Home | ||
Brasil | ||
Sudeste Escolas de Dança | ||
Estado do Rio | ||
Minas Gerais |
Sudeste Escolas de Dança |
|
A Academia de Dança Jimmy de Oliveira dispõe de generoso espaço com aproximadamente 200 m2 e está localizado à Rua do Catete, 112 - sobrado, ao lado do metrô. O ensino enfatiza o desenvolvimento da coordenação motora equilíbrio, flexibilidade, musicalidade, socialização e logicamente a arte de dançar.
O aprendizado pode ser iniciado pelos passos básicos, dependendo da desenvoltura do aluno e, gradativamente as exigências técnicas irão aumentando com o natural aperfeiçoamento de cada um (a). O Estúdio conta com ar condicionado, mesas e serviço de bar. |
|
Dançarino, professor, coreógrafo e empresário, Alex de Carvalho, ingressou na Dança em 1996 pelo Centro de Dança Jaime Arôxa. Participou de várias novelas e seriados da Rede Globo como elenco de apoio profissional em Dança e presta serviços de assessoria e consultoria em academias de Dança.
Ministra aulas de diversos ritmos em sua escola no Rio de Janeiro, além dos mais importantes Congressos de Dança de Salão do Brasil. Participou ainda, da terceira edição do quadro “A Dança dos Famosos” do programa “Domingão do Faustão” da Rede Globo, dançando com a ex-atleta Hortência Marcari. O Centro de Dança Alex de Carvalho, inaugurado em Outubro de 2003, tem o objetivo de não só trabalhar o aspecto cultural, psicológico e técnico da Dança, mas também o profissional, que é o foco principal na condução do quadro de bolsistas da Escola. |
|
Claudio Affonso sempre acreditou em um ideal: A Dança como um caminho para a Felicidade.
Em 1994, iniciou sua carreira profissional, onde começou a ministrar aulas em diversas academias da cidade, e logo já estava sendo convidado para participar de eventos, festas, feiras e convenções. Com o passar dos anos, os convites para shows e aulas foram aumentando e então viu a necessidade da criação de uma Cia de Dança, onde desde fevereiro de 2001 vem atuando profissionalmente em diversos eventos. Há 12 anos Cláudio estabeleceu uma parceria com SESC Ramos (além das aulas do SESC Cinelândia), onde ministra aulas dos mais diversos ritmos da Dança de Salão, com capacidade total para 300 alunos e uma atuação efetiva da Cia de Dança nas mais diversas áreas. |
|
O início das atividades do Professor de Danças João Piccoli, deu-se através de sua primeira mestra e tia Maria Antonieta.
João contribuiu junto a profissionais e alunos da respeitadíssima Escola de Danças de Carlinhos de Jesus a desenvolver a maior coreografia a dois já mostrado em carnaval com 25 casais dançando na ala de gafieira. João, também, esteve presente com seus alunos em trabalhos realizados em teatros, programas de televisão e eventos institucionais. |
|
O Grupo de Dança Julia de Athayde começou a se formar em 2001, quando Julia de Athayde e sua mãe Marisa de Athayde coordenaram um projeto de dança de salão em um condomínio de Jacarepaguá. A turma do prédio, muito animada, auto denominou-se de Gazela Dourada e, foi assim que Grupo cresceu.
Em 2002 o GDJA começou a organizar bailes mensais no Quality Shopping. Bailes de Fim de Ano, Halloween, carnaval e aniversários. Em 2006, o GDJA iniciou um projeto social com aulas de dança para as crianças carentes do AMAR - Associação do Menor Abandonado e Recuperado, em Duque de Caxias, incluindo trabalho voluntário e dança coreográfica infantil nas escolas. |
|
Ritmos ensinados: zouk, tango, samba, salsa, forró, dança de salão, bolero.
|
|
Denise e Vera Casoni Jazz - Ballet é uma escola de dança, que vem realizando um trabalho de qualidade, seriedade e sucesso há 25 anos. Em junho de 1981, Vera Casoni abria sua academia ao lado de suas filhas Denise e Christine, que hoje, são as coordenadoras da escola. Sua sede, uma casa de três andares, está localizada entre os bairros de Ipanema e Copacabana, Zona Sul do Rio deJaneiro.
Vera dirige a escola e cuida da parte administrativa. Denise cuida da direção artística e é professora das turmas mais avançadas e Christine coordena o balé clássico e dá aulas para as turmas infantis. Além delas, uma equipe de professores garante a excelência no ensino dos vários estilos e técnicas oferecidos pela escola, que vão desde as aulas de balé clássico até o jazz dance, street, sapateado e contemporâneo, entre outros. "Nosso objetivo é oferecer cursos de qualidade, onde cada professor tem o compromisso de priorizar o aluno, em relação à faixa etária, o corpo físico, o ritmo de aprendizagem, a sociabilidade no grupo, a parte cognitiva e motora. A escola pretende esquematizar os programas de aula de forma a levar ao aluno um conhecimento mais amplo. O público-alvo, em sua maioria, ainda não vê a dança como importante processo educativo no desenvolvimento psicomotor e é evidente a necessidade de se imbuir esta concepção sobre a dança,” diz Christine Escolas em Ipanema e Barra da Tijuca |
|
“Criada em 1995, a Escola Sindicato da Dança trabalha com o conceito de qualidade total, oferecendo ensino abrangente coordenado por professores gabaritados que estão em constante aprimoramento e atualização, acompanhando as novas tendências.
A Escola Sindicato da Dança nasceu da vontade de dançar, de ensinar a dançar e de viver a dança em toda a sua plenitude. Por que a dança é muito mais do que a simples execução de passos, não se limita à beleza plástica e nem se define pela simples integração corpo e música.
Dançar é ver a vida como possibilidade, como desafio, uma grande paixão. A dança só é completa quando inserida num contexto maior, de participação, de comunidade, de troca, de vida.
Acreditamos que somos os arquitetos do futuro e damos especial atenção aos jovens, a quem oferecemos uma atividade saudável, que os afasta dos vícios, das drogas, da violência, além de ser também uma opção de trabalho, no Projeto Jovem no Salão.
O destino do homem é ser feliz e quem dança é muito mais feliz.”
|
|
Formado em 2006, o Grupo Jalilah's tem como proposta de trabalho levar ao público um pouco da Cultura Árabe através de suas danças, que traduzem todo o mistério e encanto das 1001 Noites.
O Estúdio localizado em Olaria oferece aos seus alunos ambiente agradável e profissionais qualificados com reconhecimento em suas respectivas áreas, com especialização em dança do ventre, dança de salão, dança flamenca, ballet, sapateado, baby class e terceira idade. Suas apresentações de dança do ventre e danças folclóricas são preparadas a partir de intensas pesquisas sobre a história e tradições desses povos em vários espaços da cidade do Rio de Janeiro, como o Tijuca tênis Clube e América Futebol Clube. |
|
Procuramos dar uma continuidade a educação familiar abrindo novos horizontes para jovens aspirantes a arte da dança, que possivelmente, é a mais inclemente com o artista.
|
|
A Baila Academia foi fundada em 1995 através da iniciativa do Sr. Antônio Mafra, na época, presidente do Pampulha Iate Clube, desejoso de incluir o ensino da dança dentre as opções de atividades e de lazer oferecidas pelo clube a seus associados.
A coordenação da academia ficou a cargo da bailarina e psicóloga Nahra Azevedo, que exerceu anteriormente, durante 20 anos, a direção de sua própria escola de danças clássicas, o Ballet Nahra Azevedo. Atuou também como instrutora de dança da Fundação Clóvis Salgado, função que exerceu a convite do ilustre prof. Carlos Leite, na época, responsável pela Escola de Dança e pelo Corpo de Baile do teatro. Executou vários trabalhos nas áreas de produção de espetáculos, divulgação, criação de roteiros para ballets, montagens de coreografias e de trilhas sonoras, supervisão de ensaios, o que contribuiu para o aprimoramento de sua capacidade empreendedora e criativa. Toda sua vida profissional foi marcada por excelentes resultados o que lhe conferiu respeitabilidade e reconhecimento da classe artística e cultural da cidade e se tornou uma referência graças ao seu apurado senso artístico, étnico e profissional.
O PIC, comprometido com o sucesso de todas as suas iniciativas, estava, por estas e outras razões, confiante na sua escolha ao incumbir à Nahra Azevedo a tarefa de coordenar as atividades de dança dentro do PIC,
A Baila Academia, sob sua coordenação, ampliou seu atendimento, não mais somente aos associados do PIC, mas abriu suas portas a todas as pessoas interessadas em aprender a dançar, praticar ou aprimorar sua dança. Implantou cursos de Ballet Clássico, Dança do Ventre, Aero Dance e Dança de Salão.
Desde março de 2006 a Baila Academia atua também dentro do Minas Tênis Clube, ministrando aulas de Dança de Salão particular aos seus associados integrantes do “Cabeça de Prata”.
Nas escolas públicas a Baila Academia vem implantando o projeto “Acerte o Passo”, uma iniciativa de ajuda comunitária, para levar a dança de salão aos jovens estudantes com o propósito de possibilitar aos alunos a oportunidade de desfrutar dos benefícios proporcionados pela dança, notadamente os aspectos físicos, emocionais e sociais, com uma opção que integra o físico ao cultural, a arte à educação.
|
|
A Associação Cultural Incomodança surge em 2004, à priori, com o intuito de servir como base legal e estrututral ao trabalho desenvolvido pela Incomodança Cia de Danças de Salão, por meio da criação de uma sede em que o corpo de baile pudesse fixar suas raízes e se desenvolver de forma mais livre e contínua.
A partir do caráter social que a entidade associação possui, surgiu a idéia de se trabalhar de forma autônoma um terceiro pilar: o social. Propondo um projeto assistencial a crianças e jovens em situação de risco social. O Incomodança Solidária, projeto em fase de elaboração, propõe utilizar a dança de salão como ferramenta para a inserção social dos menores de forma ampla, proporcionando-lhes uma atividade lúdica, um momento de desenvolvimento da socialização, do respeito ao próximo e até mesmo apresentar-lhes a dança de salão enquanto uma profissão em potencial, a de professor de dança ou bailarino.
A Incomodança acredita no potencial dessa arte, na capacidade que a dança de salão tem de resgate da humanidade, da identidade sócio-cultural e por isso enxerga-a não como um produto, mas sim como uma filosofia de vida. Esperamos contagiar a todos com nossa vontade de servir como atores sociais e contribuir para a transformação do quadro social que se apresenta hoje em Belo Horizonte, em Minas e no Brasil. Nossa Associação está de portas abertas para aqueles que queiram ajudar nesta empreitada. Entre em contato conosco. E seja bem vindo!
|
|
A Associação Cultural Incomodança surge em 2004, à priori, com o intuito de servir como base legal e estrututral ao trabalho desenvolvido pela Incomodança Cia de Danças de Salão, por meio da criação de uma sede em que o corpo de baile pudesse fixar suas raízes e se desenvolver de forma mais livre e contínua.
A partir do caráter social que a entidade associação possui, surgiu a idéia de se trabalhar de forma autônoma um terceiro pilar: o social. Propondo um projeto assistencial a crianças e jovens em situação de risco social. O Incomodança Solidária, projeto em fase de elaboração, propõe utilizar a dança de salão como ferramenta para a inserção social dos menores de forma ampla, proporcionando-lhes uma atividade lúdica, um momento de desenvolvimento da socialização, do respeito ao próximo e até mesmo apresentar-lhes a dança de salão enquanto uma profissão em potencial, a de professor de dança ou bailarino.
A Incomodança acredita no potencial dessa arte, na capacidade que a dança de salão tem de resgate da humanidade, da identidade sócio-cultural e por isso enxerga-a não como um produto, mas sim como uma filosofia de vida. Esperamos contagiar a todos com nossa vontade de servir como atores sociais e contribuir para a transformação do quadro social que se apresenta hoje em Belo Horizonte, em Minas e no Brasil. Nossa Associação está de portas abertas para aqueles que queiram ajudar nesta empreitada. Entre em contato conosco. E seja bem vindo!
|
|
O objetivo do Conservatório não é apenas contribuir para a formação de profissionais na área da dança, mas também, auxiliar na educação global do aluno.
Enquanto formação de profissionais oferece todos os níveis necessários em cada modalidade para que o aluno venha gradativamente se tornando apto à profissão. “A dança não é só execução de movimentos, então além de formar bailarinos, é necessário preocupar-se também em informá-los sobre tudo que envolve a dança, como história, nomenclatura, consciência corporal, repertórios, entre outros”. Os alunos da academia vão sendo estimulados naturalmente a descobrir suas potencialidades para usá-las na vida e na dança. A metodologia do Conservatório visa respeitar cada fase de desenvolvimento da criança, e também respeitar o corpo de cada indivíduo, com suas facilidades e limitações. Para os níveis de iniciação a dança, na faixa etária de 2 à 7 anos, utilizar histórias que podem ser pertencentes ao nosso folclore, cultura brasileira e de outros países, ao mundo infantil e também dos próprios repertórios da dança, utilizando uma linguagem lúdica e prazerosa para que facilite estimule o aprendizado da dança em crianças. A partir de 8 anos até a fase da adolescência, cada turma trabalha sua técnica propriamente dita sem deixar a criatividade de cada um se perder, e a linguagem simbólica dá lugar ao concreto, |
|
Depois de ser muito tempo massacrado pela palavra, o teatro descobriu o gesto, o salto, opulo. Então deu a mão à dança. O par achando que podia ser ainda mais espetacular botou o circo na roda. Os três se olharam e disseram ao mesmo tempo: Intrépida Trupe Somos! Isso aconteceu em 1986, dentro da missão impossível que foi a viagem do Circo Voador ao México para a Copa do Mundo. Fragmentos da Escola Nacional de Circo, na Praça da Bandeira, somados a estilhaços de dançarinas do Coringa, mixados a atores do Manchas e Manias e designer da Blitz, só podia dar em algo além do nível do mar...
|
|
Criada em 1985, a Escola recebeu, inicialmente, o nome de Escola de Dança Chiquinha Gonzaga. Posteriormente, mudou de nome, em homenagem a Maria Antonieta, professora de Jaime Arôxa. Em 1986, já com 800 alunos, tornou-se oficialmente a Escola de Dança e Centro Cultural Jaime Arôxa, de acordo com alguns, um pequeno paraíso no meio da selva de pedra carioca
Pioneiro na arte de ensinar Dança de Salão, Jaime Arôxa formou dezenas de professores e milhares de alunos, além de atuar em todas as áreas da dança (cinema, teatro, coreografia e eventos). Na Escola, se respira dança e alegria, faz-se amigos, e aprimora-se gestual e sensibilidade. Studio recomendado. Capacitadíssima equipe de professores. Outros endereços: Tijuca - Rua Almirante Cochrane, 162 Niterói - Rua Estado de Israel, 14 Icaraí. Barra da Tijuca - Academia de Dança Ramalho's - Condomínio Riviera Dei Fiori Ipanema - Rua Farme de Amoedo, 75/203 Cia Carioca de Dança e Arte - Rua Vilela Tavares, 45 - Méier |
|
Há 25 anos o professor e coreógrafo, Acácio de Souza, se dedica à pesquisa e ensino do samba em suas diversas modalidades, além de ser um representante legítimo do samba de gafieira do final da década de 70, preservando suas características originais e tipicamente mineiras.
O samba de gafieira é uma forma de dançar brincando, buscando recurso em variadas coreografias, com muita irreverência e alegria.
|
|
Escola de Dança de Salão Maria Antonieta, oferece cursos de dança de salão incluindo bolero, samba de gafieira ,soltinho, tango, salsa, lambada/zouk, entre outros, nos mais diversos horários.Cursos para crianças.
A escola funciona durante toda a semana, sempre à noite nos dias de semana e aos sábados. Aulas com duração de uma hora, duas vezes por semana, segundas e quartas ou terças e quintas de 18:30 às 22:30 h e aos sábados de 18:00 às 19:30. A Escola conta com a supervisão da mestra Maria Antonietta e, desde janeiro de 2001, está sob a direção de Marcela Ric |
|
Professor de Dança de Salão formado pela Cia. Aérea de Dança, onde atuou como professor e dançarino até 1993, passou a dirigir espaço próprio, o Studio Marcello Moragas - Dança de Salão. Integra, também, a Cia. de Dança Carlinhos de Jesus onde desenvolve atividades como dançarino, ensaísta, coreógrafo e diretor artístico
|
|
A idéia de inaugurar uma escola, surgiu quando ao final de cada sessão dos espetáculos do Grupo Catsapá, Mabel Tude e Gisela Saldanha, criadoras da instituição, eram procuradas por dezenas de crianças e adolescentes interessadas naquela arte que fundia o sapateado e a dança com o teatro. A Catsapá pretende desenvolver nos alunos o potencial artístico que exige a versatilidade dos espetáculos musicais e contribuir para o desenvolvimento do auto conhecimento, auto estima e socialização do indivíduo através do ensino artístico.
|
|
Inaugurado em 1982, o Jazz Carlota Portella, é uma das mais conceituadas academias do Rio de Janeiro. Dirigida por Carlota Portella e Thereza Mascotte e contando com uma equipe de professores de alta qualidade, a academia vem desenvolvendo seriamente um trabalho artístico com seus alunos, cujo nível pode ser constatado nos diversos espetáculos realizados pela academia e pelo grupo profissional, a Cia. De Dança Carlota Portella – Vacilou Dançou. Trabalhando com os mais diversos estilos de dança, o Jazz Carlota Portella tem contribuido na formação artística de diversas pessoas e também na formação de profissionais da dança.
|
|
A dança foi uma paixão tardia na vida do engenheiro Luiz Carlos de Lima Valença, de 52 anos, que trabalha como facilitador de clima da Gerência de Logística da BR Distribuidora, no Edihb, e é dono de uma academia de dança de salão na Tijuca. “Eu tinha muito prazer em dançar. Quanto mais praticava, mais queria dançar”, conta Luiz Valença. Seus ritmos prediletos são o samba, o bolero, o forró e o soltinho. Passar de aluno a professor foi mais uma vez obra do acaso. As pistas de dança ganharam tamanha importância na vida de Luiz Valença que ele planeja dedicar-se exclusivamente à academia na aposentadoria.
|
|
Ney Homero Rocha, iniciou no tango em Bariloche Argentina, em 1987 e na dança de salão no Clube 17 em outubro do mesmo ano, através do convênio com o Centro de Dança Jaime Arôxa, de quem foi aluno por seis anos e meio. Sua parceira, Cristina Otálora, argentina, iniciou seu aprendizado de tango com Norberto Esbrez e Alejandra, Marcelo e Alejandra. A proposta pedagógica dos professores Ney e Cristina, visa o aprendizado de qualidade o mais rápido possível. Para tanto, preferem dar aulas individuais ou em pequenos grupos de no máximo seis casais. As aulas são ministradas no Bardetango - Barra da Tijuca e no Clube 17, Jardim Botânico, zona sul da cidade
|
|
No Tex Studio de Dança é possível estudar o movimento, percebê-lo no corpo com diferentes nuances e dimensões e transformá-lo em dança, valorizando o indivícuo e trazendo harmonia. O corpo é trabalhado de uma forma consciente, a partir da combinação de estilos e com base no aprendizado de diverss técnicas, com total respeito à pessoa. A base dessa filosofia consiste em oferecer ao aluno um grande leque de opções, para que se sinta à vontade e escolha a técnica que melhor traduza o seu jeito de se movimentar e de sentir a dança. Aqui a criança pode dar os primeiros passos na direção de uma carreira fascinante. Ou, simplesmente, desenvolver criatividade, postura, equilíbrio e senso de responsabilidade.
|
|
O Studio de Ballet Bertha Rosanova foi fundado em 1957 numa vila em Laranjeiras, onde está localizado até hoje. É uma escola de dança especializada em ballet clássico, dirigida pela prima bailarina absoluta do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, Bertha Rosanova. O Studio oferece aulas para alunos a partir dos 3 anos de idade e sua estrutura educacional é dividida em 6 níveis. A equipe atual de professores é composta por bailarinos do Theatro Municipal e os formados na própria escola.
|
|
Alice Arja tem sido responsável pela formação de uma nova geração de bailarinos que, com um estilo apurado e próprio, vem conquistando as platéias nacionais e internacionais. Tendo como objetivo maior em seu trabalho popularizar o ballet e levar arte e cultura a todos os segmentos da sociedade, em 1995 firmou convênio com a 7ª Coordenadoria Regional de Educação, quando sua Escola começou a oferecer bolsas de estudos para crianças/adolescentes oriundas de comunidades carentes.
|
|
Em agosto de 1991, Leonardo Wenceslau e Elaine Reis fundaram a Academia de Dança e Arte Pé de Valsa, concretizando o sonho de ter uma escola com uma nova didática no ensino da dança de salão. Nestes 18 anos de funcionamento, mais de 5 mil alunos já passaram pela Academia, que, hoje, tem dois endereços em Belo Horizonte: nos bairros Cidade Jardim e Carlos Prates.
|
|
De Belo Horizonte/MG, Nanda Najla, dona de uma expressão emocionante e única e uma presença de palco inesquecível, possui um histórico total de 24 anos de dança. Iniciou seus estudos aos 6 anos de idade, em 1985, passando pelo Ballet Clássico, Jazz, Dança Flamenca, Dança do Ventre, Tango e outros mais.
Dedica-se a Dança do Ventre desde 1999, quando deu inicio a sua carreira profissional como bailarina. Seus mestres iniciais foram Sabah Najm e Henry Netto, ambos de Belo Horizonte.
Toda a sua experiência e constante pesquisa em vários estilos de dança, agregada a sua sede pela diversidade e liberdade de expressão a permitiu desenvolver um trabalho "Fusion" (fusão/mistura), o qual vem se especializando a cada dia. Sendo uma das pioneiras no Brasil a divulgar este tipo de trabalho com um tempero singular, tem se tornado uma referência no assunto e foi convidada a ministrar um workshop em 2009 no maior evento de Tribal Fusion da Costa Leste dos Estados Unidos, O Spirit of the Tribes, na Flórida.
|
|
Fundada há onze anos, a Companhia da Dança vem conquistando o seu espaço, buscando inovar com originalidade nas diversas modalidades de expressão da dança.
Localizada num ambiente confortável no bairro de Lourdes em Belo Horizonte, a Academia possui três salas amplas para aulas e dois vestiários.
Em parceria com o SESC – Serviço Social do Comércio, a Companhia oferece aulas em duas unidades de Belo Horizonte.
Por acreditar no poder libertador da arte, desenvolve há 4 anos, o Projeto Minarte, com integrantes com idades entre cinco e quinze anos. Mas a academia oferece aulas para alunos de todas as idades.A proposta é ensinar a dançar, oferecendo momentos agradáveis nas aulas e nos eventos.
Proporciona através da dança; técnica, beleza e elegância nos movimentos. Se preocupa também em fazer novas amizades nos espaços de convívio.
|
|
A equipe Passo Básico conta com mais de 50 pessoas entre administração, professores, professores-assistentes, assistentes e bolsistas que trabalham diariamente dando aulas, cursos, fazendo apresentações, promovendo os bailes da academia, participando de workshops e eventos relacionados à dança, tudo isso com o objetivo de levar aos alunos o que há de melhor no ensino e na prática da dança de salão.
|