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O Jardim de Infância Golfinho Azul é uma instituição de ensino voltada para a educação inovadora, uma educação para a cidadania e construção do sujeito histórico e social respeitando as características individuais provenientes de cada ser no processo de aprendizagem.
A educação inovadora neste sentido, se dá na interação com o mundo no desenvolvimento integral do ser humano. Baseada em teorias como as de Jean Piaget, Lev Vygotsky, e Maria Montesori, nossa proposta ressalta a importância dada pela nossa instituição à intervenção do sujeito com o meio, acreditando que assim a criança aprende e constrói hipóteses sobre o mundo que a cerca. Como uma instituição voltada para a Educação Infantil, o Golfinho Azul, promove uma educação de qualidade, acreditando ser esta uma etapa básica e essencial no desenvolvimento integral do ser, promovendo a transfomação social do individuo, resgatando suas histórias, partindo do que a criança julga ser parte do seu conhecimento, vivências que se fazem importantes para ela, a fim de introduzir um conhecimento novo, algo inovador para a sua aprendizagem. A criança é um ser em construção, assim o Golfinho permite que ela construa seu próprio conhecimento (cognitivo, afetivo, cultural e sensorial), criando situações de relação com o mundo. |
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O Colégio Oswaldo Cruz atende ao aluno respeitando sua multiplicidade, favorecendo a construção do conhecimento. É papel fundamental da escola estimular o desenvolvimento do interesse, o gosto pelo aprender, integrando arte, pesquisa, música, oficina de leitura, inglês, educação física e informática. http://www.oswaldocruzcolegio.com.br/
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A Educação que apresenta como alicerce, os pilares franciscanos tem, na sua própria essência, um marco diferencial. A promoção da vida, a conscientização ecológica, a valorização da minoridade, a aceitação das diferenças, o cuidar e o acolher são fontes que alimentam nosso Projeto Educativo.
Diferente da concepção hegemônica de cultura como instrumento de massificação, o Colégio busca transforma-se num espaço privilegiado de promoção sociocultural. Por meio de seleção de conteúdos relevantes, contribuímos para que se discuta e se promova a cultura como centro gerador de transformação social. A afetividade ressignifica o nosso fazer pedagógico. Propomos a Educação que seja provocativa, criativa, pautada na reciprocidade das áreas de conhecimento, no respeito e na inclusão responsável. A proposta Pedagógica é constantemente transformada pelos Projetos elaborados nas diferentes áreas, de forma que todos possam ensinar e aprender conhecimento, fundamentos de cidadania de democracia e do convívio social. |
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Quando surgiu, em 1984, o Grafite foi muito mais do que uma novidade. Foi uma inovação.
Iniciou, em Niterói, a prática de uma educação moderna a partir de uma proposta muito clara: realizar um trabalho sério, de resultados, e sempre contemporâneo. http://www.colegiografite.com.br/
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A escola TEMPO BOM está localizada no bairro São Francisco - Niterói / R.J., à Avenida Presidente Roosevelt, 374 (rua do canal), atendendo crianças do Maternal à Alfabetização.
Comprometida com um projeto de educação voltado ao atendimento individual, a criança é o centro de suas atenções. Apoiada por uma equipe de profissionais capacitados e por uma estrutura adequada às suas necessidades, cada criança, prazerosamente, vai construindo sua própria história como indivíduo social imerso numa coletividade.
Sintetizando nosso pensamento pedagógico com as palavras do grande educador Paulo Freire, podemos dizer: "numa escola assim vai ser fácil estudar, trabalhar, crescer, fazer amigos, educar-se, ser feliz."
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Colégio Ary Parreiras, Instituição Educacional que oferece através de um ensino de qualidade, oportunidades de formação plena do cidadão capacitando-o para uma posição crítica, criativa e ética dentro do contexto social.
O Colégio Ary Parreiras foi fundado em 19 de setembro de 1985, pela Pedagoga, Psicopedagoga e Especialista em Educação, Nerilza Guimarães Lopes. Com sede própria e totalmente remodelada na sua parte física e pedagógica para 2006, o Colégio Ary Parreiras, atualmente atende alunos da Educação Infantil ao Ensino Médio, nos turnos manhã, tarde e integral (Educação Infantil opcional). http://www.apcolegio.com.br |
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A proposta pedagógica do Colégio Edna Roriz é norteada pelo princípio de que a Educação é um trunfo indispensável à humanidade, para sua sobrevivência com qualidade de vida, na construção da paz, da liberdade e da justiça.
É uma escola que está empenhada em abrir, para seus alunos, as portas da Universidade, mas também é uma escola humanística que estabelece, entre o conhecimento formal e a consciência de cidadania, vínculos fortes e inquebrantáveis.
Acima de tudo, é expectativa de nossa escola que, durante sua permanência nela, o aluno seja feliz.
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O Colégio Sagrado Coração de Maria de BH - Sacré Coeur de Marie - pertence à rede de educandários da Congregação das Irmãs do Sacré Coeur de Marie fundada em Béziers, na França, por Padre Antônio Pedro João Gailhac. A Congregação espalhou-se pela Europa, África e América. Em 1911, as irmãs chegaram ao Brasil e, em Ubá, MG., fundaram o primeiro Colégio Sacré-Coeur de Marie e, logo a seguir, um segundo, no Rio de Janeiro.
Em 1927, a Irmã Baptist Holohan, membro do Governo Geral da Congregação das Irmãs do Sacré-Coeur de Marie, veio ao Brasil visitar as escolas aqui existentes. Foram-lhe feitos insistentes pedidos para que fundasse um Colégio em Belo Horizonte. Cedendo a esses pedidos, a irmã Baptista Holohan veio a Belo Horizonte, e, em contato com as autoridades civis e eclesiásticas, acertaram-se as primeiras providências. No dia 24 de fevereiro de 1928, foi fundado o Colégio Sacré-Coeur de Marie, que, inicialmente, funcionou à Rua Timbiras, 1.471. Em 1930, transferiu-se para o prédio próprio, à Rua Do Chumbo, 400, hoje, Rua Professor Estevão Pinto, 400, Bairro Serra.
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O Colégio Frei Orlando foi fundado por Frei Zacarias Van Der Hoeven, na época vigário da Paróquia de são Francisco das Chagas. Começou com umas poucas classes do antigo Curso Primário funcionando na cripta da igreja, para logo depois ganhar sua sede própria (Bloco da Rua Sabinópolis).
Oficializado em 1959, teve como primeira diretora a senhora D. Carmem de Araújo Silva, sucedida por outros de igual competência e dedicação. Desde a sua fundação, o Colégio Frei Orlando sempre caminhou para realizações maiores com o objetivo de atender aos interesses da comunidade. Implantado o primário, foram criados a seguir os cursos do ensino fundamental (ginasial) e ensino médio (cientifico) e normal (magistério) .
Em 1979, por iniciativa de Frei Hildeberto Polman, criou-se o Jardim Infância Feliz em prédio adequado as fases de desenvolvimento dos alunos da educação infantil .
“Cresce a família, aumenta-se a casa” – novas salas, laboratórios, biblioteca, quadras poliesportivas, salas de apresentação, projeção e vídeo, central de processamento de dados, é o Colégio Frei Orlando se atualizando e modernizando.
Fiel em sua determinação de bem servir ao aluno e estar continuamente a seu serviço, surge, em 1992, o Colégio Frei Orlando – Unidade II, proporcionando aos moradores do bairro Alípio de Melo uma escola de categoria e qualidade próxima de suas residências.
O Colégio Frei Orlando surgiu com o objetivo de facilitar a educação de crianças de uma região específica.
Hoje é muito mais do que isso: é uma instituição bem alicerçada, com a qual toda a comunidade conta para a educação e formação humana de seus filhos.
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O PENSI - Ponto de Ensino começa sua história em 1987, como um curso de aulas particulares situado no bairro do Méier, na belíssima cidade do Rio de Janeiro. Aos poucos, os irmãos Celso e Carlos Augusto Ramos, Marcio Lima e Marcio Santos, sócios e fundadores do PENSI, investiram na criação de um curso preparatório para escolas militares - com especial destaque para os consursos do IME e do ITA. Os fantásticos resultados obtidos nessas provas impulsionaram o PENSI aos patamares em que se encontra hoje: NOVE unidades nas cidades do Rio de janeiro e de Niterói, turmas em todos os segmentos de ensino - desde o infantil até o pré-vestibular – e, principalmente, a qualidade, a excelência em educação e a atenção individualizada ao aluno que são suas marcas registradas.
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O PENSI - Ponto de Ensino começa sua história em 1987, como um curso de aulas particulares situado no bairro do Méier, na belíssima cidade do Rio de Janeiro. Aos poucos, os irmãos Celso e Carlos Augusto Ramos, Marcio Lima e Marcio Santos, sócios e fundadores do PENSI, investiram na criação de um curso preparatório para escolas militares - com especial destaque para os consursos do IME e do ITA. Os fantásticos resultados obtidos nessas provas impulsionaram o PENSI aos patamares em que se encontra hoje: NOVE unidades nas cidades do Rio de janeiro e de Niterói, turmas em todos os segmentos de ensino - desde o infantil até o pré-vestibular – e, principalmente, a qualidade, a excelência em educação e a atenção individualizada ao aluno que são suas marcas registradas.
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Dalton Gonçalves, professor de física, autor de vários livros e educador de muitas gerações, vinha observando que, ano a ano, cresciam as dificuldades enfrentadas pelo aluno ao ingressar nas univerdades.
Discutiu com sua esposa, professora Lúcia Cantarino Gonçalves e lhe fez a proposta de iniciarem juntos uma escola da Educação Infantil à 8º série, turma a turma, sem pressa.
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“Ética, democracia, respeito e solidariedade...”
Ética, democracia, respeito e solidariedade são os valores fundamentais em que se baseia o Estação do Aprender para orientar suas ações pedagógicas. Estas, por sua vez, são pautadas por um princípio a que somos fiéis: a formação integral. O Estação do Aprender é um espaço onde as oportunidades de aprendizagem são múltiplas e em todas as áreas do conhecimento. Nossas atividades são planejadas a partir dos fundamentos teóricos de Paulo Freire, Celestin Freinet, Jean Piaget, Emília Ferreiro e Vygotsky. É na escola, com seu papel revitalizado, que as crianças e os jovens devem construir as bases de seu futuro, de seus valores e de seus projetos e objetivos. É missão da escola formar cidadãos capazes de interagir com um mundo novo de tecnologia e velocidade que nasce todos os dias, e fazê-los participar conscientemente dessas transformações. |
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Temos como finalidade o desenvolvimento integral do ser humano, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social.
Temos como objetivos, proporcionar condições adequadas para promover o bem estar do aluno e seu desenvolvimento global, a ampliação de suas experiências e estimular seu interesse pelo processo de conhecimento do ser humano, da natureza e a sociedade. |
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Doze anos do Centro Educacional Vivenciar e há muita história para contar. O choro de alguns no primeiro dia se transformou em sorriso e aquele espaço novo na vida das crianças virou uma extensão do lar. Brincadeiras, passeios culturais, atividades pedagógicas, esportivas e artísticas, nosso trabalho cresceu além-muros e hoje somos uma escola com equipe dinâmica e arrojada. Dentro de uma proposta educacional sólida, vivenciar é comprometer-se acima de tudo com a individualidade e a formação global da criança. Descobrimos que está na educação a chave para as transformações sociais. Através dela, teremos seres humanos íntegros e comprometidos com o meio social em que vivem. O começo é aqui e agora para buscar um futuro melhor para a sociedade. Por isso, nosso trabalho possui sentido cada vez mais amplo no encaminhamento das novas gerações. Não podemos esquecer que algo muito especial aconteceu nestes doze anos. Todos que por aqui passaram deixaram um pouco de sua história e nos ajudaram a construir a nossa. Uma história lúdica de quem acompanha os primeiros passos e quer ver brilhar sempre aqueles que fizeram e fazem o futuro do nosso país!!!
O Centro Educacional Vivenciar tem como meta construir uma escola dinâmica que contribua para a transformação social, que resgate a história do sujeito, partindo do que a criança já sabe, das suas vivências, daquilo que tem sentido e significado para ela, a fim de introduzir algo novo em seu conhecimento.
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O Instituto Maia Vinagre realiza um trabalho educacional orientado por uma pedagogia eclética e holística. Oferece um ambiente escolar ao mesmo tempo acolhedor e estimulante. A criança é incentivada a construir o seu próprio conhecimento, levantando hipóteses, estabelecendo conclusões, desenvolvendo a capacidade crítica, bem como a de interpretação e de criação.Assim, por meio de um trabalho escolar eficiente e renovador, contribui para a formação de pessoas conscientes em relação a si mesmas e a suas responsabilidades sociais.
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A Primeiros Passos Escola Maternal foi fundada em 1991, e desde então vem crescendo junto com os seus alunos.
Em 2000 passou a oferecer o ensino fundamental de 1ª a 4ª série, nos melhores padrões de qualidade.
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13 de junho de 1942... Algumas carteiras... umas poucas crianças... uma professora... um sonho...
... nascia, sob um cajazeiro no quintal da casa nº 108, na Rua São Pedro, o Educandário Maria Thereza, sob a direção da dedicada professora Edith Sales Lima. Até 1953, o Educandário ofereceu o então Ensino Primário, marcando seu espaço na comunidade educacional niteroiense. O reconhecimeto da qualidade das atividades pedagógicas da Instituição manifesta-se pela solicitação dos pais dos alunos para que fosse oferecido, também, o Curso Ginasial. http://www.mariathereza.com.br/
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A história que vem sendo construída pelo Curso Marly Cury, ao longo destes anos, é uma história de muitas casas. De muitas lutas, dificuldades, vitórias, sonhos, conquistas... e acima de tudo de muita paixão.
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O Castelo da Turma Miúda, sediado na Avenida 7 de Setembro, 157 – Icaraí – Niterói – RJ, é uma Escola de Educação Infantil para atendimento à criança a partir de 04 meses, em horário integral ou parcial de acordo com a escolha da família no ato da matrícula, nos termos do Regimento Escolar.
O Castelo da Turma Miúda foi fundado no ano de 1977, em prédio especialmente construído para atender crianças pequenas; espaços amplos e arejados, solário para bebês, rampa de acesso ao 2º pavimento e grande área livre. A arquitetura do prédio em forma de castelo foi projetada para estimular o mundo de fantasia das crianças.
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A Escola possui dois prédios destinados à Educação Infantil e do Ensino Fundamental, com 2 andares cada um, 10 amplas e arejadas salas de aula, 1 sala de informática, 1 biblioteca com laboratório de Ciências, secretaria, gabinete da Direção, sala de Coordenação, 2 pátios cobertos, sendo um o play-ground com grama sintética e brinquedos importados, tanque de areia, casinha de bonecas, quadra esportiva, 7 banheiros, cozinha e refeitório.
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Nossa equipe, altamente qualificada, trabalha em interação constante com profissionais educadores do Canadá e com o Conselho Pedagógico da Maple Bear no Brasil.
O incentivo para a troca de idéias e discussões de assuntos pertinentes à educação no contexto sócio-cultural contemporâneo favorece o enriquecimento de instrumentais a serem utilizados na prática cotidiana da escola. Assim, a Maple Bear de Niterói prepara seus estudantes para cumprir a exigência acadêmica nacional e, ao mesmo tempo, os capacita para atender aos requisitos de uma educação global. |
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Missão - "O Colégio Santo Agostinho é uma instituição católica que, a partir dos valores cristãos e da filosofia agostiniana, tem como missão criar condições para que seus alunos possam assumir com autonomia e responsabilidade o protagonismo de sua própria formação integral (integrada, crítica e criativa) na realidade."
Identidade - O Santo Agostinho é um colégio católico, que pertence à Ordem de Santo Agostinho (OSA). Assim, constitui uma opção para os pais que desejam para os seus filhos uma educação que se desenvolve a partir dos valores cristãos, aliados a um grande nível de exigência nos estudos. Toda a prática é norteada e iluminada pela Filosofia e Espiritualidade de Santo Agostinho. Desde esse ponto de vista, valorizamos as cinco dimensões da pessoa humana (centro absolutamente prioritário de nosso modelo educativo), que são: pessoal, crítico-transformadora, comunitária, transcendental e ecológico-cósmica.
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Fundada há 22 de anos, O JARDIM DE INFÂNCIA PEIXINHO DOURADO é uma escola especializada em Educação Infantil e há 6 anos abrimos uma unidade em Piratininga.
O Peixinho Dourado conta com aproximadamente l.500m² de área onde estão distribuídas as salas, play-ground, tanque de areia, casinha de boneca, refeitório, área verde com toda a estrutura necessária totalmente adaptada à educação infantil. |
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O Colégio Loyola foi idealizado, primeiramente, pelo arcebispo de Belo Horizonte, Dom Antônio dos Santos Cabral, que se empenhou em dotar a capital mineira de colégios católicos. Em 1942, atendendo ao pedido do arcebispo, o Padre Provincial Luiz Riou destacou os padres César Dainese e Paulo Nacca para realizarem os primeiros estudos visando à fundação de um colégio na capital mineira.
A consagração ao Sagrado Coração de Jesus foi o ato que marcou a inauguração oficial, no dia 19 de março de 1943, realizado pelo padre Dainese, Superior da Comunidade, com a presença de 30 alunos e dos primeiros professores: mestres Antônio Ribeiro, Luiz Gonzaga Monnerat e Irmão Hugo Madalena. Todos sob a orientação do prefeito geral, padre Paulo Nacca. A primeira sede do Colégio Loyola era situada na rua Gonçalves Dias, 1218, e foi disponibilizada pelo senhor Francisco Lobato.
No dia 25 de março de 1943, dia em que se comemora o aniversário do Colégio Loyola e também dedicado à Anunciação de Nossa Senhora, foi celebrada a Missa Inaugural, à qual estiveram presentes os 33 alunos e suas famílias. Nessa noite, foi realizado o ato acadêmico de inauguração, com a presença de vários jesuítas, superiores de outras comunidades, autoridades civis e militares.
No início de 1949, o Colégio Loyola mudou-se para a Avenida do Contorno, 7919, no bairro Cidade Jardim, atual endereço, em terreno cedido pelo então prefeito Juscelino Kubitschek.
À medida que aumentava o número de alunos, cresciam suas estruturas. Em 1960, foi instalado o Curso Primário Completo, tendo sido escolhida a senhora Esmeralda Nankran para diretora. Padre José de Souza Oliveira, de volta ao cargo de reitor, consolidou o ciclo de seus cursos diurnos. Seguindo a tradição pedagógica jesuítica, foi dada ênfase à formação religiosa e espiritual dos alunos, com aulas semanais de Religião, a fundação de associações religiosas (como a Cruzada Eucarística e a Congregação Mariana) e a realização de retiros espirituais.
Atualmente, o Colégio Loyola conta com 244 empregados, 3 integrantes da comunidade religiosa, 4 religiosos e 2.575 alunos. A área total é de 21 mil m². O Colégio possui 6 laboratórios, complexo esportivo com quadras e piscinas, capela, teatro, miniauditório, 2 espaços para exposições artísticas, 2 locais para encontros e atividades acadêmicas e realização de retiros, entre outros para realização dos projetos pedagógicos do Colégio.
O Colégio Loyola é reconhecido na comunidade local pela seriedade do trabalho educativo que realiza. É intensamente procurado pelas famílias e muito valorizado pelos profissionais de educação e visto, em Belo Horizonte, como modelo de excelência acadêmica e de formação integral de seus educandos.
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Em 1952, surgiu a idéia de usar a antiga Chácara do Colégio Arnaldo, que se situava na Rua Montes Claros 848, Bairro Anchieta. Lançaram a pedra fundamental em 1955, de um futuro prédio de dois pavimentos. O novo prédio a ser construído teria 2.500m com amplas salas, dormitórios, cozinha, auditório e uma pequena capela. A fachada principal do prédio seria para a rua Vitório Marçola, e não para a rua Montes Claros.
Ao final de 3 anos, isto é, no dia 31 de agosto de 1958, houve a inauguração do atual prédio Arnaldinum São José. Foram 3 anos de muito trabalho e orações do Pe. Marcos Frota o fundador e sua comunidade. Quando o Pe. Norberto tomou a direção do Arnaldinum juntamente com o Pe. Xavier, então Diretor do colégio Arnaldo, resolveram fundar, anexo ao seminário, um pequeno externato para as crianças do Bairro Anchieta.
Começaram em 15 de março de 1968 o curso pré-escolar e o curso primário. D. Hildegarda, como coordenadora, exerceu brilhantemente seu papel.Deixando o Pe. Norberto o cargo de diretor, veio substituí-lo o Pe. Werner Siebendrock que com seu entusiasmo, assumiu o seminário e o colégio.
O reconhecimento do Curso de 1º grau arrastou-se durante alguns anos. Em 18 de janeiro de 1979, se deu o reconhecimento definitivo da Escola Arnaldinum São José. Em 15 de agosto de 1986, era reconhecio definitivamente o curso de 2º grau. Apesar das dificuldades, construímos um moderno Ginásio de Esportes e, em 2000 o tão sonhado anexo do Colégio Arnaldinum tornou-se realidade. É um prédio moderno e amplo. Salas de informática, multimídia, laboratórios e biblioteca são oferecidos aos nossos alunos.
Na parte religiosa, procuramos levar os nossos alunos a uma conscientização prática para os problemas que nos afligem no momento da sociedade atual.
Em todas as atividades os nossos olhos se voltam a Deus, Senhor de todas as coisas, num ato de agradecimento por todos esses trabalhos que procuramos fazer, dando tudo de nós em benefício da sociedade, da igreja, do Brasil e da Congregação que nos apoiou neste afã de nossas vidas.
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A Proposta pedagógica do Centro Educacional Cia do Verde para a Educação Infantil se fundamenta na formação integral e harmônica das crianças, a partir de atendimento e acompanhamento personalizados, respeitando o ritmo de cada um.
Os fundamentos norteadores da proposta estão pautados nos princípios éticos, políticos, estéticos e cristãos, indispensáveis a formação moral do ser humano.
Preparar culturalmente o indivíduo, significa possibilitar-lhe desde cedo a compreensão da visão do mundo presente na sociedade para que possam agir no futuro na transformação dessa sociedade a qual estão inseridos.
Sem essa compreensão torna-se inviável a participação efetiva do indivíduo nessa projeção cultural.
A relação família/escola sempre foi considerada o princípio básico da prática pedagógica do Centro Educacional Cia do Verde e essa experiência tem mostrado que é através de um trabalho de parceria com as famílias que as metas em relação à formação integral dos alunos são plenamente alcançadas.
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