Uma instituição pública de Ensino Superior com sede em Niterói, no Estado do Rio de Janeiro. Foi criada pela Lei nº 3.848, de 18 de dezembro de 1960, com o nome de Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UFERJ), a partir da integração de faculdades no município de Niterói. A Lei nº 4.831, de 5 de novembro de 1965, oficializou o nome atual, Universidade Federal Fluminense. É considerada um dos principais centros de excelência no Brasil e no mundo, com diversos cursos recebendo conceitos máximos no Provão e no Enade. Fonte: pt.wikipedia.org
A Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória (EMESCAM) iniciou suas atividades em março de 1968, revolucionando o ensino de Medicina e a formação de Médicos no Espírito Santo. Hoje, com mais de três mil médicos formados atuando em vários Estados brasileiros, a EMESCAM é uma das mais respeitadas Faculdades de Medicina do Brasil, se tornando não mais uma alternativa, mas uma referência para aqueles que pretendem seguir a carreira Médica.
Ao completar 100 anos, a SBI pode dar o balanço do que é a sua vida como instituição, no que marca a sua diferença, a sua "idéia de obra" ou a sua imagem, de um país de memória fraca e de imaginário estereotipado. Até os anos 20, a SBI - mantenedora da Universidade Candido Mendes - se identificava, na prática com o desenvolvimento da Academia de Comércio do Rio de Janeiro, ou, na corruptela em que chegava ao povo a "Esculimia do Candido Mendes ". Nasciam as duas entidades em 1902, ambas pioneiras. Uma, a desdobrar pela primeira vez no país e para as classes médias em começo de expansão, a idéia de um curso profissional. Fugia-se ao padrão das clássicas carreiras liberais do amadorismo das atividades clássicas de balcão de mercancias no Rio de Janeiro ainda mofino, às vésperas da grande explosão urbana do Prefeito Passos.
Os eventos educacionais podem ser considerados um valioso e eficaz instrumento de intercambio. Capacitam profissionais para atuar com competência no compromisso de suas funções. Diante destas constatações nasceu o Instituto Pedagógico de Vitória fundada em 09 de Julho de 2002, se destina a atender a esses profissionais oferecendo cursos nas áreas de: Atualização, Especialização, Capacitação e Qualificação.
Estamos aumentando a capacidade de informatização do nosso escritório, e melhorando ainda mais nossos serviços, nos atualizando nos aspectos profissionais, a fim de ampliar a base de clientes.
A Universidade Candido Mendes é a instituição de ensino superior privado mais tradicional do país. Está completando 105 anos de vida. A primeira universidade vocacionada às ciências sociais e humanas do Brasil. Uma história de vida pela educação que fez e faz parte da história de milhares de estudantes, acadêmicos e profissionais.
As unidades da Universidade Candido Mendes promovem cursos de graduação plena, seqüencial de formação específica, tecnológicos, pós-graduação lato e stricto sensu, além de manter curso de extensão e especialização, atividades de cunho social, de pesquisas e de estudos nas ciências sociais aplicadas.
A Faculdade Salesiana de Vitória, credenciada pela Port. 569/MEC de 03/05/00, é mantida por uma sociedade civil, sem fins lucrativos, a Inspetoria São João Bosco. Essa Inspetoria, de assistência social e beneficência, de caráter educativo e cultural, é mantenedora de diversas obras educacionais nos Estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais, Goiás, Distrito Federal e Espírito Santo. Em Vitória, é também mantenedora dos Colégio Salesianos, no Forte São João e em Jardim Camburi, do Oratório Festivo e do Centro Salesiano do Menor.
A Univap é a única instituição de ensino do Vale do Paraíba a abranger todas as etapas da formação educacional do ser humano, isto é, desde a Educação Infantil, Ensino Fundamental, Médio e Técnico, seguida pela Graduação, nas modalidades de Bacharelado, Licenciatura e Tecnologia, até a Pós-Graduação Lato Sensu, nas modalidades de Atualização, Extensão e Especialização e a Pós-Graduação Stricto Sensu, nas modalidades de Mestrado e Doutorado.
Com sua sede principal localizada na cidade de São José dos Campos, interior de São Paulo, a FVE/Univap possui na atualidade, neste mesmo município, os campi Centro, Urbanova e Aquarius; na cidade de Jacareí, o Campus Villa Branca; em Caçapava, o campus Caçapava e em Campos do Jordão, o campus Platanus.
Símbolo maior da cultura paranaense, a Universidade demonstra sua importância e excelência através dos cursos de graduação, especialização, mestrado e doutorado, além de suas áreas de extensão e pesquisa.
A responsabilidade social da universidade, enquanto instituição pública, também é valorizada em suas ações perante a comunidade paranaense.
A idéia da criação da Universidade de Fortaleza, concebida pelo industrial Edson Queiroz, empresário já estabelecido no ramo da agropecuária, gás, indústria metalúrgica e telecomunicações, deu-se em um contexto de expectativas e apreensão nos idos de 1970, quando o Brasil enfrentava uma das maiores crises no ensino superior devido à reduzida oferta de vagas.
No Ceará o quadro não era diferente: o número de vagas nos poucos cursos universitários era ofertado apenas por duas instituições públicas. A evasão de muitos jovens para outros estados, em busca da complementação de seus estudos, era inevitável, pois nos grandes centros urbanos outras instituições de ensino superior acenavam com acolhida às suas aspirações.
Há 40 anos, a Universidade Ibirapuera oferece bases sólidas das experiências adquiridas no passado, práticas da realidade atual e atenção às oportunidades futuras ao formar seus profissionais. O objetivo é formar líderes: aqueles que são capazes de inventar a mudança e propor soluções.
Os anos de história revelam que os milhares de alunos, funcionários e professores estão envolvidos em um projeto educacional inovador e voltado para a formação de líderes, com base nas exigências do mercado e nos valores sociais.
A Fundação Universidade Federal do Piauí (FUFPI) foi instituída nos termos Lei nº 5.528, de 11 de novembro de 1968 e oficialmente instalada em 12 de março de 1971, com o objetivo de criar e manter a UFPI.
A FUFPI é constituída por um Conselho Diretor, composto por sete membros efetivos, nomeados pelo Presidente da República. O Presidente do Conselho Diretor da FUFPI é, também, o Reitor da UFPI.
A UFPI possui três campi: Campus Ministro Petrônio Portella, em Teresina; Campus Ministro Reis Veloso, em Parnaíba; e, Campus do Junco, em Picos, além de três Colégios Agrícolas (Teresina, Floriano e Bom Jesus).
A Universidade Federal do Maranhão tem sua origem na antiga Faculdade de Filosofia de São Luís do Maranhão, fundada em 1953, por iniciativa da Academia Maranhense de Letras, da Fundação Paulo Ramos e da Arquidiocese de São Luís. Embora inicialmente sua mantenedora fosse aquela Fundação, por força da Lei Estadual n.º 1.976 de 31/12/59 dela se desligou e, posteriormente, passou a integrar a Sociedade Maranhense de Cultura Superior- SOMACS, que fora criada em 29/01/56 com a finalidade de promover o desenvolvimento da cultura do Estado, inclusive criar uma Universidade Católica.
Uma conquista histórica do povo cearense. Nos últimos anos, cresceu, consolidou-se como Universidade de grande porte e tornou-se referência regional em termo qualitativo.
Conheça a Universidade Federal do Ceará, um inalienável patrimônio científico e cultural com extraordinária contribuição prestada ao desenvolvimento socio-econômico do Ceará e do Nordeste.
Desde sua criação e ao longo de toda sua história, a UFPB vem cumprindo papel fundamental na promoção do ensino, da pesquisa e da extensão. Na esfera da educação superior, a UFPB tem o reconhecimento social como resultado de sua histórica contribuição, tanto para o avanço científico e tecnológico regional, quanto para a formação de quadros profissionais de excelência para o Estado da Paraíba e para o restante do país, com destaque para a Região Nordeste.
Uma universidade pública mantida pela FUNEDUCE - Fundação Educacional do Estado do Ceará, atualmente com mais de 20 mil alunos em todo o estado. É uma das maiores universidades do Ceará. Fonte: pt.wikipedia.org
Originou-se da primeira Escola Superior Católica da região, a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Manoel da Nóbrega, fundada em 1943, pela Província dos Jesuítas do Nordeste.
Em seu desenvolvimento, a Universidade conheceu incorporação, agregação ou criação de Faculdades, Institutos ou Escola Superior, até aplicar, em 1974, a reforma universitária, preconizada em lei, adotando o modelo ternário homogêneo de Reitoria, Centros e Departamentos.
A PRIMEIRA UNIVERSIDADE BRASILEIRA, pois originou-se da Escola Universitária Livre de Manáos, criada em 17 de janeiro de 1909. Mesmo com a extinção da Escola, permaneceu a Faculdade de Direito, que deu continuidade ao modelo da atual UFAM. O fato foi registrado em 1995 no "Guinness Book", o livro dos recordes.
A UPF é uma universidade comunitária conforme os termos do artigo 213 da Constituição Federal, além de também ser filantrópica. Todas as suas ações baseiam-se em três pontos fundamentais: ensino, pesquisa e extensão. Com estrutura democrática e autônoma, ela não está vinculada a confissões religiosas, órgãos públicos ou agremiações e sua arrecadação é reinvestida na própria instituição. Os professores, junto aos alunos e funcionários, escolhem os reitores através de eleição direta a cada quatro anos.
A Universidade Estadual do Maranhão - UEMA, instituição estadual de ensino superior, teve sua origem na Federação das Escolas Superiores do Maranhão - FESM.
A FESM foi criada pela Lei 3.260 de 22 de agosto de 1972, para coordenar e integrar os estabelecimentos isolados do sistema educacional superior do Maranhão. Constituída inicialmente por quatro unidades de ensino superior: Escola de Administração, Escola de Engenharia, Escola de Agronomia e faculdade de Caxias, a FESM incorporou, em 1975, a Escola de de Medicina Veterinária e em 1979, a Faculdade de Educação de Imperatriz.
Uma instituição centenária, reconhecida nacional e internacionalmente. Ministra cursos em todas as áreas do conhecimento e em todos os níveis, desde o Ensino Fundamental até a Pós-Graduação.
A qualificação do seu corpo docente, composto na sua maioria por mestres e doutores, a atualização permanente da infra-estrutura dos laboratórios e bibliotecas, o incremento à assistência estudantil, bem como a priorização de sua inserção nacional e internacional são políticas em constante desenvolvimento.