Home  
  Brasil  
 Sudeste
    Estado do Rio
    Estado de São Paulo
    Minas Gerais

Sudeste Museus

1
Museu do Mar, São Paulo (Estado)
  Rua República do Equador, nº 81 - Santos, SP              
O Museu do Mar é uma entidade única no Brasil, de iniciativa privada, sem finalidade lucrativa, tendo como principal objetivo o aperfeiçoamento cultural e intelectual da comunidade pelo estudo sistemático das ciências do mar.
Seu acervo é conhecido no mundo inteiro por pesquisadores, institutos oceanográficos e demais instituições congêneres - com os quais mantém a entidade permanente intercâmbio científico -, sendo considerado pela comunidade especializada um dos mais completos e diversificados da América Latina.
2
Museu Villa Lobos, Estado do Rio de Janeiro
  Rua Sorocaba, 200 - Botafogo - Rio de Janeiro, RJ              
<iframe id='palyer2' width="560" height="315" src="https://www.youtube.com/embed/Dqf2JPKSoP8?controls=0" title="YouTube video player" frameborder="0" allow="accelerometer; autoplay; clipboard-write; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture" allowfullscreen></iframe id='palyer2'>
Considerado, ainda em vida, o maior compositor das Américas, Heitor Villa-Lobos compôs cerca de 1.000 obras e sua importância reside, entre outros aspectos, no fato de ter reformulado o conceito de nacionalismo musical, tornando-se seu maior expoente. Foi, também, através de Villa-Lobos que a música brasileira se fez representar em outros países, culminando por se universalizar.
3
Museu Antonio Parreira, Estado do Rio de Janeiro
  Rua Tiradentes, 47 - Ingá - Niterói, RJ              
Programa educativo com atendimento dirigidos a professores, estudantes e grupos em geral.
4
Museu do Índio, Estado do Rio de Janeiro
  R. das Palmeiras, 55 - Botafogo - Rio de Janeiro, RJ              
<iframe id='palyer4' src='https://www.youtube.com/embed/?listType=user_uploads&list=TheMuseu'></iframe id='palyer4'>
O Museu do Índio, órgão científico-cultural da Fundação Nacional do Índio (Funai), foi criado por Darcy Ribeiro, no Rio de Janeiro, em 1953. É a única instituição oficial no país exclusivamente dedicada às culturas indígenas. Seu objetivo é divulgar uma imagem correta, atualizada e sem preconceitos dessas sociedades junto a variados públicos, despertando, assim, o interesse pela causa indígena. Realiza, também, estudos e pesquisas para ampliar e aprofundar os conhecimentos sobre esses povos..
5
Instituto Ciência Hoje, Estado do Rio de Janeiro
  Av. Venceslau Brás, 71 casa 27 - Botafogo - Rio de Janeiro, RJ              
O Instituto Ciência Hoje (ICH) é uma organização social de interesse público sem fins lucrativos vinculada à Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).
O site Ciência Hoje On-line é uma iniciativa pioneira de divulgação científica na internet brasileira. Além de disponibilizar parte do conteúdo das publicações do ICH, o site publica notícias exclusivas atualizadas diariamente que oferecem ao leitor uma cobertura dinâmica da atualidade científica no Brasil e no mundo.
Em 2007, foi lançado, em parceria com o Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas, o livro Física Hoje - Uma aventura pela natureza: dos átomos ao universo, que reúne 11 artigos escritos por renomados pesquisadores brasileiros e originalmente publicados na revista Ciência Hoje ao longo de 2005, em comemoração ao Ano Mundial da Física.
O ICH atua também na divulgação científica em meios audiovisuais: o Instituto promoveu a realização do programa de televisão Tome Ciência, uma série semanal que abordou de forma acessível temas de ciência e tecnologia.. Em outubro de 2004, o ICH se uniu à Rede Globo na campanha Ciência Vale a Pena.
6
Museu Casa do Pontal, Estado do Rio de Janeiro
  Estrada do Pontal, 3295 - Recreio dos Bandeirantes - Rio de Janeiro, RJ              
“A Casa do Pontal é o maior e mais significativo museu de arte popular do país. O acervo é composto por 8.000 esculturas e modelagens feitas contemporaneamente por cerca de 200 artistas populares de todas as regiões brasileiras e recobre a produção feita em toda segunda metade do século XX. Segundo o International Council of Museums (ICOM), filiado à Unesco, a Casa do Pontal não é apenas um museu completo de Arte Popular Brasileira, mas um verdadeiro museu antropológico, único no país a permitir uma visão abrangente da vida e da cultura do homem brasileiro.” Aberto ao público de terça a domingo, das 9h30 às 17h. Escolas e grupos sob agendamento.
7
Museu Aeroespacial, Estado do Rio de Janeiro
  Av. Marechal Fontenelle, 2000 - Campo dos Afonsos - Rio de Janeiro, RJ              
O Museu Aeroespacial foi inaugurado em 18 de outubro de 1976. A importância dessa criação deve-se à necessidade de preservação e divulgação do material aeronáutico e documentos históricos para as futuras gerações. Situado no Campo dos Afonsos, "Berço da Aviação Militar", atualmente o Museu Aeroespacial integra o Campus da Universidade da Força Aérea – UNIFA. O Museu Aeroespacial recebe, em média, 10.000 mil visitantes por ano, com tipologia e faixa etária variadas. Desde o estudante que vem só ou em grupos escolares, até o mais aficionado pesquisador sobre o assunto, são freqüentadores assíduos do Museu, com objetivos diferentes, mas sempre com grande interesse, já que aviação desperta ao público em geral, uma grande atração.
8
Museu de Ciência da Terra, Estado do Rio de Janeiro
  Av. Pasteur, 404 - Urca - Rio de Janeiro, RJ              
<iframe id='palyer8' width="560" height="315" src="https://www.youtube.com/embed/HiShfymSh9A?controls=0" title="YouTube video player" frameborder="0" allow="accelerometer; autoplay; clipboard-write; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture" allowfullscreen></iframe id='palyer8'>
O Museu de Ciências da Terra - MCTer possui um dos acervos de geologia e paleontologia mais ricos da América Latina. São cerca de 7 mil amostras de minerais brasileiros e estrangeiros, além de 12 mil rochas, meteoritos e fósseis, que somam mais de 100 mil espécimes. O Museu pertence ao Serviço Geológico do Brasil, antiga Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM).
9
Museu Judaico do Rio de Janeiro, Estado do Rio de Janeiro
  Rua México, 90 1º andar - Centro - Rio de Janeiro, RJ              
<iframe id='palyer9' width="560" height="315" src="https://www.youtube.com/embed/YTkd3YPKDIM" title="YouTube video player" frameborder="0" allow="accelerometer; autoplay; clipboard-write; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture" allowfullscreen></iframe id='palyer9'>
O Museu Judaico do Rio de Janeiro, fundado em 1977, com a doação de uma menorá (candelabro de sete braços, um dos principais símbolos do judaísmo), é um centro cultural dinâmico, integrado à vida da cidade com atividades estruturadas em torno do binômio preservação da memória/dinamização da cultura judaica.
10
Museu do Trem, Estado do Rio de Janeiro
  Rua Arquias Cordeiro, 1046 - Engenho de Dentro - Rio de Janeiro, RJ              
A Casa do Patrimônio Ferroviário Brasileiro, conhecido como Museu do Trem, administrado pela REDE FERROVIÁRIA FEDERAL, foi inaugurado em fevereiro de 1984. Instalado no antigo galpão de pinturas de carros da Estrada de Ferro Pedro II. São destaques: A BARONEZA, construída na Inglaterra, foi a primeira locomotiva a trafegar no Brasil em 1854. O CARRO IMPERIAL que foi fabricado em 1886, na Bélgica, para servir ao imperador D. Pedro II; O CARRO DO REI ALBERTO, que fazia parte da composição adaptada exclusivamente para servir ao Rei da Bélgica, em 1921, por ocasião da sua visita ao Brasil e O CARRO PRESIDENCIAL que serviu a Getulio Vargas na década de 30. Visitação : Terça a Sexta feira de 10h às 12h e de 13:30h às 16h Sábados: 13h às 17h
11
Museu do Primeiro Reinado, Estado do Rio de Janeiro
  Av. Pedro II, 293 - São Cristóvão - Rio de Janeiro, RJ              
Inaugurado em 12 de março de 1979, o Museu do Primeiro Reinado situa-se no bairro de São Cristovão, instalado no palacete que pertenceu à Marquesa de Santos, que ali viveu de 1826 a 1829.
Tombado pelo Instituto de Patrimônio Histórico Artístico Nacional - Iphan, em 1938, o Solar da Marquesa de Santos constitui o principal acervo do museu, guardando, em seus belos salões decorados, lembranças do período colonial.
A jovem Domitila de Castro Canto Melo apaixona-se pelo Imperador D.Pedro I e vem residir na Corte, a seu pedido. Era separada do marido, com quem teve 3 filhos.
O imperador adquire um terreno com duas chácaras, bem próximo ao palacio imperial, e encarrega seu arquiteto particular, o francês Pierre Joseph Pézerat, de transformar uma das casas em um palacete, onde a Marquesa viveria cercada de luxo e requinte.
12
Museu do Amanhã, Estado do Rio de Janeiro
  Praça Mauá, 1 - Centro - Rio de Janeiro, RJ              
<iframe id='palyer12' width="560" height="315" src="https://www.youtube.com/embed/EWCwRLqwnQ8" frameborder="0" allowfullscreen></iframe id='palyer12'>
O Museu do Amanhã é um museu de artes e ciências construído no Pier da Praça Mauá, no Centro do Rio de Janeiro, como âncora do projeto de revitalização urbana da Região Portuária da cidade, o Porto Maravilha. Projetado pelo arquiteto espanhol Santiago Calatrava, o Museu do Amanhã é uma iniciativa da Prefeitura do Rio, concebido e realizado em conjunto com a Fundação Roberto Marinho (Grupo Globo) e o Banco Santander como Patrocinador Master. Tem a BG Brasil como mantenedora e o apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Ambiente, e do Governo Federal, por intermédio da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep). Orientado pelos valores da Sustentabilidade e da Convivência, o Museu busca promover a inovação, divulgar os avanços da ciência e publicar os sinais vitais do planeta, alertando para os riscos das mudanças climáticas provocadas pela degradação ambiental.
13
Museu Paulista da USP, São Paulo (Estado)
  Parque da Independência, s/n.º - Museu Ipiranga - São Paulo, SP              
<iframe id='palyer13' width="560" height="315" src="https://www.youtube.com/embed/mnu5_nIXdsk" frameborder="0" allowfullscreen></iframe id='palyer13'>
Primeiro monumento construído especialmente para preservar a memória da Independência do Brasil, o Museu Paulista, inaugurado em 7 de setembro de 1895, foi criado como Museu de Ciências Naturais. Em 1819 retomou sua vocação original e é hoje um museu histórico. Também é conhecido como Museu do Ipiranga. Seu acervo, com cerca de 100 mil peças, é constituído por obras de arte, mobiliário, trajes e utensílios que pertenceram a personalidades da história brasileira, como os bandeirantes e os imperadores. As instalações abrigam uma biblioteca com 100 mil volumes e um Centro de Documentação Histórica, com 40 mil manuscritos.
14
Museu de Art Moderna, São Paulo (Estado)
  Parque do Ibirapuera, portão 3 - s/nº - Moema - Sao Paulo, SP              
<iframe id='palyer14' src='https://www.youtube.com/embed/?listType=user_uploads&list=MAMoficial'></iframe id='palyer14'>
O Museu de Arte Moderna de São Paulo está sediado em uma área privilegiada do Parque do Ibirapuera, integrando a estrutura paisagística e arquitetônica projetada por Oscar Niemeyer, entre 1953 e 1954, na região central da cidade. O prédio, desenhado por Lina Bo Bardi, foi construído sob a marquise do parque por ocasião da 5ª Bienal de São Paulo, em 1959.
15
Museu de Arte Sacra de São Paulo, São Paulo (Estado)
  Av Tiradentes, 676 - Bom Retiro - Bairro da Luz - Sao Paulo, SP              
O edifício abriga o recolhimento das Irmãs Concepcionistas que, ainda hoje, se dedicam à oração e ao trabalho, vivendo em clausura. As dependências do Museu de Arte Sacra de São Paulo têm o objetivo de divulgar e preservar um dos mais importantes acervos museológicos do patrimônio sacro brasileiro. Tem um conjunto de cerca de 4 mil peças, dentre as quais 800, provenientes das principais igrejas e de capelas do Estado de São Paulo e do Brasil, encontram-se em exposição.
16
Estação Ciência da USP, São Paulo (Estado)
  Rua Guaicurus, 1394 - Lapa - São Paulo, SP              
A Estação Ciência - USP é um centro de ciências interativo que realiza exposições e atividades nas áreas de Astronomia, Meteorologia, Física, Geologia, Geografia, Biologia, História, Informática, Tecnologia, Matemática, Humanidades, além de cursos, eventos e outras atividades, com o objetivo de popularizar a ciência e promover a educação científica de forma lúdica e prazerosa.
Para receber os visitantes, a Estação Ciência tem uma equipe de estagiários (estudantes universitários) que auxiliam nos experimentos, fornecem informações e esclarecem dúvidas sobre as exposições.
17
Casa das Rosas, São Paulo (Estado)
  Av. Paulist, 37 - Bela Vista - Sao Paulo, SP              
A Casa das Rosas, localizada na Avenida Paulista número 37, foi projetada na década de 1930 pelo escritório de Ramos de Azevedo, para ser a residência de sua filha Lúcia, recém casada com o engenheiro Ernesto Dias de Castro. A bela casa, hoje referência na vida do paulistano, foi uma das últimas construções realizadas na avenida.
18
Pateo do Colégio, São Paulo (Estado)
   - Sé - Sao Paulo, SP              
<iframe id='palyer18' title="Pateo do Colégio - YouTube video player" width="250" height="190" src="https://www.youtube.com/embed/oj1y4iYpDJI" frameborder="0" allowfullscreen></iframe id='palyer18'>
Em 1556, o Pe.Afonso Brás finalizou a construção em taipa da primeira Igreja dos jesuítas em São Paulo, anexa às dependências do Colégio.
Prejudicada por 13 anos de ausência forçada dos padres da Cia. de Jesus, que foram expulsos da vila, foi reconstruída e ampliada a partir de 1667, que teve como padroeiro o Senhor Bom Jesus.
19
Memorial da América Latina, São Paulo (Estado)
  Rua Auro Soares de Moura Andrade, 664 - Barra Funda - São Paulo, SP              
<iframe id='palyer19' src='https://www.youtube.com/embed/?listType=user_uploads&list=memamericalatina'></iframe id='palyer19'>
A idéia generosa de solidariedade e união latino-americana é tão antiga quanto às lutas no séc. XIX de Simón Bolívar, José Marti e San Martin por um continente livre e fraterno. A “Pátria Grande” vislumbrada por eles, porém, ficou esquecida no passado. Nos anos 80 do séc. XX, especialmente os brasileiros precisavam redescobrir a América. Os hispano-americanos também pareciam desconhecer a proximidade histórica, lingüística e cultural de seus vizinhos de língua portuguesa.
20
Museu da Casa Brasileira, São Paulo (Estado)
  Av. Brigadeiro Faria Lima, 2.705 - Jardim Paulistano - São Paulo, SP              
O Museu da Casa Brasileira guarda e conserva objetos, móveis e equipamentos de várias épocas da história da moradia no Brasil. Construído entre 1942 e 1945, o antigo Solar Prado, implantado em um terreno de aproximadamente 15.000 m², é uma réplica do Palácio Imperial de Petrópolis, no Rio de Janeiro. O Museu é um importante núcleo de pesquisa, discussão de arquitetura e design. Sua biblioteca foi organizada e formaram-se uma vioteca e um acervo de documentação contemporânea brasileira e internacional.
21
Museu Botânico João Barbosa Rodrigues, São Paulo (Estado)
  Av. Miguel Stéfano, 3687 - Água Funda - São Paulo, SP              
Além de sua sede, Reserva Biológica e Jardim Botânico situados dentro do Parque Estadual das Fontes do Ipiranga, bairro da Água Funda, na capital do Estado de São Paulo, o Instituto de Botânica possui duas outras unidades de conservação, representando os biomas principais do Estado: mata Atlântica (Reserva Biológica de Paranapiacaba) e cerrado (Reserva Biológica e Estação Experimental de Moji Guaçu).
22
Museu Oceanográfico, São Paulo (Estado)
  Praça do Oceanográfico, 191 - Butantã - São Paulo, SP              
O Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo (lO-USP) foi fundado em 1946, como Instituto Paulista de Oceanografia. Em 1951, mudou para seu nome atual quando foi incorporado à USP. Na época de fundação, os objetivos de seus idealizadores apontavam para a necessidade de uma instituição que fornecesse bases científicas à pesca e, numa concepção mais ampla, à exploração de todos os recursos disponíveis ao longo do litoral paulista.
23
Museu Inimá de Paula, Minas Gerais
  Rua da Bahia, 1201 - Centro - Belo Horizonte, MG              
<iframe id='palyer23' width="420" height="315" src="https://www.youtube.com/embed/ieUf9MulDlI" frameborder="0" allowfullscreen></iframe id='palyer23'>
O Museu Inimá de Paula está localizado no município brasileiro de de Belo Horizonte. Foi aberto em 29 de abril de 2008. O prédio, inaugurado em 1932 e revitalizado para se tornar um museu, é obra do arquiteto italiano Rafaello Berti, um dos fundadores da Escola de Arquitetura da UFMG. O governo estadual, proprietário do prédio, o cedeu em regime comodato, por 20 anos, à Fundação Inimá de Paula. Localiza-se no prédio do antigo Clube Belo Horizonte e Cine Guarani, na confluência de Rua da Bahia com Rua Guajajaras e Avenida Álvares Cabral. O museu homenageia o pintor mineiro que lhe dá nome, com dezenas de sua obras expostas permanentemente no segundo e terceiro andares, enquanto no primeiro fica uma filial do Café Kahlua e no porão, um auditório de 151 lugares. Destacam-se os auto-retratos de Inimá, numa sala especial. No último andar são exibidas exposições itinerantes, que devem ocorrer duas vezes ao ano e pretendem trazer à capital mineira obras de importantes artistas brasileiros e estrangeiros.
24
Museu do Oratório, Minas Gerais
  Adro da Igreja do Carmo, 28 - Centro - Ouro Preto, MG              
<iframe id='palyer24' width="560" height="315" src="https://www.youtube.com/embed/WsyqKzvOuFE" frameborder="0" allowfullscreen></iframe id='palyer24'>
Inaugurado em Ouro Preto, em outubro de 1998, o Museu do Oratório apresenta uma magnífica coleção – única em todo o mundo – de 162 oratórios e 300 imagens dos séculos XVII ao XX. As peças do acervo foram doadas ao IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) pela colecionadora Angela Gutierrez e são genuinamente brasileiras, principalmente de Minas Gerais. Caracterizando-se pela diversidade de tipos, de tamanhos e de materiais, o acervo oferece detalhes valiosos da arquitetura, pintura, vestuário e costumes da época em que foram produzidos, permitindo uma verdadeira viagem antropológica pela história do Brasil.
25
Museu PUC Minas, Minas Gerais
  Av. Dom José Gaspar, 290 - Coração Eucarístico, MG              
26
Museu dos Dinossauros, Minas Gerais
  BR 262 - Peirópolis - Uberaba, MG              
Em 1991, o Prefeito Hugo Rodrigues Cunha iniciou um projeto de restauração do prédio da estação e outras dependências em ruína, para instalar o "Centro de Pesquisas Paleontológicas Llewellyn Ivor Price". Preservadas suas características originais, a antiga estação, hoje restaurada, abriga um laboratório de preparação de fósseis e um atraente museu paleontológico, aberto à visitação pública. Dois outros imóveis foram transformados em residências para hospedar pesquisadores.
27
Museu Calmon Barreto, Minas Gerais
  Rua Franklin de Castro nº 160 - Araxá, MG              
28
Fundação Museu do Zebu, Minas Gerais
  Praça Vicentino Rodrigues da Cunha, 110 - Bl. 22 - São Benedito - UBERABA, MG              
<iframe id='palyer28' width="420" height="315" src="https://www.youtube.com/embed/MgKz-9t29yM" frameborder="0" allowfullscreen></iframe id='palyer28'>
Criada no ano de 1984, durante a 50ª Exposição Nacional de Gado Zebuíno - EXPOZEBU, dentro do Parque Fernando Costa em Uberaba - MG, na antiga casa pertecente ao Ministério da Agricultura.
29
Museu de Arte da Pampulha, Minas Gerais
  Av. Otacílio Negrão de Lima, 16.585 - Pampulha - Belo Horizonte, MG              
30
Museu de Artes e Ofícios - MAO, Minas Gerais
  Praça Rui Barbosa, s/n - Centro - Belo Horizonte, MG              
<iframe id='palyer30' width="560" height="315" src="https://www.youtube.com/embed/Idx1nzOcqhY" frameborder="0" allowfullscreen></iframe id='palyer30'>
O Museu de Artes e Ofícios é um museu brasileiro localizado na cidade de Belo Horizonte. Inaugurado em 14 de dezembro de 2005, é o primeiro empreendimento museológico brasileiro dedicado integralmente ao tema do trabalho, das artes e ofícios no país. Com 9.000 m² de área, o museu está instalado no conjunto histórico da antiga Estação Central da rede ferroviária, na Praça Rui Barbosa, mais conhecida como "Praça da Estação". No mesmo local funcionam ainda hoje uma estação de metrô e um ramal ferroviário. É um dos museus mas bem estruturados do Brasil em termos de organização, estrutura para as exposições, e uso de recursos audiovisuais.