Home
America do Sul
 Brasil
Sudeste Brasil
Nordeste Brasil
    Centro-Oeste Brasil
Sul Brasil

Brasil Clubes Recreativos

    Club Espanõl de Niterói, Sudeste Brasil
  Praça de Espanha, Nº13 - Itaipú - Niterói, RJ           
Club Español de Niterói – CEN, foi fundado no dia 26 de março de 1964, com o nome de Centro Recreativo Espanhol de Niterói. A estrutura física do Club inclui restaurante, lanchonete, saunas, salas de aulas, parque infantil e uma grande reserva florestal. O complexo esportivo do Club constitui-se de duas piscinas, uma para adultos ( 30mX15m ) e uma infantil ( Ø10m ), salão de jogos, quadra de vôlei e campo de futebol society de grama sintetica. O social é formado pelo salão de festa (700 m2) e a churrasqueira para receber os sócios e seus convidados. O Club possui ainda, uma biblioteca com mais de 3500 obras em espanhol e galego.
    Clube Monte Sinai, Sudeste Brasil
  Rua São Francisco Xavier, 104 - Tijuca - Rio de Janeiro, RJ           
O Clube tradicionalmente Judaico, localizado no coração da Tijuca, oferece quadras de futebol de campo com grama sintética e de salão, quadras de vôlei de areia, basquete e squash, ginásio de esportes, salas para ginástica e musculação, uma academia de jiu jitsu, três piscinas, salão de tênis de mesa, salões de festa, teatro, sauna masculina e feminina, biblioteca, sala de recreação, parquinho infantil, salão de beleza, chalé, bar, quiosque com churrasqueira, um pequeno estacionamento, uma grande área para lazer ao ar livre e uma sinagoga com 300 lugares.
A idéia da construção da sinagoga surgiu em 1967. Inicialmente, adquiriu-se um terreno de propriedade da Remington. Tomando posse do espaço, partiu-se em busca de quem a construísse. O clube não dispunha de recursos financeiros para levantar a sede e contou com a colaboração de ativistas empenhados no mesmo ideal: Marcos Olivetti, Abraham london e Abrão Sterenbuch, que presenteou a sinagoga com o primeiro Aron Hakodesh. A parte feminina foi construída e passou a ser orgulho de todos os associados.
    Complexo Esportivo Caio Martins, Sudeste Brasil
  Rua Pres Backer, s/n  - Icaraí - Niterói, RJ           
O complexo já foi palco de dois campeonatos mundiais de basquete (um feminino e um masculino); de uma das Sub-Sedes da Copa do Mundo de Futebol de 1950; de uma Chave do Campeonato Mundial de Voleibol e do Sul Americano de Natação, além de inúmeras disputas nacionais de atletismo, vôlei, basquete e ginástica. Também sempre foi um dos mais importantes Centros de Iniciação Desportiva para as crianças e adolescentes, com aulas de natação, judô, basquete, futebol, vôlei, ginástica estética e olímpica e jazz. Quando se cogitou a construção do Estádio, pretendeu-se escolher um local mais ou menos central e de fácil acesso para os anseios de transportes da época, tendo sido escolhido uma área do bairro de Icaraí, de aproximadamente 47.8200 m2, onde funcionava um Canódromo. O 1º módulo construído foi o Campo de Futebol, para 1.200 espectadores; em seqüência a Piscina Olímpica e outra infantil e, finalmente o Ginásio Olímpico polivalente, com capacidade para 4.500 pessoas, sendo 3.855 assentos comuns, 592 cadeiras especiais e 73 lugares na Tribuna de Honra. Na época era o maior do Brasil, tendo abrigado em sua inauguração o Campeonato Mundial de Basquete, já na década de 50. Desde 2006 o ginásio leva o nome do grande campeão mundial de basquete, Fernando Brobró, do Flamengo, nascido em Niterói e falecido naquele ano. Já o parque aquático foi denominado Paluka, para homenagear o nadador niteroiense que foi recordista sul-americano e conquistou o terceiro lugar nas Olimpíadas, falecido em 2005. O complexo conta ainda com alojamento capaz de abrigar confortavelmente 96 atletas, além de 17 salas de federações e ONGs sócio-esportivas. No início dos anos 2000, o nome do estádio foi renomeado, sob determinação da câmara de vereadores da cidade de Niterói, para Estádio Mestre Ziza. Contudo, a mudança não foi de agrado dos botafoguenses já que o niteroiense homenageado Zizinho era jogador do rival CR Flamengo na primeira metade do século XX. A imprensa e os torcedores continuam chamando o estádio de Caio Martins. Atualmente sua capacidade é de 12.000 pessoas. Nos próximos meses, uma grande transformação se dará no Complexo Esportivo Caio Martins: ele se transformará em um Centro de Referência de Prática Esportiva, onde a população poderá praticar várias atividades gratuitamente, e em um moderno centro de treinamento de alto nível tecnológico. Sem perder, claro, sua vocação para palco de grandes astros e estrelas da MPB.
    Bangú Atlético Clube, Sudeste Brasil
  Rua Sul América, 950 - Bangu - Rio de Janeiro, RJ           
O Bangu Atlético Clube é um clube brasileiro de futebol, da cidade do Rio de Janeiro, capital do estado do Rio de Janeiro. Oficialmente foi fundado em 17 de abril de 1904, mas o futebol já era praticado neste bairro do Rio de Janeiro que o alvi-rubro suburbano carrega no nome desde o Século XIX.
Entre as suas conquistas principais estão o Vice-Campeonato Brasileiro em 1985 e o Campeonato Carioca nos anos de 1933 e 1966. Seu uniforme é composto de camisas com listras verticais vermelhas e brancas, calções brancos e meias com listas horizontais na mesma cor da camisa e seu mascote é um castor.
O principal rival do Bangu é o Campo Grande Atlético Clube, pois estes dois clubes são da mesma região da cidade do Rio de Janeiro, a Zona Oeste. Fonte
    PARANÁ Clube, Sul Brasil
  Av. Pres Kennedy, 2377 - Curitiba, PR           
A história do Paraná Clube é muito bonita, por retratar em sua amplitude, a união. Em 1.989 os dirigentes do Colorado Esporte Clube e do Esporte Clube Pinheiros se reuniram para dar um passo inovador no cenário brasileiro: juntar as forças das duas instituições para formar uma nova e promissora potência. Nasceu assim, o Paraná Clube, um dos mais importantes fatos da recente história do esporte nacional.
Essa junção trazia para o futebol o mesmo conceito usado no âmbito dos negócios no mundo todo: as fusões empresariais que unem ex-concorrentes para, juntos, conquistarem ainda mais mercado. Entre os exemplos mais bem-sucedidos estão a Sony Ericsson, internacionalmente, e no Brasil a Ambev.
Conquistas importantes que colocam o Paraná entre os maiores clubes do Brasil e das Américas, fato que pode ser comprovado pelas disputas de importantes competições internacionais como a Copa Conmebol, Sulamericana e Libertadores da América, em anos recentes.
    Floresta Country Club, Sudeste Brasil
  Estrada do Bougainville, 442 - Itanhangá - Rio de Janeiro, RJ           
O Floresta Country Club localizado no Itanhangá, é um clube campestre, criado em 21/2/1961. Possui uma área de 360 mil m2, a maior parte de floresta nativa da mata atlântica repleta de animais silvestres e diversas nascentes. A Vila Hípica do Complexo ocupa área de 10 mil m2, considerada uma das mais tradicionais e antigas do Estado do Rio de Janeiro. A pista de salto e adestramento é totalmente iluminada e possui áreas destinadas a piquete, redondel e distensão perfeitas para a competição, treino e preparação dos cavalos. A Vila, também, conta com uma Escola de Equitação que oferece aulas de hipismo clássico e adestramento para sócios. Possui um quadro de professores formado por estudiosos de esportes eqüestres. O Departamento possui seis quadras de saibro, paredão de saibro, ducha com água de nascente, vestiários e um bar com churrasqueira.
    Marina Barra Clube, Sudeste Brasil
  Estrada Barra da Tijuca, 777 - Barra da Tijuca - Rio de Janeiro, RJ           
Inaugurado em 1984, o Marina Barra Clube está localizado numa ilha artificial. Nesse belíssimo local, habitat de garças e vegetação típica da região, o conjunto arquitetônico foi ligado ao continente por uma ponte com estrutura de ferro e concreto, ladeada por duas imensas jardineiras que lhe conferem beleza e harmonia. O Parque Infantil com 7 mil m2 projetado por Burle Max em parceria com Maria Clara Machado é um mundo de fábulas e magias. Os sócios dispõem de campos de futebol society, quadras polivalentes, de tênis e uma de squash, sendo todas dotadas de iluminação adequada e cercadas de alambrados. O parque aquático compõe-se de piscina semi-olímpicas, social e infantil. A náutica foi construída com cais para embarcações, hangares, oficinas e serviço de comunicação em alto mar e com guarda costeira marinha.
    Clube ATLÉTICO MINEIRO, Sudeste Brasil
  Av. Olegário Maciel, 1516 - Belo Horizonte, MG           
Uma das histórias mais vitoriosas do esporte brasileiro começou em 25 de março de 1908, quando um grupo de estudantes se reuniu em uma quarta-feira, no coreto do Parque Municipal, em Belo Horizonte. O acontecimento mudou o curso da História com o nascimento do Clube Atlético Mineiro, que romperia fronteiras e gravaria seu nome no desporto mundial.
A trajetória gloriosa foi desenhada já no primeiro jogo. Em 21 de março de 1909, o Galo venceu o Sport Club Futebol por 3 a 0, na casa do adversário. O primeiro gol foi marcado por Aníbal Machado, que mais tarde se tornaria um grande escritor brasileiro. O rival não se conformou com a derrota, pediu revanche e foi novamente superado, desta vez pelo placar de 2 a 0. Na terceira partida, o time alvinegro aplicou uma goleada por 4 a 0, resultado que causou a extinção do Sport.
    Mello Tênis Clube, Sudeste Brasil
  Rua Caroen, 171 - Vila da Penha - Rio de Janeiro, RJ           
Fundado em 21/04/1956, o Mello Tênis Clube, foi declarado de Utilidade Pública Lei 1063 de 06/09/56. O clube, sediado na Vila da Penha, zona norte da cidade, disponibiliza amplo leque de opções aos seus associados nas áreas de lazer e entretenimento, esportiva e cultural. O happy night, enfatizando o forró e o pagode, os almoços dançantes aos domingos e apresentação de shows variados com artistas da MPB, são sucesso garantido já um bom tempo. O clube marca presença, anualmente valorizando eventos festivos como a festa junina, o dia das crianças, dia dos pais e reveillon. Destaque, também, para o cinema da Melhor Idade e a Feirinha do Mello.
    Clube ATLÉTICO PARANAENSE, Sul Brasil
  Rua Petit Carneiro, 57 - Água Verde - Curitiba, PR           
O Atlético Paranaense tem 84 anos de uma rica história de dedicação e amor ao futebol. A tradição mística da camisa rubro-negra contagiou uma nação de fanáticos torcedores, conquistou muitos títulos e atravessou fronteiras em busca da disseminação cada vez maior da paixão atleticana.
    Esporte Clube VITÓRIA, Nordeste Brasil
  Avenida Otávio Mangabeira, 3900 - Jardim Armação - Salvador, BA           
O título acima é um trecho do hino do clube. Disso, muitos sabem. Mas, o que esta frase quer dizer? Pergunta densa, uma vez que ser um nome na história, no caso do Vitória, não é mera expressão poética ou algo que os registros devem preservar. Inicialmente, podemos entender como um simbolismo. Para a Bahia e para o esporte o Vitória é, inquestionavelmente, um nome importantíssimo na história. Mais que uma tradição no meio social e esportivo, este grupo representa valores e é capaz de definir a própria cidade da Bahia.
Fundado em 13 de maio de 1899, foi o primeiro clube social do Estado fundado por brasileiros. Antes dele, apenas os ingleses haviam feito isso, mesmo assim num projeto que durou pouco tempo.
    GOIÁS Esporte Clube, Centro-Oeste Brasil
  Av. Edmundo Pinheiro de Abreu nº 721 - Setor Bela Vista - Goiânia, GO           
Goiânia ainda não havia completado 10 anos de idade quando um grupo de amigos se reunia na casa dos irmãos Lino e Carlo Barsi para discutir a criação de um novo clube de futebol. Incomodada com a barulheira, a matriarca da família Barsi sugeriu que os jovens transferissem a reunião para a calçada, do lado de fora da casa. Foi então que os visionários esmeraldinos, debaixo de um poste de luz, deram o pontapé inicial a um sonho chamado Goiás Esporte Clube.
O clube sobreviveu por mais de 20 anos com poucas conquistas e uma torcida pequena. Dizia-se que o Goiás tinha apenas 33 torcedores. Este cenário mudaria radicalmente a partir de 1966, quando o Alviverde conquistou o primeiro título estadual. Com o passar do tempo, o Periquito foi alçando vôos mais longos. Na década de 1970, surgiu com regularidade no cenário nacional e, nos anos 2000, começou a construir sua recente, porém brilhante, história internacional.
    FIGUEIRENSE Futebol Clube, Sul Brasil
   - Santa Catarina, SC           
A história do alvinegro está associada aos sonhos de um jovem desportista e seu grupo de amigos, que além de entusiastas do remo e do futebol, são motivados pelo desejo comum de criar um novo clube de futebol para a capital. No início do século XX esse jovem ousado, passou a propagar entre seus amigos e demais simpatizantes do futebol, a idéia de criação de um novo clube de futebol na capital dos catarinenses, justamente no momento em que o futebol de Florianópolis e região apresentava-se em declínio com o desaparecimento de algumas agremiações.
Foi da determinação e ideal de Jorge Albino Ramos que nasceu a idéia de fundar o Figueirense Futebol Clube. A única coisa que ele não previa na época, é que o recém fundado, mais tarde pudesse se tornar o mais vezes campeão do estado e uma das forças do futebol brasileiro. Seu primeiro passo foi conquistar a simpatia de seus conterrâneos e igualmente admiradores do futebol, que naquela época já contava com vários clubes no País, especialmente nas capitais dos principais estados. Os parceiros iniciais que formaram um seleto grupo, que tinha em comum, a paixão pelo futebol, foram: Balbino Felisbino da Silva, Domingos Joaquim Veloso e João Savas Siridakis.
    Esporte Clube BAHIA, Nordeste Brasil
   - Bahia, BA           
No dia 8/12/1930, dia de Nossa Senhora da Conceição da Praia, os ex-jogadores do Clube Bahiano de Tênis Carlos Koch, Eugênio Walter (Guarany) Fernando Tude e Júlio Almeida; e Waldemar de Azevedo, ex-Associação Atlética da Bahia, num encontro casual no Cabaré do Jokey, em Salvador, discutem a formação de um novo time de futebol.
- O grupo está sem poder praticar o esporte que amam porque as agremiações que defendiam resolveram acabar com os departamentos de futebol no corrente ano.
- No dia 12/12, mais de 70 pessoas, a maioria ex-atletas da AAB e do Bahiano, reúnem-se para definir os rumos do novo clube. A assembléia é presidida por Otávio Carvalho e secretariada por Fernando Tude e Aroldo Maia.
- Naquela reunião, são definidas as cores da Bahia para o novo clube – uniforme com a camisa branca e o calção azul com uma faixa vermelha na cintura. Otávio Carvalho é nomeado presidente provisoriamente.
    CORITIBA Foot Ball Club, Sul Brasil
   - Paraná, PR           
A tradição coxa-branca é muito maior que qualquer escolha, é cada dia de vida deste amado Clube e sua torcida. Tradição de lembranças, recordações de avós, pais e filhos nas arquibancadas e escadas do Couto Pereira; das gerações ensinando a ser grande torcendo pelo Coritiba Foot Ball Club. Um singelo e grandioso sentimento. Tradição coxa-branca é o sangue daqueles descendentes germânicos. É o retrato do sonho de italianos, poloneses, japoneses e africanos; deste povo curitibano com suas manias e peculiaridades. É parte do Brasil, o país do futebol; é parte do mundo.
Tradição coritibana é o reconhecimento nacional, internacional; o reconhecimento do estado e sua capital. O reconhecimento que torcer por este Clube, nossas raízes, nosso sangue, nossa família é maior que qualquer coisa.
    AVAI Futebol Clube, Sul Brasil
   - Santa Catarina, SC           
    CRB, Nordeste Brasil
   - Pajuçara - Maceió, AL           
O mais conhecido por CRB (se pronuncia Cê Erre Bê ou Ce Rê Bê) é um clube esportivo brasileiro do estado de Alagoas. O CRB é hoje é o maior time de Alagoas. A sua sede fica localizada no belíssimo bairro da Pajuçara na cidade de Maceió.
A principal atividade é o futebol. É o maior representante alagoano no cenário futebolístico nacional. A história de suas participações em competições nacionais o fez o maior clube do Estado, já que ocupa a 37ª colocação no ranking oficial da CBF, muito à frente dos rivais locais. A sua torcida é numerosa e fiel.
O CRB destaca-se também como um dos maiores clubes de vôlei do Brasil, com hegemonia absoluta nos cenários feminino e masculino locais, tendo conquistando o maior feito em 1969, ao sagrar-se campeão sul-americano feminino em Santiago do Chile. O clube ainda possui títulos de basquete, futsal, handebol, entre outras modalidades esportivas.
    Sport Club INTERNACIONAL, Sul Brasil
  Avenida Padre Cacique, 891 - Porto Alegre, RS           
A origem do Sport Club Internacional está associada a três integrantes da família Poppe: Henrique (foto ao lado), José e Luis. Eles chegaram a Porto Alegre, em 1908, vindos de São Paulo, e logo abriram uma loja. A capital gaúcha se modernizava e progredia rapidamente. Desde o fim do século XIX, possuía fábricas de máquinas, tecidos, móveis e cerveja; há quatro anos os bondes elétricos tinham substituído os puxados a burro; acabava-se de instalar iluminação elétrica em todas as ruas do centro; e a população havia saltado de 73 000 habitantes em 1900 para 120 000 naquele ano de 1908.
Difícil mesmo para os Poppe foi serem aceitos como sócios em algum clube da cidade. Jovens de 20 e poucos anos, eles queriam praticar esportes, de preferência o futebol. Mas o Grêmio, que já existia há seis anos, se fechou para eles. E também os clubes de remo, de tiro, de tênis. A desculpa era sempre a mesma: gente recém chegada, pouco conhecida. A dificuldade que Poppe encontrou acabou servindo de motivação para a criação de um novo clube em Porto Alegre, o centenário Sport Club Internacional.
    CSA, Nordeste Brasil
   - Maceió, AL           
Um grupo de desportistas, liderado por Jonas Oliveira, se reuniu com o objetivo de criar uma agremiação. Nomeado Centro Sportivo Sete de Setembro, em referência ao seu dia de fundação, o Centro Sportivo fora instituído em 1913, na Sociedade Perseverança e Auxiliar dos Empregados no Comércio. O clube dispunha de um ótimo corpo de lutadores de boxe, luta romana, além de levantamento de peso, lançamento de dardo e disco, e esgrima O primeiro jogo foi contra uma equipe formada por alagoanos que estudavam em Recife e os azulinos venceram por 3 a 0.
    Centro Cultural 25 de Julho, Sul Brasil
  Rua Antiocho Pereira, 208 - Porto União - Porto União, SC           
A data de 25 de julho marca a chegada da imigração alemã ao Brasil. Era o ano de 1824. No ano de 1952, descendentes desta etnia se reuniram e decidiram fundar uma sociedade. Assim nasceu o Centro Cultural 25 de Julho em Porto União - SC. Seu primeiro presidente foi Egon Bieberbach, com mandato de 1952 a 1958.