height="190" src="https://www.youtube.com/embed/oj1y4iYpDJI" frameborder="0" allowfullscreen></iframe id='palyer3'>
Em 1556, o Pe.Afonso Brás finalizou a construção em taipa da primeira Igreja dos jesuítas em São Paulo, anexa às dependências do Colégio.
Prejudicada por 13 anos de ausência forçada dos padres da Cia. de Jesus, que foram expulsos da vila, foi reconstruída e ampliada a partir de 1667, que teve como padroeiro o Senhor Bom Jesus.
    Forte de Copacabana, Estado do Rio de Janeiro
  Praça Coronel Eugênio Franco, 01 - Copacabana - Rio de Janeiro, RJ
           
<iframe id='palyer4' title="Forte de Copacabana - YouTube video player" width="250" height="190" src="https://www.youtube.com/embed/tmNrshyUhFQ" frameborder="0" allowfullscreen></iframe id='palyer4'>
Construído em 1914, com o objetivo de reforçar a defesa da Baía de Guanabara, o Forte de Copacabana oferece aos seus visitantes muitas curiosidades e atrações. No Museu Histórico do Exército, fatos marcantes estão registrados através de exposições, exibições de vídeo, maquetes e, até, um setor interativo, original e bastante visitado pelos freqüentadores do Forte. Tudo com direito a uma vista panorâmica de um dos pontos mais belos de toda a nossa Costa. Crédito: acervo riotur.
    Museu de Arte da Pampulha, Minas Gerais
  Av. Otacílio Negrão de Lima, 16.585 - Pampulha - Belo Horizonte, MG           
    Instituto Ciência Hoje, Estado do Rio de Janeiro
  Av. Venceslau Brás, 71 casa 27 - Botafogo - Rio de Janeiro, RJ           
O Instituto Ciência Hoje (ICH) é uma organização social de interesse público sem fins lucrativos vinculada à Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).
O site Ciência Hoje On-line é uma iniciativa pioneira de divulgação científica na internet brasileira. Além de disponibilizar parte do conteúdo das publicações do ICH, o site publica notícias exclusivas atualizadas diariamente que oferecem ao leitor uma cobertura dinâmica da atualidade científica no Brasil e no mundo.
Em 2007, foi lançado, em parceria com o Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas, o livro Física Hoje - Uma aventura pela natureza: dos átomos ao universo, que reúne 11 artigos escritos por renomados pesquisadores brasileiros e originalmente publicados na revista Ciência Hoje ao longo de 2005, em comemoração ao Ano Mundial da Física.
O ICH atua também na divulgação científica em meios audiovisuais: o Instituto promoveu a realização do programa de televisão Tome Ciência, uma série semanal que abordou de forma acessível temas de ciência e tecnologia.. Em outubro de 2004, o ICH se uniu à Rede Globo na campanha Ciência Vale a Pena.
    Museu de Arte Moderna - MAM, Estado do Rio de Janeiro
  Avenida Infante Dom Henrique, 85 - Parque do Flamengo - Rio de Janeiro, RJ            
<iframe id='palyer7' width="420" height="315" src="https://www.youtube.com/embed/V1pY2IkvxM4" frameborder="0" allowfullscreen></iframe id='palyer7'>
Formado inicialmente ao longo dos anos 40 e 50 por inúmeras doações de artistas, empresários e algumas instituições oficiais, o acervo do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro constituiu-se uma das coleções de arte do século XX mais importantes no país. Apresentando um panorama completo e sofisticado da evolução artística de nosso século, dentro e fora do Brasil.
    Museu Inimá de Paula, Minas Gerais
  Rua da Bahia, 1201 - Centro - Belo Horizonte, MG             
<iframe id='palyer8' width="420" height="315" src="https://www.youtube.com/embed/ieUf9MulDlI" frameborder="0" allowfullscreen></iframe id='palyer8'>
O Museu Inimá de Paula está localizado no município brasileiro de de Belo Horizonte. Foi aberto em 29 de abril de 2008. O prédio, inaugurado em 1932 e revitalizado para se tornar um museu, é obra do arquiteto italiano Rafaello Berti, um dos fundadores da Escola de Arquitetura da UFMG. O governo estadual, proprietário do prédio, o cedeu em regime comodato, por 20 anos, à Fundação Inimá de Paula. Localiza-se no prédio do antigo Clube Belo Horizonte e Cine Guarani, na confluência de Rua da Bahia com Rua Guajajaras e Avenida Álvares Cabral. O museu homenageia o pintor mineiro que lhe dá nome, com dezenas de sua obras expostas permanentemente no segundo e terceiro andares, enquanto no primeiro fica uma filial do Café Kahlua e no porão, um auditório de 151 lugares. Destacam-se os auto-retratos de Inimá, numa sala especial. No último andar são exibidas exposições itinerantes, que devem ocorrer duas vezes ao ano e pretendem trazer à capital mineira obras de importantes artistas brasileiros e estrangeiros.
    Paço Imperial, Estado do Rio de Janeiro
  Praça 15 de novembro, 48 - Centro - Rio de Janeiro, RJ            
<iframe id='palyer9' width="420" height="315" src="https://www.youtube.com/embed/axei5HnyyP0" frameborder="0" allowfullscreen></iframe id='palyer9'>
O Paço Imperial é um Centro Cultural com rica programação artística, localizado na Praça XV de Novembro, no centro histórico da cidade, no prédio considerado o mais importante dos edifícios civis coloniais do Brasil. Foi primeiro a residência dos governadores da Capitania do Rio de Janeiro e depois passou a ser a casa de despachos, sucessivamente, do Vice-Rei do Brasil, do Rei de Portugal Dom João VI e dos imperadores do Brasil. Em sua restauração, na reconstituição da fachada, optou-se pela feição colonial, adquirida particularmente no período da ocupação pela Família Real Portuguesa, mas foram preservadas marcas e formas de vários outros momentos históricos. O Paço Imperial conta com uma diversificada programação de artes plásticas, cinema, teatro, música, biblioteca, atividades educativas, seminários, serviços de lojas e restaurantes. Percorrê-lo é fazer uma releitura do tempo inscrito em seus espaços, relacionando-os com épocas e fatos ocorridos. As exposições permanentes também são um ótimo programa cultural.
    Casa das Rosas, São Paulo (Estado)
  Av. Paulist, 37 - Bela Vista - Sao Paulo, SP           
A Casa das Rosas, localizada na Avenida Paulista número 37, foi projetada na década de 1930 pelo escritório de Ramos de Azevedo, para ser a residência de sua filha Lúcia, recém casada com o engenheiro Ernesto Dias de Castro. A bela casa, hoje referência na vida do paulistano, foi uma das últimas construções realizadas na avenida.
    Memorial da América Latina, São Paulo (Estado)
  Rua Auro Soares de Moura Andrade, 664 - Barra Funda - São Paulo, SP             
<iframe id='palyer11' src='https://www.youtube.com/embed/?listType=user_uploads&list=memamericalatina'></iframe id='palyer11'>
A idéia generosa de solidariedade e união latino-americana é tão antiga quanto às lutas no séc. XIX de Simón Bolívar, José Marti e San Martin por um continente livre e fraterno. A “Pátria Grande” vislumbrada por eles, porém, ficou esquecida no passado. Nos anos 80 do séc. XX, especialmente os brasileiros precisavam redescobrir a América. Os hispano-americanos também pareciam desconhecer a proximidade histórica, lingüística e cultural de seus vizinhos de língua portuguesa.
    Museu do Amanhã, Estado do Rio de Janeiro
  Praça Mauá, 1 - Centro - Rio de Janeiro, RJ            
<iframe id='palyer12' width="560" height="315" src="https://www.youtube.com/embed/EWCwRLqwnQ8" frameborder="0" allowfullscreen></iframe id='palyer12'>
O Museu do Amanhã é um museu de artes e ciências construído no Pier da Praça Mauá, no Centro do Rio de Janeiro, como âncora do projeto de revitalização urbana da Região Portuária da cidade, o Porto Maravilha. Projetado pelo arquiteto espanhol Santiago Calatrava, o Museu do Amanhã é uma iniciativa da Prefeitura do Rio, concebido e realizado em conjunto com a Fundação Roberto Marinho (Grupo Globo) e o Banco Santander como Patrocinador Master. Tem a BG Brasil como mantenedora e o apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Ambiente, e do Governo Federal, por intermédio da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep). Orientado pelos valores da Sustentabilidade e da Convivência, o Museu busca promover a inovação, divulgar os avanços da ciência e publicar os sinais vitais do planeta, alertando para os riscos das mudanças climáticas provocadas pela degradação ambiental.
    Museu Antonio Parreira, Estado do Rio de Janeiro
  Rua Tiradentes, 47 - Ingá - Niterói, RJ           
Programa educativo com atendimento dirigidos a professores, estudantes e grupos em geral.
    Estação Ciência da USP, São Paulo (Estado)
  Rua Guaicurus, 1394 - Lapa - São Paulo, SP           
A Estação Ciência - USP é um centro de ciências interativo que realiza exposições e atividades nas áreas de Astronomia, Meteorologia, Física, Geologia, Geografia, Biologia, História, Informática, Tecnologia, Matemática, Humanidades, além de cursos, eventos e outras atividades, com o objetivo de popularizar a ciência e promover a educação científica de forma lúdica e prazerosa.
Para receber os visitantes, a Estação Ciência tem uma equipe de estagiários (estudantes universitários) que auxiliam nos experimentos, fornecem informações e esclarecem dúvidas sobre as exposições.
    Museu do Oratório, Minas Gerais
  Adro da Igreja do Carmo, 28 - Centro - Ouro Preto, MG            
<iframe id='palyer15' width="560" height="315" src="https://www.youtube.com/embed/WsyqKzvOuFE" frameborder="0" allowfullscreen></iframe id='palyer15'>
Inaugurado em Ouro Preto, em outubro de 1998, o Museu do Oratório apresenta uma magnífica coleção – única em todo o mundo – de 162 oratórios e 300 imagens dos séculos XVII ao XX. As peças do acervo foram doadas ao IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) pela colecionadora Angela Gutierrez e são genuinamente brasileiras, principalmente de Minas Gerais. Caracterizando-se pela diversidade de tipos, de tamanhos e de materiais, o acervo oferece detalhes valiosos da arquitetura, pintura, vestuário e costumes da época em que foram produzidos, permitindo uma verdadeira viagem antropológica pela história do Brasil.
    Museu da Casa Brasileira, São Paulo (Estado)
  Av. Brigadeiro Faria Lima, 2.705 - Jardim Paulistano - São Paulo, SP           
O Museu da Casa Brasileira guarda e conserva objetos, móveis e equipamentos de várias épocas da história da moradia no Brasil. Construído entre 1942 e 1945, o antigo Solar Prado, implantado em um terreno de aproximadamente 15.000 m², é uma réplica do Palácio Imperial de Petrópolis, no Rio de Janeiro. O Museu é um importante núcleo de pesquisa, discussão de arquitetura e design. Sua biblioteca foi organizada e formaram-se uma vioteca e um acervo de documentação contemporânea brasileira e internacional.
    Museu dos Dinossauros, Minas Gerais
  BR 262 - Peirópolis - Uberaba, MG           
Em 1991, o Prefeito Hugo Rodrigues Cunha iniciou um projeto de restauração do prédio da estação e outras dependências em ruína, para instalar o "Centro de Pesquisas Paleontológicas Llewellyn Ivor Price". Preservadas suas características originais, a antiga estação, hoje restaurada, abriga um laboratório de preparação de fósseis e um atraente museu paleontológico, aberto à visitação pública. Dois outros imóveis foram transformados em residências para hospedar pesquisadores.
    Museu Oceanográfico, São Paulo (Estado)
  Praça do Oceanográfico, 191 - Butantã - São Paulo, SP           
O Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo (lO-USP) foi fundado em 1946, como Instituto Paulista de Oceanografia. Em 1951, mudou para seu nome atual quando foi incorporado à USP. Na época de fundação, os objetivos de seus idealizadores apontavam para a necessidade de uma instituição que fornecesse bases científicas à pesca e, numa concepção mais ampla, à exploração de todos os recursos disponíveis ao longo do litoral paulista.
    Fundação Museu do Zebu, Minas Gerais
  Praça Vicentino Rodrigues da Cunha, 110 - Bl. 22 - São Benedito - UBERABA, MG            
<iframe id='palyer19' width="420" height="315" src="https://www.youtube.com/embed/MgKz-9t29yM" frameborder="0" allowfullscreen></iframe id='palyer19'>
Criada no ano de 1984, durante a 50ª Exposição Nacional de Gado Zebuíno - EXPOZEBU, dentro do Parque Fernando Costa em Uberaba - MG, na antiga casa pertecente ao Ministério da Agricultura.
    Museu Paulista da USP, São Paulo (Estado)
  Parque da Independência, s/n.º - Museu Ipiranga - São Paulo, SP             
<iframe id='palyer20' width="560" height="315" src="https://www.youtube.com/embed/mnu5_nIXdsk" frameborder="0" allowfullscreen></iframe id='palyer20'>
Primeiro monumento construído especialmente para preservar a memória da Independência do Brasil, o Museu Paulista, inaugurado em 7 de setembro de 1895, foi criado como Museu de Ciências Naturais. Em 1819 retomou sua vocação original e é hoje um museu histórico. Também é conhecido como Museu do Ipiranga. Seu acervo, com cerca de 100 mil peças, é constituído por obras de arte, mobiliário, trajes e utensílios que pertenceram a personalidades da história brasileira, como os bandeirantes e os imperadores. As instalações abrigam uma biblioteca com 100 mil volumes e um Centro de Documentação Histórica, com 40 mil manuscritos.
    Museu da Zoologia da USP, São Paulo (Estado)
  Avenida Nazaré, 481 - Ipiranga - São Paulo, SP           
O Museu de Zoologia faz estudos sobre animais, especialmente sobre a fauna da Região Neotropical, que abrange a América do Sul e a América Central.
As pesquisas zoológicas são feitas principalmente nas áreas de taxonomia, sistemática, evolução e biogeografia e baseiam-se nas grandes coleções de animais, hoje com cerca de 8 milhões de exemplares conservados em meio líquido ou a seco.
Além das coleções, o Museu também é responsável pela Estação Biológica de Boracéia, uma reserva de Mata Atlântica, situado no municípío de Salesópolis, estado de São Paulo.
    Museu Calmon Barreto, Minas Gerais
  Rua Franklin de Castro nº 160 - Araxá, MG           
    Museu PUC Minas, Minas Gerais
  Av. Dom José Gaspar, 290 - Coração Eucarístico, MG           
    Museu de Artes e Ofícios - MAO, Minas Gerais
  Praça Rui Barbosa, s/n - Centro - Belo Horizonte, MG            
<iframe id='palyer24' width="560" height="315" src="https://www.youtube.com/embed/Idx1nzOcqhY" frameborder="0" allowfullscreen></iframe id='palyer24'>
O Museu de Artes e Ofícios é um museu brasileiro localizado na cidade de Belo Horizonte. Inaugurado em 14 de dezembro de 2005, é o primeiro empreendimento museológico brasileiro dedicado integralmente ao tema do trabalho, das artes e ofícios no país. Com 9.000 m² de área, o museu está instalado no conjunto histórico da antiga Estação Central da rede ferroviária, na Praça Rui Barbosa, mais conhecida como "Praça da Estação". No mesmo local funcionam ainda hoje uma estação de metrô e um ramal ferroviário. É um dos museus mas bem estruturados do Brasil em termos de organização, estrutura para as exposições, e uso de recursos audiovisuais.