Sudeste Fundamental

    Colégio Ary Parreiras, Estado do Rio de Janeiro
  Rua Ary Parreiras, 73 - Icaraí - Niterói, RJ
          
Colégio Ary Parreiras, Instituição Educacional que oferece através de um ensino de qualidade, oportunidades de formação plena do cidadão capacitando-o para uma posição crítica, criativa e ética dentro do contexto social.
O Colégio Ary Parreiras foi fundado em 19 de setembro de 1985, pela Pedagoga, Psicopedagoga e Especialista em Educação, Nerilza Guimarães Lopes.
Com sede própria e totalmente remodelada na sua parte física e pedagógica para 2006, o Colégio Ary Parreiras, atualmente atende alunos da Educação Infantil ao Ensino Médio, nos turnos manhã, tarde e integral (Educação Infantil opcional). http://www.apcolegio.com.br
    Colégio Maria Thereza, Estado do Rio de Janeiro
  Rua São Pedro, 108 - Centro - Niterói, RJ
          
13 de junho de 1942... Algumas carteiras... umas poucas crianças... uma professora... um sonho... ... nascia, sob um cajazeiro no quintal da casa nº 108, na Rua São Pedro, o Educandário Maria Thereza, sob a direção da dedicada professora Edith Sales Lima. Até 1953, o Educandário ofereceu o então Ensino Primário, marcando seu espaço na comunidade educacional niteroiense. O reconhecimeto da qualidade das atividades pedagógicas da Instituição manifesta-se pela solicitação dos pais dos alunos para que fosse oferecido, também, o Curso Ginasial. http://www.mariathereza.com.br/
    Colégio Lobo Tores, Estado do Rio de Janeiro
  Rua Miguel Couto, 410 - Icarái - Niterói, RJ           
A Escola possui dois prédios destinados à Educação Infantil e do Ensino Fundamental, com 2 andares cada um, 10 amplas e arejadas salas de aula, 1 sala de informática, 1 biblioteca com laboratório de Ciências, secretaria, gabinete da Direção, sala de Coordenação, 2 pátios cobertos, sendo um o play-ground com grama sintética e brinquedos importados, tanque de areia, casinha de bonecas, quadra esportiva, 7 banheiros, cozinha e refeitório.
    Colégio Laplace, Estado do Rio de Janeiro
  Rua Manoel Pacheco de Carvalho, 80 - Piratininga - Niterói, RJ           
A Filosofia Educacional do colégio é inspirada nos princípios de liberdade e nos ideais da solidariedade humana, sem discriminação de raça, credo ou ideologia política, procurando cultivar nos educandos os fundamentos de moral, do civismo, da cultura e da civilização, em consonância com a participação na missão de educar, outorgada pelos pais. Nossa proposta é aprimorar o educando como pessoa humana, além de sua formação ética, desenvolver sua autonomia intelectual e pensamento crítico, capacitando-o para sua escolha profissional.
    Colégio Grafite, Estado do Rio de Janeiro
  Avenida Roberto Silveira, 473 - Icaraí - Niterói, RJ
          
Quando surgiu, em 1984, o Grafite foi muito mais do que uma novidade. Foi uma inovação. Iniciou, em Niterói, a prática de uma educação moderna a partir de uma proposta muito clara: realizar um trabalho sério, de resultados, e sempre contemporâneo. http://www.colegiografite.com.br/
    Centro Moderno de Ensino, Estado do Rio de Janeiro
  Rua Men de Sá, 71 - Icaraí - Niterói, RJ           
Nossa escola busca na parceira entre tradição e modernidade uma educação reflexiva que possibilite aos alunos o desenvolvimento de suas competências e habilidade para conviverem numa sociedade contemporânea, prestando um atendimento personalizado,, respeitando a individualidade.
    Estação do Aprender, Estado do Rio de Janeiro
  Rua Dr. Sardinha 97 - Santa Rosa - Niterói, RJ           
“Ética, democracia, respeito e solidariedade...”
Ética, democracia, respeito e solidariedade são os valores fundamentais em que se baseia o Estação do Aprender para orientar suas ações pedagógicas. Estas, por sua vez, são pautadas por um princípio a que somos fiéis: a formação integral.
O Estação do Aprender é um espaço onde as oportunidades de aprendizagem são múltiplas e em todas as áreas do conhecimento. Nossas atividades são planejadas a partir dos fundamentos teóricos de Paulo Freire, Celestin Freinet, Jean Piaget, Emília Ferreiro e Vygotsky.
É na escola, com seu papel revitalizado, que as crianças e os jovens devem construir as bases de seu futuro, de seus valores e de seus projetos e objetivos. É missão da escola formar cidadãos capazes de interagir com um mundo novo de tecnologia e velocidade que nasce todos os dias, e fazê-los participar conscientemente dessas transformações.
    Aldeia Curumim, Estado do Rio de Janeiro
  Rua Prof.Dalton Goncalves 436 - Pendotiba - Niterói, RJ           
Dalton Gonçalves, professor de física, autor de vários livros e educador de muitas gerações, vinha observando que, ano a ano, cresciam as dificuldades enfrentadas pelo aluno ao ingressar nas univerdades. Discutiu com sua esposa, professora Lúcia Cantarino Gonçalves e lhe fez a proposta de iniciarem juntos uma escola da Educação Infantil à 8º série, turma a turma, sem pressa.
    Colégio Paulo Freire, Estado do Rio de Janeiro
  Rua Paulo Freire 338 - Itaipu - Niterói, RJ           
O Colégio Paulo Freire construiu sua identidade, ao longo destes anos, centrado na capacidade de aprendizagem de conteúdo relevante para o desenvolvimento de cidadãos e desenvolvimento social de cada aluno. O respeito à individualidade, o estímulo à autonomia e o desenvolvimento da consciência crítica são valores básicos da Direção, do Corpo Docente e de todos os funcionários da escola.
    Colégio Marília Mattoso, Estado do Rio de Janeiro
  Rua José Bonifácio, 39 - São Domingo - Niterói, RJ            
<iframe id='palyer10' title="Colégio Marília Mattoso - YouTube video player" width="250" height="190" src="https://www.youtube.com/embed/0S-FkKgVfW4" frameborder="0" allowfullscreen></iframe id='palyer10'>
Em 1972, com as inovações introduzidas pela Lei 5692/71 na Educação Brasileira, foi implantada a reforma de ensino do 1º grau(hoje Ensino Fundamental) sob a direção do sobrinho de D. Marília, Reynaldo Mattoso Cavalcanti. Sob sua orientação a escola passou também por outras transformações.
No ano de 1976, implementou-se a criação do Mattosinho com a finalidade de atender aos alunos da educação infantil. A escola continuava a crescer até que em 1978 foi inaugurada a nova e atual sede, na rua José Bonifácio nº 39.
O Ensino Médio foi implantado em 1985, com a colaboração do Prof. Comte Bittencourt, que meses antes assumira a Direção Administrativa da escola. A partir daí, nossa escola passou a denominar-se Colégio Marília Mattoso.
    Rede Chromos de Ensino Santa Luzia, Minas Gerais
  Rua Donato Pinheiro dos Santos, 254 - Santa Luzia - Belo Horizonte, MG           
Proporcionar condições favoráveis ao aluno para que ele possa construir o seu conhecimento, a partir de experiências vivenciadas, desenvolver as competências Humana, Política e Técnica, tornando-se um cidadão pleno e capaz de gerenciar a sua vida de forma autônoma, de compreender e utilizar as novas tecnologias. Com o objetivo de proporcionar o desenvolvimento afetivo, cognitivo e social de seus alunos, o Colégio Chromos mantém um Núcleo de Orientação e Apoio (NOA), com profissionais especializados na área que realizam um acompanhamento psicológico e emocional individualizado, com programação de estudos, plantão psicológico e testes vocacionais.
    Maple Bear Canadian School Niterói, Estado do Rio de Janeiro
  Rua Dr. Américo Alves Costa, 363 - Piratininga - Niterói, RJ           
Nossa equipe, altamente qualificada, trabalha em interação constante com profissionais educadores do Canadá e com o Conselho Pedagógico da Maple Bear no Brasil.
O incentivo para a troca de idéias e discussões de assuntos pertinentes à educação no contexto sócio-cultural contemporâneo favorece o enriquecimento de instrumentais a serem utilizados na prática cotidiana da escola. Assim, a Maple Bear de Niterói prepara seus estudantes para cumprir a exigência acadêmica nacional e, ao mesmo tempo, os capacita para atender aos requisitos de uma educação global.
    Voltaire Colégio e Vestibulares, Estado do Rio de Janeiro
  R: Cel. Moreira Cesar, 392, sls 201/301 - Icaraí - Niterói, RJ           
No curso Voltaire, o aluno encontra todo apoio de que precisa para passar pelo desafio do Vestibular. Além de contar com um ensino de alta qualidade, nosso aluno é também recebido e acolhido em um ambiente humano e diferenciado, onde ele não é apenas mais um. Essa qualidade é assegurada justamente pelo fato de contarmos com turmas reduzidas, o que eleva consideravelmente o rendimento das aulas, e equipe qualificada. Oferecemos diversas opções de cursos, para que o aluno possa ter a chance de achar exatamente aquilo que é mais adequado às suas expectativas: pré-vestibular extensivo, pré-vestibular intensivo, Voltaire Master, Voltaire Plus e Turmas Especias.
    Colégio Nossa Senhora da Assunção, Estado do Rio de Janeiro
  Rua General Rondon, 842 - São Francisco - Niterói, RJ            
<iframe id='palyer14' width="300" height="250" src="//www.youtube.com/embed/iNyeLwTFUfc" frameborder="0" allowfullscreen></iframe id='palyer14'>?rel=0&cc_load_policy=1" frameborder="0" allowfullscreen></iframe id='palyer14'>
A Educação que apresenta como alicerce, os pilares franciscanos tem, na sua própria essência, um marco diferencial. A promoção da vida, a conscientização ecológica, a valorização da minoridade, a aceitação das diferenças, o cuidar e o acolher são fontes que alimentam nosso Projeto Educativo.
Diferente da concepção hegemônica de cultura como instrumento de massificação, o Colégio busca transforma-se num espaço privilegiado de promoção sociocultural. Por meio de seleção de conteúdos relevantes, contribuímos para que se discuta e se promova a cultura como centro gerador de transformação social.
A afetividade ressignifica o nosso fazer pedagógico. Propomos a Educação que seja provocativa, criativa, pautada na reciprocidade das áreas de conhecimento, no respeito e na inclusão responsável. A proposta Pedagógica é constantemente transformada pelos Projetos elaborados nas diferentes áreas, de forma que todos possam ensinar e aprender conhecimento, fundamentos de cidadania de democracia e do convívio social.
    Voltaire Colégio e Vestibulares, Estado do Rio de Janeiro
  Estr. Francisco da Cruz Nunes, 1934, 2º andar - Itaipú - Niterói, RJ           
No curso Voltaire, o aluno encontra todo apoio de que precisa para passar pelo desafio do Vestibular. Além de contar com um ensino de alta qualidade, nosso aluno é também recebido e acolhido em um ambiente humano e diferenciado, onde ele não é apenas mais um. Essa qualidade é assegurada justamente pelo fato de contarmos com turmas reduzidas, o que eleva consideravelmente o rendimento das aulas, e equipe qualificada. Oferecemos diversas opções de cursos, para que o aluno possa ter a chance de achar exatamente aquilo que é mais adequado às suas expectativas: pré-vestibular extensivo, pré-vestibular intensivo, Voltaire Master, Voltaire Plus e Turmas Especias.
    Primeiros Passos Escola Maternal, Estado do Rio de Janeiro
  Avenida Rui Barbosa, 540 - São Francisco - Niterói, RJ           
A Primeiros Passos Escola Maternal foi fundada em 1991, e desde então vem crescendo junto com os seus alunos. Em 2000 passou a oferecer o ensino fundamental de 1ª a 4ª série, nos melhores padrões de qualidade.
    Instituto São Bento de Niterói, Estado do Rio de Janeiro
  Rua Vereador Duque Estrada,28 - Santa Rosa - Niterói, RJ           
Centro de Treinamento Faillace no Instituto São Bento de Niterói - o objetivo de democratizar, humanizar e diversificar a prática esportiva-pedagógica, buscando ampliar, para um trabalho que incorpore as dimensões afetivas, cognitivas e socioculturais dos alunos. Incorporando, de forma organizada, as principais questões que o professor deve considerar no desenvolvimento de seu trabalho, subsidiando as discussões, os planejamentos e as avaliações da prática do esporte e na Educação Física nas escolas; conforme determina os Parâmetros Curriculares.
    Instituto Educacional Dona Clara, Minas Gerais
  Rua Ministro Orozimbo Nonato, 973 - Dona Clara - Belo Horizonte, MG           
Fundado em 1º de Fevereiro de 1992, com nome de Instituto Educacional Dona Clara, a escola iniciou suas atividades,atendendo alunos do Maternal ao 3º Período. Em 1994, este atendimento foi expandido com a implantação da 1ª etapa do Ensino Fundamental - 1ª a 4ª séries, complementando a oferta deste segmento escolar em Fevereiro de 1999 com a aprovação de turmas de 5ª a 8ª séries, recebendo a escola o nome de Colégio Dona Clara. A partir de 2006, o Colégio implanta o Ensino Médio, completando assim o atendimento a todos os segmentos da Educação Básica.
    Rede Chromos de Ensino Pampulha, Minas Gerais
  Av. Antônio Abraão Caran, 100 - Pampulha - Belo Horizonte, MG           
Proporcionar condições favoráveis ao aluno para que ele possa construir o seu conhecimento, a partir de experiências vivenciadas, desenvolver as competências Humana, Política e Técnica, tornando-se um cidadão pleno e capaz de gerenciar a sua vida de forma autônoma, de compreender e utilizar as novas tecnologias. Com o objetivo de proporcionar o desenvolvimento afetivo, cognitivo e social de seus alunos, o Colégio Chromos mantém um Núcleo de Orientação e Apoio (NOA), com profissionais especializados na área que realizam um acompanhamento psicológico e emocional individualizado, com programação de estudos, plantão psicológico e testes vocacionais.