Home  
  Brasil  
 Sudeste
    Estado do Rio
    Estado de São Paulo
    Minas Gerais
    Espirito Santo

Sudeste Clubes Recreativos

1
Pônei Clube do Brasil, Estado do Rio de Janeiro
  Av. Borges de Medeiros, 2448 - Lagoa - Rio de Janeiro, RJ              
Pouco conhecida no Brasil, a cultura do Pônei Clube é largamente explorada em vários continentes. É um passo importante e muito útil na progressão dos jovens cavaleiros em qualquer das modalidades do hipismo, além de ser uma fonte inesgotável de lazer. Destinados à iniciação de crianças em faixa etária de 18 meses a 17 anos, os pôneis permitem aos alunos o desenvolvimento de todas as habilidades necessárias à prática do hipismo. No exterior, mais de 80% dos cavaleiros internacionais iniciaram sua formação montando pôneis.
2
Clube Militar, Estado do Rio de Janeiro
  Avenida Rio Branco, 251 - Centro - Rio de Janeiro, RJ              
<iframe id='palyer2' width="560" height="315" src="https://www.youtube.com/embed/LO_5z6mzsok" title="YouTube video player" frameborder="0" allow="accelerometer; autoplay; clipboard-write; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture" allowfullscreen></iframe id='palyer2'>
Em seu primeiro século de existência, a par das atividades sociais, culturais, esportivas e assistenciais inerentes a entidades congêneres, o Clube Militar construiu uma estrutura sólida que permite, sem solução de continuidade, prosseguir sua trajetória marcante, mantendo-se fiel ao pensamento de seus fundadores e garantindo a firmeza de seus ideais.
Programação social, cultural e esportiva em três endereços: Quintas Dançantes na sede principal - Centro e Momentos Musicais na sede esportiva no Jardim Botânico. Sede praiana na Praia dos Foguetes - Cabo Frio.
O Museu do Clube Militar procura, mediante uma ligeira mostra de peças históricas de seu acervo, documentar a veracidade das assertivas acima formuladas, homenageando destarte os responsáveis pela direção da entidade ao longo de seu primeiro século de existência, graças aos quais se concretizou extraordinário patrimônio material, cultural, moral e cívico.
3
Jurujuba Iate Clube, Estado do Rio de Janeiro
  Rua Lauro Sodré, s/n - Jurujuba - New York,               
O JIC reativou a sua escola de vela. Reformou os espaços essenciais para o laser, tais como a Boate Mada e o parque infantil. Disponibilizou "lan house" e "wireless".
4
Sociedade Hípica Brasileira, Estado do Rio de Janeiro
  Av. Borges de Mederios, 2448 - Lagoa - Rio de Janeiro, RJ              
A Sociedade Hípica Brasileira foi fundada em 25 de novembro de 1938. É um clube voltado para o hipismo, sendo o mais antigo clube hípico do Rio de Janeiro. Está situado aos pés do Cristo Redentor, junto a Lagoa Rodrigo de Freitas. Possui 54 mil metros quadrados que abrigam uma estrutura completa para a prática do hipismo. A Vila Hípica da SHB está equipada para prover adequadamente todos os serviços necessários no tratamento dos animais. São 377 baias, e os animais recebem tratamento adequado por parte de profissionais especializados.
5
Sport Club Mackenzie, Estado do Rio de Janeiro
  Rua Dias da Cruz, 561 - Méier - Rio de Janeiro, RJ
             
<iframe id='palyer5' width="560" height="315" src="https://www.youtube.com/embed/geY8Ds2IOhc" title="YouTube video player" frameborder="0" allow="accelerometer; autoplay; clipboard-write; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture" allowfullscreen></iframe id='palyer5'>
O gigante da zona norte, como é conhecido carinhosamente o Sport Club Mackenzie, ocupa área nobre de 8000 m2 no bairro do Méier. O seu parque aquático com lâmina d’água de 1000 metros quadrados, conta com três piscinas sem uma delas semi-olímpica, junto a churrasqueiras e bar interno. O clube dispõe ainda de dois ginásios cobertos e uma quadra descoberta polivalente, academias de musculação, 4 bares, salas para pratica de atividades esportivas e fisioterapia
O Mackenzie é o único clube a conquistar títulos em todas as categorias de futsal na cidade do Rio de Janeiro.
Escolinhas de futsal masculino e feminino, basquete, vôlei, karatê, judô, muay thai, capoeira, natação, hidroginástica, dança de salão, modern jazz, ballet, tango e biodanza
6
Complexo Esportivo Caio Martins, Estado do Rio de Janeiro
  Rua Pres Backer, s/n  - Icaraí - Niterói, RJ              
O complexo já foi palco de dois campeonatos mundiais de basquete (um feminino e um masculino); de uma das Sub-Sedes da Copa do Mundo de Futebol de 1950; de uma Chave do Campeonato Mundial de Voleibol e do Sul Americano de Natação, além de inúmeras disputas nacionais de atletismo, vôlei, basquete e ginástica. Também sempre foi um dos mais importantes Centros de Iniciação Desportiva para as crianças e adolescentes, com aulas de natação, judô, basquete, futebol, vôlei, ginástica estética e olímpica e jazz. Quando se cogitou a construção do Estádio, pretendeu-se escolher um local mais ou menos central e de fácil acesso para os anseios de transportes da época, tendo sido escolhido uma área do bairro de Icaraí, de aproximadamente 47.8200 m2, onde funcionava um Canódromo. O 1º módulo construído foi o Campo de Futebol, para 1.200 espectadores; em seqüência a Piscina Olímpica e outra infantil e, finalmente o Ginásio Olímpico polivalente, com capacidade para 4.500 pessoas, sendo 3.855 assentos comuns, 592 cadeiras especiais e 73 lugares na Tribuna de Honra. Na época era o maior do Brasil, tendo abrigado em sua inauguração o Campeonato Mundial de Basquete, já na década de 50. Desde 2006 o ginásio leva o nome do grande campeão mundial de basquete, Fernando Brobró, do Flamengo, nascido em Niterói e falecido naquele ano. Já o parque aquático foi denominado Paluka, para homenagear o nadador niteroiense que foi recordista sul-americano e conquistou o terceiro lugar nas Olimpíadas, falecido em 2005. O complexo conta ainda com alojamento capaz de abrigar confortavelmente 96 atletas, além de 17 salas de federações e ONGs sócio-esportivas. No início dos anos 2000, o nome do estádio foi renomeado, sob determinação da câmara de vereadores da cidade de Niterói, para Estádio Mestre Ziza. Contudo, a mudança não foi de agrado dos botafoguenses já que o niteroiense homenageado Zizinho era jogador do rival CR Flamengo na primeira metade do século XX. A imprensa e os torcedores continuam chamando o estádio de Caio Martins. Atualmente sua capacidade é de 12.000 pessoas. Nos próximos meses, uma grande transformação se dará no Complexo Esportivo Caio Martins: ele se transformará em um Centro de Referência de Prática Esportiva, onde a população poderá praticar várias atividades gratuitamente, e em um moderno centro de treinamento de alto nível tecnológico. Sem perder, claro, sua vocação para palco de grandes astros e estrelas da MPB.
7
ICRJ Iate Clube do Rio de Janeiro, Estado do Rio de Janeiro
  Av. Pasteur, 333 - Urca - Rio de Janeiro, RJ              
O Fluminense Yatch Club criado em 1920 por inspiração de Arnaldo Guinle, Comodoro do Clube Náutico por 23 anos seguidos, viria a ser o embrião da atual denominação Iate Clube do Rio de Janeiro. No ano de l936, foi então construído o primeiro pavilhão em estilo Normando, que daria origem, a construção de outros dois pavilhões, assinados pelo arquiteto francês Joseph Gire.
Em reunião de 23 de Julho de l943, foram alterados e aprovados os novos Estatutos Sociais, com nomeação do seu 1º Comodoro: Otávio da Rocha Miranda. O Clube é considerado a principal referência na prática e organização de esportes náuticos no país.
Cursos oferecidos pelo ICRJ - Cursos da Classe Optimist para crianças de 8 a 14 anos. Barcos Laser e Veleiros monotipo Dingue para adultos e adolescentes a partir de 13 anos, Barcos tipo Veleiro MV 25 e Veleiro Oceano.
Escolinha de tênis – manhã e tarde
O Clube dispõe de quatro sedes para os seus associados: Rio de Janeiro, Angra dos Reis, Cabo Frio e Ilha de Palmas.
8
Clube dos Aliados, Estado do Rio de Janeiro
  Rua Viúva Dantas, 99 - Campo Grande - Rio de Janeiro, RJ              
Fundado em 16 de Março de 1924 no bairro de Campo Grande, zona oeste do Rio de Janeiro, o Clube dos Aliados é filiado as Federações Metropolitana de Basquetebol e Carioca de Futebol de Salão e CBC - Confederação Brasileira de Clubes.
O Clube recepciona seus sócios com animados bailes e shows com cantores e grupos musicais mais badalados no cenário artístico da MPB.
Na parte esportiva, o Clube dos Aliados apresenta variadas atividades como musculação, natação, hidroginástica, sauna, tênis, futebol society em campo de grama sintética, kung fu e defesa pessoal para homens e mulheres, quadra polivalente para a prática de basquetebol e futsal.
A Escolinha de futebol de campo funciona sob a responsabilidade dos orientadores do Toque de Letra Núcleo Oficial do Club de Regatas Vasco da Gama. Escolinha de futsal.
Sede Social: Rua Viúva Dantas, 99
Sede Campestre: Estrada do Mendanha, 1025
9
Clube da Maturidade, Minas Gerais
  Av. Prudente de Morais, 901, s/lj - Centro - Belo Horizonte, MG              
Nosso Clube, como bem indica o nome, é uma Entidade voltada para o segmento de pessoas da chamada “3ª idade”. Podem se associar ao Clube pessoas com 50 anos ou mais, sem distinção de raça, nacionalidade, estado civil, profissão, cor, ideologia política ou confissão religiosa. Atualmente o Clube possui cerca de 5.000 (cinco mil) associados, e sua receita é oriunda basicamente, de uma ANUIDADE de R$90,00, paga pelo associado. Sendo uma entidade sem fins lucrativos, o Clube vem procurando obter subvenções de órgãos públicos ou da iniciativa privada, o que permitiria um significativo incremento de suas atividades. Dentre as diversas atividades desenvolvidas pelo Clube em benefício de seus associados (biblioteca, cursos de informática, teclado, idiomas, ginástica, yoga, oficinas de dança, etc.), destaca-se os planos de saúde mantidos em parceria com a UNIMED. É por demais sabido das dificuldades, e até mesmo impossibilidade, de uma pessoa em idade avançada, conseguir hoje um plano de saúde em qualquer operadora do ramo, e, se vem a conseguir, é por um custo proibitivo. Pois bem: procurando sanar o problema, nosso Clube em convênio firmado com a UNIMED, uma das operadoras mais conceituada do mercado, disponibiliza a seus associados e dependentes, (até 30 anos, filhos e netos) em qualquer faixa etária, planos de saúde coletivos (Empresarial), sem nenhuma burocracia e a um custo razoável, bem inferior a qualquer plano individual. Tal fato, sem dúvida, faz a diferença do clube da Maturidade em relação às demais entidades voltadas para o segmento. Assim, você que possui idade igual ou superior a 50 anos, junte-se a nós.
10
Sport Club CORINTHIANS Paulista, São Paulo (Estado)
   - São Paulo, SP              
O estádio oficial do Corinthians é o Estádio Alfredo Schürig, mais conhecido como "Parque São Jorge" ou "Fazendinha". Foi reinaugurado em 1928 e atualmente tem capacidade para pouco mais 15 mil pessoas. Jogando lá, o único título que o clube conquistou foi o Paulista de 1939. Por conta da capacidade reduzida do estádio e por ser um clube popular desde sempre, o Corinthians costuma atuar com mandante no Estádio Municipal do Pacaembu. Seus principais rivais no futebol são o Palmeiras, com quem disputa o Derby Paulista, com o Santos, com quem disputa o Clássico Alvinegro, e o São Paulo, com quem disputa o Majestoso. Fonte
11
Comercial Esporte Clube, Minas Gerais
  Rua José Gonçalves, 710 - Barreiro - Belo Horizonte, MG              
O Comercial Esporte Clube nasceu de uma iniciativa dos proprietários da antiga Casa Seleta e da Casa Primavera, quando realizavam uma partida de futebol entre patrões e empregados. Bem sucedidos nesse propósito de caráter efêmero, organizaram uma agremiação esportiva, sem outra finalidade que a de lazer e congraçamento no bairro. Em 16 de novembro de 1953, deliberaram que a agremiação iria chamar-se Comercial Esporte Clube.
12
SÃO PAULO Futebol Clube, São Paulo (Estado)
   - São Paulo, SP              
O São Paulo Futebol Clube (conhecido apenas por São Paulo e cujo acrônimo é SPFC) é uma associação esportiva brasileira. Fundado em 1930, e refundado em 1935 após um breve período de inatividade, é um dos principais clubes esportivos do país e do mundo. Possui alguma tradição em outros esportes que não o futebol — sua principal modalidade e única profissional —, tais como o atletismo e o boxe.
É o clube mais bem sucedido do futebol brasileiro. Conquistou vinte e dois campeonatos estaduais, seis Campeonatos Brasileiros — além de ser o único a conquistá-lo três vezes seguidas, em 2006, 2007 e 2008 —, três Libertadores e três Mundiais. Fonte
13
Pampulha Iate Clube Cidade, Minas Gerais
  Rua Cláudio Manoel, 1185 - Funcionários - Belo Horizonte, MG              
Foi numa Belo Horizonte do final da década de 50, quando a alta sociedade mineira se dividia entre o Country, o Automóvel Clube e o Minas Tênis, que surgiu a idéia de se formar um novo clube na cidade. Não deveria ser apenas um clube que reunisse a Classe A, mas que se tornasse conhecido nacionalmente pela importância social. Um clube diferente de todos os demais, inclusive no espaço físico, e que garantisse lazer, esporte e recreação de qualidade. A obra seria imponente e reuniria três grandes mestres: Burle Max, Oscar Niemeyer e Cândido Portinari (o painel intitulado Peixes, que se encontra na sede da Pampulha, foi a última obra do pintor). O local escolhido possuía dimensões de 300m de frente para a lagoa da Pampulha, perfazendo uma área de 44.000 m2 . Um projeto arrojado, de grandes proporções e que teve o apoio de todos, desde o governador Magalhães Pinto ao prefeito Aminthas de Barros e demais vereadores. Enquanto era deflagrada a campanha de venda de cotas, a cidade aguardava ansiosa a inauguração do novo clube, que aconteceu no reveillon de 1961, com a presença de 20 mil pessoas, entre elas o então senador Juscelino Kubitscheck, paraninfo da cerimônia. Foi uma festa glamourosa, de beleza ímpar. Por muitos dias, os grandes jornais deram a mesma notícia: "... foi inaugurado o maior e mais luxuoso clube do Brasil, o PIC". Dotado de arrojada infra-estrutura, seu padrão de atendimento é voltado para as pessoas que exigem o melhor. No PIC, lazer com qualidade é mais que uma meta, é um estilo de vida. A satisfação dos nossos associados é a razão do empenho na constante busca da excelência e da qualidade total dos serviços.
14
Clube da Lareira, Minas Gerais
  Rua Visc. de Taunay, 67 - São João Batista - Belo Horizonte, MG              
Um sítio a sua disposição dentro de BH.
15
Associação Atlética Bemge, Minas Gerais
  Rua Flor de Tipuana, 88 - Ouro Preto - Belo Horizonte, MG              
Fundado em 1953, fruto da abnegação, ousadia e coragem de companheiros do antigo Bemge, temos orgulho de possuir como importante legado a Associação Atlética Bemge que, situada em uma das mais nobres regiões de Belo Horizonte, hoje é reconhecida pela modernidade e aconchego de todos os seus setores, que a levou a receber dos freqüentadores o significativo "slogan" de "uma extensão dos seus lares". Comporta um complexo esportivo eclético, que funciona ao gosto de seus associados dentro de um espaço de aproximadamente 40.000m2, onde as atividades sociais e culturais reúnem o corpo social e seus convidados em clima agradável e familiar, com a prevalência do ambiente saudável e harmonioso onde predominam o ar puro e o verde. O Clube construiu com muito zelo ao longo dos anos a estruturação de várias festas da preferência dos associados; esses eventos se tornaram grandiosos e estão inseridos no calendário da cidade, eis que contam sempre com a presença maciça de associados, convidados e autoridades. Seu horário de funcionamento está assim definido: às quartas e sextas-feiras, de 9h às 22h; às quintas, sábados, domingos e feriados: de 8h às 17h.
16
Associação PORTUGUESA de Desportos, São Paulo (Estado)
   - São Paulo, SP              
Em 14 de agosto de 1920, surgia a ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE ESPORTES, através da fusão de cinco clubes já existentes: Luzíadas Futebol Club, Associação 5 de Outubro, Esporte Club Lusitano, Associação Atlética Marquês de Pombal e Portugal Marinhense. O pedido de filiação da Portuguesa à Associação Paulista de Esportes Atléticos (APEA) foi deferido no dia 2 de setembro de 1920, mas como não havia mais tempo para a inscrição no campeonato daquele ano, a Portuguesa fundiu-se ao Mackenzie, já inscrito, e participaram juntos do campeonato de 1920.
17
Clube dos Subtenentes e Sargentos do Exército, Minas Gerais
  Praça Poá, 36 - Graça - Belo Horizonte, MG              
Missão: Atender bem o associado quanto a sua demanda e expectativas, de natureza social, cultural e desportiva , promovendo a interação com a comunidade.
18
Sociedade Esportiva PALMEIRAS, São Paulo (Estado)
   - São Paulo, SP              
19
GUARANI Futebol Clube, São Paulo (Estado)
   - São Paulo, SP              
Antigamente, o futebol em Campinas era praticado no pátio do Gymnasio do Estado (atual Culto à Ciência). Cerca de 25 times campineiros foram formados por estudantes, operários, e ferroviários durante os anos 1902 a 1911.
Em março de 1911, alguns adolescentes da classe baixa e média começaram a idealizar a fundação de mais um clube de futebol na cidade. Mas esse não haveria de ser apenas "mais um".
Os estudantes do Gymnasio, Pompeo de Vito, Vincenzo (Vicente) Matallo e seu primo Hernani Felippo Matallo, depois de uma reunião sobre a Praça Carlos Gomes, passaram a contatar amigos e parentes para que aderissem à nova agremiação.
20
SANTOS Futebol Clube, São Paulo (Estado)
   - Santos, SP              
O Santos FC foi fundado no dia 14 de abril de 1912, por iniciativa de três esportistas da Cidade (Raymundo Marques-foto-, Mário Ferraz de Campos e Argemiro de Souza Júnior) que convocaram uma assembléia na sede do Clube Concórdia (localizado na Rua do Rosário- Atual Avenida João Pessoa), para a criação de um time de futebol. Durante a reunião, surgiu a dúvida quanto ao nome que seria dado à essa agremiação. Várias sugestões apareceram: Concórdia, Euterpe ou Brasil Atlético. Mas os participantes da reunião aclamaram, por unanimidade, a proposta de Edmundo Jorge Araújo: a denominação Santos Foot-Ball Clube.
21
Associação Atlética PONTE PRETA, São Paulo (Estado)
   - Campinas, SP              
A Associação Atlética Ponte Preta confunde-se com a própria expansão do futebol no Brasil e mantém atividades ininterruptas até hoje. Ao longo do tempo, fortaleceu o futebol regional e é um dos grandes clubes brasileiros, gozando do reconhecimento internacional pela formação de atletas. A Associação Atlética Ponte Preta possui a maior torcida do interior do Brasil e é a primeira democracia racial em um time de futebol na América do Sul e desde 2003, a FIFA iniciou o processo para seu reconhecimento.
22
Iate Clube do Espírito Santo, Espirito Santo
  Praça do Iate, 200 - Praia do Canto - Vitória, ES              
O Iate Clube do Espírito Santo é hoje um clube de tradição e história na cidade de Vitória e em todo o Espírito Santo. Com sua sede na Praia do Canto, instalações que orgulham os associados e os capixabas de maneira geral, cumpre o seu papel de ser aglutinador social e, ao mesmo tempo, de promover esportes náuticos de forma aberta e democrática. Hoje, nosso ICES tem uma estrutura consolidada. Os sócios encontram aqui não apenas vela e motor, mas também toda sorte de outras atividades sociais, de lazer e esportivas, que necessitam. Somos uma comunidade de não muitos sócios - sobretudo se nos compararmos com outros clubes sociais e esportivos - mas formamos um grupo solidário. E deixamos aberto nosso quadro social para que, quando possível, novas pessoas venham somar às que fazem parte de nossos quadros atuais. O ICES tem fé no futuro. Acreditamos que vamos continuar crescendo, oferecendo a cada dia mais opções de esportes, lazer e cultura a nossos associados e à comunidade capixaba. Por isso, nossa importância será cada dia maior na sociedade em que vivemos e para a qual estivemos sempre abertos. O melhor exemplo dessa integração é o incentivo à prática da vela fora dos nossos "muros", desenvolvido há pouco tempo e hoje já é um sucesso, com proposta, inclusive, de implantação em outros municípios do Estado, para que tenhamos a exata noção de como estamos inseridos na vida de nossa cidade.
23
Pampulha Iate Clube Pampulha, Minas Gerais
  Rua Ilha Grande, 555 - Pampulha - Belo Horizonte, MG              
Foi numa Belo Horizonte do final da década de 50, quando a alta sociedade mineira se dividia entre o Country, o Automóvel Clube e o Minas Tênis, que surgiu a idéia de se formar um novo clube na cidade. Não deveria ser apenas um clube que reunisse a Classe A, mas que se tornasse conhecido nacionalmente pela importância social. Um clube diferente de todos os demais, inclusive no espaço físico, e que garantisse lazer, esporte e recreação de qualidade. A obra seria imponente e reuniria três grandes mestres: Burle Max, Oscar Niemeyer e Cândido Portinari (o painel intitulado Peixes, que se encontra na sede da Pampulha, foi a última obra do pintor). O local escolhido possuía dimensões de 300m de frente para a lagoa da Pampulha, perfazendo uma área de 44.000 m2 . Um projeto arrojado, de grandes proporções e que teve o apoio de todos, desde o governador Magalhães Pinto ao prefeito Aminthas de Barros e demais vereadores. Enquanto era deflagrada a campanha de venda de cotas, a cidade aguardava ansiosa a inauguração do novo clube, que aconteceu no reveillon de 1961, com a presença de 20 mil pessoas, entre elas o então senador Juscelino Kubitscheck, paraninfo da cerimônia. Foi uma festa glamourosa, de beleza ímpar. Por muitos dias, os grandes jornais deram a mesma notícia: "... foi inaugurado o maior e mais luxuoso clube do Brasil, o PIC". Dotado de arrojada infra-estrutura, seu padrão de atendimento é voltado para as pessoas que exigem o melhor. No PIC, lazer com qualidade é mais que uma meta, é um estilo de vida. A satisfação dos nossos associados é a razão do empenho na constante busca da excelência e da qualidade total dos serviços.
24
AABB, Minas Gerais
  Av. Dr. Otacilio Negrão de Lima, 11840 - Pampulha - Belo Horizonte, MG              
Nossa Sede Campestre está muito bem localizada às margens da Lagoa da Pampulha. Temos uma infra-estrutura com: 02 Campo de Futebol soçaite (grama natural ); 01 campo de Futebol oficial; 02 quadras de vôlei; 02 quadras de futsal; 02 quadras de vôlei de areia; 07 quadras de peteca; 01 quadra de basquete; complexo de tênis com 05 quadras de saibro; Ginásio Poliesportivo com capacidade para 5.000 pessoas; sede de torneios, campeonatos e eventos esportivos; excelente espaço para shows e convenções; parque aquático - piscina oval com toboágua, piscina semi-olímpica, piscina infantil com parque de diversões; área de Bosque com churrasqueiras individuais; salão de jogos de mesa, sinuca, saunas, sala de televisão; salão de Festas – capacidade de 1000 pessoas, climatizado e com isolamento acústico – palco de grandes eventos realizados pela AABB, pelo B.B. e bem conceituado no mercado entre os cerimoniais para locação. Valores diferenciais na locação para sócios; espaço alternativo para pequenas comemorações para até 200 pessoas, infra-estrutura completa com churrasqueira, freezer, banheiros e espaço de lazer; estacionamento interno para 500 veículos; biblioteca que funciona na AGCEN, Rio de Janeiro, 750 –9º andar, que possui um acervo de mais de 22.000 livros , que estão à disposição do sócio para empréstimo; espaço para leitura e pesquisa aberto aos funcionários do Banco do Brasil; Principais jornais e revistas disponíveis para leitura; escolinhas de Futsal e Vôlei gratuitas nos finais de semana