Home
America do Sul
 Brasil
Sudeste Brasil
Nordeste Brasil
    Centro-Oeste Brasil
Sul Brasil

Brasil Teams

    FIGUEIRENSE Futebol Clube, Sul Brasil

   - Santa Catarina, SC           
A história do alvinegro está associada aos sonhos de um jovem desportista e seu grupo de amigos, que além de entusiastas do remo e do futebol, são motivados pelo desejo comum de criar um novo clube de futebol para a capital. No início do século XX esse jovem ousado, passou a propagar entre seus amigos e demais simpatizantes do futebol, a idéia de criação de um novo clube de futebol na capital dos catarinenses, justamente no momento em que o futebol de Florianópolis e região apresentava-se em declínio com o desaparecimento de algumas agremiações.
Foi da determinação e ideal de Jorge Albino Ramos que nasceu a idéia de fundar o Figueirense Futebol Clube. A única coisa que ele não previa na época, é que o recém fundado, mais tarde pudesse se tornar o mais vezes campeão do estado e uma das forças do futebol brasileiro. Seu primeiro passo foi conquistar a simpatia de seus conterrâneos e igualmente admiradores do futebol, que naquela época já contava com vários clubes no País, especialmente nas capitais dos principais estados. Os parceiros iniciais que formaram um seleto grupo, que tinha em comum, a paixão pelo futebol, foram: Balbino Felisbino da Silva, Domingos Joaquim Veloso e João Savas Siridakis.
    Rio Squash Clube, Sudeste Brasil
  Rua Cândido Mendes, 581 - Glória - Rio de Janeiro, RJ           
O Rio Squash Clube é o maior e mais tradicional clube de squash do Rio de Janeiro. O clube disponibiliza aos usuários 06 quadras de squash, estacionamento, segurança, internet, bar, cozinha e completa estrutura para a prática do esporte.
O clube é filiado as Federações do Estado, Brasileira e Internacional de Squash, já tendo realizado diversos campeonatos em suas dependências.
Apesar de o risco de contusão no squash não ser grande, óculos de proteção, tem sido uma recomendação da World Squash Federation, seguindo padrões específicos.
    Japeri Golfe Clube, Sudeste Brasil
  Estrada Vereador Francisco da Costa Filho - Engenheiro Pedreira - Rio de Janeiro, RJ           
Um novo capítulo na história do golfe brasileiro surgiu com a inauguração da Associação Golfe Público de Japeri, em 2005. O campo de Japeri é o primeiro campo público do Brasil, construído a partir de patrocínios e importantes doações e esta iniciativa, que teve total apoio da Federação de Golfe do Estado do Rio de Janeiro e do R&A, é sem fins lucrativos.
O campo de Japeri, que já tem nove buracos prontos para a prática do golfe, está situado a 50 minutos do centro da cidade do Rio de Janeiro, próximo a Nova Dutra. Além do campo, o espaço ainda possui um Driving Range (área de prática) e a Associação oferece também aluguel de equipamentos.
No campo de Japeri, também há um trabalho social com a Escolinha de Golfe para crianças com idade entre 8 e 16 anos, residentes em Engenheiro Pedreira ou Japeri, que obrigatoriamente tem que estar estudando em escola da comunidade. Além das aulas de golfe, os alunos recebem também aulas de etiqueta e comportamento, além de um lanche.
O Projeto Japeri visa a popularizar ainda mais o golfe, incentivando jovens e promovendo o surgimento de novos talentos com a implementação da Escola de Golfe para a iniciação, treinamento e formação de novos golfistas. E essa história está apenas começando
    Clube Barracuda de Desportos, Sudeste Brasil
  Rua Cândido Gaffrée, 174 - Urca - Rio de Janeiro, RJ           
O Clube Barracuda de Desportos (CBD) conquistou vários títulos em todas as atividades que pratica, possuindo atletas de alto nível. Como exemplo os exercicios de 2007 e 2008, quando chegou a ser o clube com mais titulos conquistados na história do país. Os atletas do Barracuda conquistaram para títulos sul americanos, pan americanos e mundiais. Muitos dos atletas de ponta do clube recebem hoje a "Bolsa Atleta" do Governo Federal que chega a ser R$1.500,00 por mês. O Clube até 2007, foi vencedor 26 vêzes do Concurso Nacional anual que elege o "Clube do Ano do Brasil” do qual participam mais de 100 Clubes com a maior pontuação do Brasil. O Barracuda é a primeira e mais antiga Escola de Formação de Pescadores Amadores no Brasil
    Clube de Regatas Piraquê, Sudeste Brasil
  Av. Borges de Medeiros, 1424 garagem 5 - Lagoa - Rio de Janeiro, RJ           
Fundado em 1906, o Clube de Regatas Piraquê se estabeleceu na Lagoa Rodrigo de Freitas, onde permanece até os dias atuais, sendo hoje o único Clube exclusivamente de Remo na cidade do Rio de Janeiro. O nome Piraquê foi escolhido por designar o maior rio da cidade, o qual corta a zona oeste e vai desaguar na Baía de Sepetiba. Coerente com a expansão da cidade. Em 1987, o C.R. Piraquê obteve um terreno na Barra da Tijuca, às margens da Lagoa de Marapendi, para instalação de uma academia de remo. Com a revitalização das atividades náuticas e mantendo um firme compromisso com a disseminação do remo, o Clube de Regatas Piraquê volta às origens, contando com dirigentes que são, antes de tudo, remadores apaixonados pelo Remo.
Coerente com a expansão da cidade, no ano passado o Clube de Regatas Piraquê obteve um terreno na Barra da Tijuca, às margens da Lagoa de Marapendi, para instalação de uma academia de remo. Com esta iniciativa, o Clube mais uma vez cumpre com seu papel social ao oferecer uma nova opção desportiva à população da região.
    Olaria Atlético Clube, Sudeste Brasil
  Rua Bariri, 251 - Olaria - Rio de Janeiro, RJ           
Olaria Atlético Clube é um time de futebol da cidade do Rio de Janeiro fundado a 1º de julho de 1915. O clube possui o mesmo nome do bairro carioca onde nasceu e continua até hoje. O Estádio Mourão Vieira Filho é conhecido popularmente como Rua Bariri, com capacidade para 12.000 torcedores. Seu uniforme oficial é composto por camisa azul, com lista horizontal branca, calção branco e meias azuis com detalhes em branco.
    Clube da Maturidade, Sudeste Brasil
  Av. Prudente de Morais, 901, s/lj - Centro - Belo Horizonte, MG           
Nosso Clube, como bem indica o nome, é uma Entidade voltada para o segmento de pessoas da chamada “3ª idade”. Podem se associar ao Clube pessoas com 50 anos ou mais, sem distinção de raça, nacionalidade, estado civil, profissão, cor, ideologia política ou confissão religiosa. Atualmente o Clube possui cerca de 5.000 (cinco mil) associados, e sua receita é oriunda basicamente, de uma ANUIDADE de R$90,00, paga pelo associado. Sendo uma entidade sem fins lucrativos, o Clube vem procurando obter subvenções de órgãos públicos ou da iniciativa privada, o que permitiria um significativo incremento de suas atividades. Dentre as diversas atividades desenvolvidas pelo Clube em benefício de seus associados (biblioteca, cursos de informática, teclado, idiomas, ginástica, yoga, oficinas de dança, etc.), destaca-se os planos de saúde mantidos em parceria com a UNIMED. É por demais sabido das dificuldades, e até mesmo impossibilidade, de uma pessoa em idade avançada, conseguir hoje um plano de saúde em qualquer operadora do ramo, e, se vem a conseguir, é por um custo proibitivo. Pois bem: procurando sanar o problema, nosso Clube em convênio firmado com a UNIMED, uma das operadoras mais conceituada do mercado, disponibiliza a seus associados e dependentes, (até 30 anos, filhos e netos) em qualquer faixa etária, planos de saúde coletivos (Empresarial), sem nenhuma burocracia e a um custo razoável, bem inferior a qualquer plano individual. Tal fato, sem dúvida, faz a diferença do clube da Maturidade em relação às demais entidades voltadas para o segmento. Assim, você que possui idade igual ou superior a 50 anos, junte-se a nós.
    Iate Clube Icaraí, Sudeste Brasil
  Estrada Leopoldo Froes, 450 - Icaraí - Niterói, RJ           
O indeferimento de quatro propostas para ingresso no quadro social do Iate Clube Brasileiro e a vontade de fundar um grande clube foram os fatos principais que possibilitaram a germinação daquela semente abençoada, dando origem à grande potência que é hoje, 68 anos depois, o nosso Iate Clube Icaraí - ICI, para os íntimos.
É que, em 1935, dois grandes velejadores, os jovens estudantes Átila Faria e Hélio Lemos Duarte, haviam preenchido a proposta do Iate Clube Brasileiro, então freqüentado apenas por alemães, para que fossem aceitos como sócios.
    Clube Monte Líbano, Sudeste Brasil
  Av. Borges de Medeiros, 701 - Leblon - Rio de Janeiro, RJ           
O Clube Monte Líbano foi fundado em setembro de 1946 com edificação tombada pela municipalidade por sua imagem cultural e arquitetônicas. Esta situado na Av. Borges de Medeiros, 701 ocupando área de 22 mil m2 num dos pontos mais nobres do Leblon – zona sul do Rio de Janeiro. Nas décadas de 60 a 80, seus salões protagonizaram aos cariocas e visitantes animados bailes carnavalescos com repercussão no Brasil e exterior. Os desfiles de fantasias realizados em seus salões, com marcante presença de estilistas famosos e gente do meio artístico, que, independente de prêmios e honrarias, emprestavam sua arte nos quesitos de originalidade e luxo para serem exibidos por emissoras de tv’s, que exibiam em tempo real, para todo o país, a grandiosidade do espetáculo. O Clube oferece aos seus associados diversificada atividade social, cultural, esportiva e de lazer.
    PARANÁ Clube, Sul Brasil
  Av. Pres Kennedy, 2377 - Curitiba, PR           
A história do Paraná Clube é muito bonita, por retratar em sua amplitude, a união. Em 1.989 os dirigentes do Colorado Esporte Clube e do Esporte Clube Pinheiros se reuniram para dar um passo inovador no cenário brasileiro: juntar as forças das duas instituições para formar uma nova e promissora potência. Nasceu assim, o Paraná Clube, um dos mais importantes fatos da recente história do esporte nacional.
Essa junção trazia para o futebol o mesmo conceito usado no âmbito dos negócios no mundo todo: as fusões empresariais que unem ex-concorrentes para, juntos, conquistarem ainda mais mercado. Entre os exemplos mais bem-sucedidos estão a Sony Ericsson, internacionalmente, e no Brasil a Ambev.
Conquistas importantes que colocam o Paraná entre os maiores clubes do Brasil e das Américas, fato que pode ser comprovado pelas disputas de importantes competições internacionais como a Copa Conmebol, Sulamericana e Libertadores da América, em anos recentes.
    CSA, Nordeste Brasil
   - Maceió, AL           
Um grupo de desportistas, liderado por Jonas Oliveira, se reuniu com o objetivo de criar uma agremiação. Nomeado Centro Sportivo Sete de Setembro, em referência ao seu dia de fundação, o Centro Sportivo fora instituído em 1913, na Sociedade Perseverança e Auxiliar dos Empregados no Comércio. O clube dispunha de um ótimo corpo de lutadores de boxe, luta romana, além de levantamento de peso, lançamento de dardo e disco, e esgrima O primeiro jogo foi contra uma equipe formada por alagoanos que estudavam em Recife e os azulinos venceram por 3 a 0.
    AVAI Futebol Clube, Sul Brasil
   - Santa Catarina, SC           
    Esporte Clube VITÓRIA, Nordeste Brasil
  Avenida Otávio Mangabeira, 3900 - Jardim Armação - Salvador, BA           
O título acima é um trecho do hino do clube. Disso, muitos sabem. Mas, o que esta frase quer dizer? Pergunta densa, uma vez que ser um nome na história, no caso do Vitória, não é mera expressão poética ou algo que os registros devem preservar. Inicialmente, podemos entender como um simbolismo. Para a Bahia e para o esporte o Vitória é, inquestionavelmente, um nome importantíssimo na história. Mais que uma tradição no meio social e esportivo, este grupo representa valores e é capaz de definir a própria cidade da Bahia.
Fundado em 13 de maio de 1899, foi o primeiro clube social do Estado fundado por brasileiros. Antes dele, apenas os ingleses haviam feito isso, mesmo assim num projeto que durou pouco tempo.
    GOIÁS Esporte Clube, Centro-Oeste Brasil
  Av. Edmundo Pinheiro de Abreu nº 721 - Setor Bela Vista - Goiânia, GO           
Goiânia ainda não havia completado 10 anos de idade quando um grupo de amigos se reunia na casa dos irmãos Lino e Carlo Barsi para discutir a criação de um novo clube de futebol. Incomodada com a barulheira, a matriarca da família Barsi sugeriu que os jovens transferissem a reunião para a calçada, do lado de fora da casa. Foi então que os visionários esmeraldinos, debaixo de um poste de luz, deram o pontapé inicial a um sonho chamado Goiás Esporte Clube.
O clube sobreviveu por mais de 20 anos com poucas conquistas e uma torcida pequena. Dizia-se que o Goiás tinha apenas 33 torcedores. Este cenário mudaria radicalmente a partir de 1966, quando o Alviverde conquistou o primeiro título estadual. Com o passar do tempo, o Periquito foi alçando vôos mais longos. Na década de 1970, surgiu com regularidade no cenário nacional e, nos anos 2000, começou a construir sua recente, porém brilhante, história internacional.
    Esporte Clube BAHIA, Nordeste Brasil
   - Bahia, BA           
No dia 8/12/1930, dia de Nossa Senhora da Conceição da Praia, os ex-jogadores do Clube Bahiano de Tênis Carlos Koch, Eugênio Walter (Guarany) Fernando Tude e Júlio Almeida; e Waldemar de Azevedo, ex-Associação Atlética da Bahia, num encontro casual no Cabaré do Jokey, em Salvador, discutem a formação de um novo time de futebol.
- O grupo está sem poder praticar o esporte que amam porque as agremiações que defendiam resolveram acabar com os departamentos de futebol no corrente ano.
- No dia 12/12, mais de 70 pessoas, a maioria ex-atletas da AAB e do Bahiano, reúnem-se para definir os rumos do novo clube. A assembléia é presidida por Otávio Carvalho e secretariada por Fernando Tude e Aroldo Maia.
- Naquela reunião, são definidas as cores da Bahia para o novo clube – uniforme com a camisa branca e o calção azul com uma faixa vermelha na cintura. Otávio Carvalho é nomeado presidente provisoriamente.
    CORITIBA Foot Ball Club, Sul Brasil
   - Paraná, PR           
A tradição coxa-branca é muito maior que qualquer escolha, é cada dia de vida deste amado Clube e sua torcida. Tradição de lembranças, recordações de avós, pais e filhos nas arquibancadas e escadas do Couto Pereira; das gerações ensinando a ser grande torcendo pelo Coritiba Foot Ball Club. Um singelo e grandioso sentimento. Tradição coxa-branca é o sangue daqueles descendentes germânicos. É o retrato do sonho de italianos, poloneses, japoneses e africanos; deste povo curitibano com suas manias e peculiaridades. É parte do Brasil, o país do futebol; é parte do mundo.
Tradição coritibana é o reconhecimento nacional, internacional; o reconhecimento do estado e sua capital. O reconhecimento que torcer por este Clube, nossas raízes, nosso sangue, nossa família é maior que qualquer coisa.
    Clube ATLÉTICO PARANAENSE, Sul Brasil
  Rua Petit Carneiro, 57 - Água Verde - Curitiba, PR           
O Atlético Paranaense tem 84 anos de uma rica história de dedicação e amor ao futebol. A tradição mística da camisa rubro-negra contagiou uma nação de fanáticos torcedores, conquistou muitos títulos e atravessou fronteiras em busca da disseminação cada vez maior da paixão atleticana.
    Sport Club INTERNACIONAL, Sul Brasil
  Avenida Padre Cacique, 891 - Porto Alegre, RS           
A origem do Sport Club Internacional está associada a três integrantes da família Poppe: Henrique (foto ao lado), José e Luis. Eles chegaram a Porto Alegre, em 1908, vindos de São Paulo, e logo abriram uma loja. A capital gaúcha se modernizava e progredia rapidamente. Desde o fim do século XIX, possuía fábricas de máquinas, tecidos, móveis e cerveja; há quatro anos os bondes elétricos tinham substituído os puxados a burro; acabava-se de instalar iluminação elétrica em todas as ruas do centro; e a população havia saltado de 73 000 habitantes em 1900 para 120 000 naquele ano de 1908.
Difícil mesmo para os Poppe foi serem aceitos como sócios em algum clube da cidade. Jovens de 20 e poucos anos, eles queriam praticar esportes, de preferência o futebol. Mas o Grêmio, que já existia há seis anos, se fechou para eles. E também os clubes de remo, de tiro, de tênis. A desculpa era sempre a mesma: gente recém chegada, pouco conhecida. A dificuldade que Poppe encontrou acabou servindo de motivação para a criação de um novo clube em Porto Alegre, o centenário Sport Club Internacional.
    CRB, Nordeste Brasil
   - Pajuçara - Maceió, AL           
O mais conhecido por CRB (se pronuncia Cê Erre Bê ou Ce Rê Bê) é um clube esportivo brasileiro do estado de Alagoas. O CRB é hoje é o maior time de Alagoas. A sua sede fica localizada no belíssimo bairro da Pajuçara na cidade de Maceió.
A principal atividade é o futebol. É o maior representante alagoano no cenário futebolístico nacional. A história de suas participações em competições nacionais o fez o maior clube do Estado, já que ocupa a 37ª colocação no ranking oficial da CBF, muito à frente dos rivais locais. A sua torcida é numerosa e fiel.
O CRB destaca-se também como um dos maiores clubes de vôlei do Brasil, com hegemonia absoluta nos cenários feminino e masculino locais, tendo conquistando o maior feito em 1969, ao sagrar-se campeão sul-americano feminino em Santiago do Chile. O clube ainda possui títulos de basquete, futsal, handebol, entre outras modalidades esportivas.
    Centro Cultural 25 de Julho, Sul Brasil
  Rua Antiocho Pereira, 208 - Porto União - Porto União, SC           
A data de 25 de julho marca a chegada da imigração alemã ao Brasil. Era o ano de 1824. No ano de 1952, descendentes desta etnia se reuniram e decidiram fundar uma sociedade. Assim nasceu o Centro Cultural 25 de Julho em Porto União - SC. Seu primeiro presidente foi Egon Bieberbach, com mandato de 1952 a 1958.