Home
America do Sul
 Brasil
Sudeste Brasil
Nordeste Brasil
    Centro-Oeste Brasil
Sul Brasil

Brasil Clubes Recreativos

    Pampulha Iate Clube Pampulha, Sudeste Brasil

  Rua Ilha Grande, 555 - Pampulha - Belo Horizonte, MG           
Foi numa Belo Horizonte do final da década de 50, quando a alta sociedade mineira se dividia entre o Country, o Automóvel Clube e o Minas Tênis, que surgiu a idéia de se formar um novo clube na cidade. Não deveria ser apenas um clube que reunisse a Classe A, mas que se tornasse conhecido nacionalmente pela importância social. Um clube diferente de todos os demais, inclusive no espaço físico, e que garantisse lazer, esporte e recreação de qualidade. A obra seria imponente e reuniria três grandes mestres: Burle Max, Oscar Niemeyer e Cândido Portinari (o painel intitulado Peixes, que se encontra na sede da Pampulha, foi a última obra do pintor). O local escolhido possuía dimensões de 300m de frente para a lagoa da Pampulha, perfazendo uma área de 44.000 m2 . Um projeto arrojado, de grandes proporções e que teve o apoio de todos, desde o governador Magalhães Pinto ao prefeito Aminthas de Barros e demais vereadores. Enquanto era deflagrada a campanha de venda de cotas, a cidade aguardava ansiosa a inauguração do novo clube, que aconteceu no reveillon de 1961, com a presença de 20 mil pessoas, entre elas o então senador Juscelino Kubitscheck, paraninfo da cerimônia. Foi uma festa glamourosa, de beleza ímpar. Por muitos dias, os grandes jornais deram a mesma notícia: "... foi inaugurado o maior e mais luxuoso clube do Brasil, o PIC". Dotado de arrojada infra-estrutura, seu padrão de atendimento é voltado para as pessoas que exigem o melhor. No PIC, lazer com qualidade é mais que uma meta, é um estilo de vida. A satisfação dos nossos associados é a razão do empenho na constante busca da excelência e da qualidade total dos serviços.
    Ceres Futebol Clube, Sudeste Brasil
  Rua da Chita, 638 - Bangú - Rio de Janeiro, RJ           
O Ceres Futebol Clube foi fundado em 10 de Julho de 1933, por marinheiros do 1º Distrito Naval, que residiam na Rua Ceres, em Bangu, na cidade do Rio de Janeiro, como um clube amador de futebol. Na década de 1980, o Ceres filiou-se à Federação De Futebol do Estado do Rio de Janeiro(FERJ) para a disputa do Departamento Autônomo, que hoje em dia é conhecido como Campeonato Amador da Capital. Em 1985, o Ceres FC sagrou-se campeão do D.A. e, em 1986, sagrou-se Vice-Campeão. Em 1997, o Ceres fez uma brilhante participação na Segunda Divisão, sendo o campeão do 1º turno da segunda fase, classificando-se para a grande final, não passando pelo Friburguense. Visite também: http//:ceresfc.blogspot.com e, conheça um pouco mais da história do clube.
    CRB, Nordeste Brasil
   - Pajuçara - Maceió, AL           
O mais conhecido por CRB (se pronuncia Cê Erre Bê ou Ce Rê Bê) é um clube esportivo brasileiro do estado de Alagoas. O CRB é hoje é o maior time de Alagoas. A sua sede fica localizada no belíssimo bairro da Pajuçara na cidade de Maceió.
A principal atividade é o futebol. É o maior representante alagoano no cenário futebolístico nacional. A história de suas participações em competições nacionais o fez o maior clube do Estado, já que ocupa a 37ª colocação no ranking oficial da CBF, muito à frente dos rivais locais. A sua torcida é numerosa e fiel.
O CRB destaca-se também como um dos maiores clubes de vôlei do Brasil, com hegemonia absoluta nos cenários feminino e masculino locais, tendo conquistando o maior feito em 1969, ao sagrar-se campeão sul-americano feminino em Santiago do Chile. O clube ainda possui títulos de basquete, futsal, handebol, entre outras modalidades esportivas.
    Jurujuba Iate Clube, Sudeste Brasil
  Rua Lauro Sodré, s/n - Jurujuba - New York,            
O JIC reativou a sua escola de vela. Reformou os espaços essenciais para o laser, tais como a Boate Mada e o parque infantil. Disponibilizou "lan house" e "wireless".
    Clube Americano, Sudeste Brasil
  Av. Rio Branco, 123 21º andar - Centro - Rio de Janeiro, RJ           
O Clube Americano foi fundado em 1955, por um grupo de americanos residentes no Rio. Hoje, seu corpo de associados conta com pessoas físicas e jurídicas de diferentes nacionalidades.
É um local onde se pode almoçar, realizar reuniões e almoços fechados, cafés da manhã, eventos, com total privacidade no Centro do Rio de Janeiro.
O Clube Americano dispõe dos restaurante Phenix e The Girll, que funcionam de segunda a sexta-feira, no horário comercial. Com decoração de bom gosto e requinte, é o local certo para aqueles que valorizam ambientes refinados e atendimento individualizado
    LOB Academia de Tênis, Sudeste Brasil
  Rua Stefan Zweig, 290 - Laranjeiras - Rio de Janeiro, RJ           
A LOB Academia de Tênis, foi fundada em 1977 com apenas 04 quadras e desde então não parou de crescer. Oferece hoje 11 quadras de tênis, sauna masculina e feminina, ginástica , musculação, equipe de competição, personal trainer, preparação física para atletas de competição e amplo estacionamento. Funciona como um clube, isto é, todas as pessoas que quiserem frequentar suas dependências e usar seus serviços terão de pagar uma mensalidade que varia conforme a categoria do sócio.
    Paissandu Atlético Clube, Sudeste Brasil
  Av. Afrânio de Melo Franco, 330 - Leblon - Rio de Janeiro, RJ           
A primeira semente do Paissandu Atlético Clube foi originalmente concebida por um grupo de jovens ingleses apaixonados pela pratica de esporte que , criaram uma agremiação chamada Rio Cricket Club, num terreno alugado na Rua Berquó, atual Rua General Polidoro, em Botafogo. Após vários anos alternando bons momentos com etapas muito difíceis, o Clube inaugura sua sede social em 1963, projetada por Rolf Hütner e inspirada nas formas de Oscar Niemeyer. Com a nova sede, a vida social do clube ganha nova vida. Em 2005, o Paissandu comemorou 133 anos de uma história de persistência, amizade e amor ao esporte. Apesar da origem inglesa, hoje o Paissandu é um clube brasileiro, que congrega em seu quadro social pessoas de diversas nacionalidades, que convivem em um ambiente familiar e de total harmonia.
    Veteran Car Club do Brasil-RJ, Sudeste Brasil
  Rua Darke de Mattos - Higienópolis - Rio de Janeiro, RJ           
O Veteran Car Club do Brasil-RJ nasceu do sonho de alguns apaixonados pelo automóvel antigo com a necessidade de transformar aquele sentimento comum de amor em uma atitude que demonstrasse a seriedade que estes tratavam os seus "brinquedos". Assim, construíram uma sociedade sem fins lucrativos, tendo como principais objetivos, a restauração, manutenção e a preservação da memória automobilística nacional. Os associados assumem o compromisso de perseguir a manutenção dos automóveis nas características estritamente originais.
    Club Med Rio das Pedras, Sudeste Brasil
  Rua Lauro Muller, 116 sala 3801 - Botafogo - Rio de Janeiro, RJ           
Em 1950, Gerard Blitz, campeão de water pólo, então com 38 anos, registrou um conceito revolucionário no setor de entretenimento e lazer - a rede francesa Club Mediterranée, proporcionando a um seleto grupo de pessoas a desfrutar férias em um novo estilo para desenvolver o gosto pela vida ao ar livre e a prática de esportes. Construiu o 1º Club Med na praia rústica de Alcudia, Ilhas Baleares, Maiorca, Espanha.
Há mais de 50 anos, o Club Med reinventa sem cessar a alquimia da felicidade. Atualmente, com 80 Villages ao redor do mundo, oferece um ambiente propício à descoberta de alegria, livre e simples; enfim, sonhar, rir, brincar, compartilhar, descobrir, contemplar, em locais paradisíacos.
Na América do Sul, três Unidades: Rio das Pedras, Trancoso e Itaparica.
O Village Rio das Pedras está localizado entre o mar e a Mata Atlântica, em Mangaratiba, a 120 km. Do Rio de Janeiro. Dotado de 324 quartos distribuídos entre vários Solares, Apartamentos Club e Apartamentos Deluxe Familiar. Estrutura completa de lazer e esportes, acolhendo crianças de todas as idades com monitoramento a partir de 4 anos.
    CORITIBA Foot Ball Club, Sul Brasil
   - Paraná, PR           
A tradição coxa-branca é muito maior que qualquer escolha, é cada dia de vida deste amado Clube e sua torcida. Tradição de lembranças, recordações de avós, pais e filhos nas arquibancadas e escadas do Couto Pereira; das gerações ensinando a ser grande torcendo pelo Coritiba Foot Ball Club. Um singelo e grandioso sentimento. Tradição coxa-branca é o sangue daqueles descendentes germânicos. É o retrato do sonho de italianos, poloneses, japoneses e africanos; deste povo curitibano com suas manias e peculiaridades. É parte do Brasil, o país do futebol; é parte do mundo.
Tradição coritibana é o reconhecimento nacional, internacional; o reconhecimento do estado e sua capital. O reconhecimento que torcer por este Clube, nossas raízes, nosso sangue, nossa família é maior que qualquer coisa.
    CSA, Nordeste Brasil
   - Maceió, AL           
Um grupo de desportistas, liderado por Jonas Oliveira, se reuniu com o objetivo de criar uma agremiação. Nomeado Centro Sportivo Sete de Setembro, em referência ao seu dia de fundação, o Centro Sportivo fora instituído em 1913, na Sociedade Perseverança e Auxiliar dos Empregados no Comércio. O clube dispunha de um ótimo corpo de lutadores de boxe, luta romana, além de levantamento de peso, lançamento de dardo e disco, e esgrima O primeiro jogo foi contra uma equipe formada por alagoanos que estudavam em Recife e os azulinos venceram por 3 a 0.
    PARANÁ Clube, Sul Brasil
  Av. Pres Kennedy, 2377 - Curitiba, PR           
A história do Paraná Clube é muito bonita, por retratar em sua amplitude, a união. Em 1.989 os dirigentes do Colorado Esporte Clube e do Esporte Clube Pinheiros se reuniram para dar um passo inovador no cenário brasileiro: juntar as forças das duas instituições para formar uma nova e promissora potência. Nasceu assim, o Paraná Clube, um dos mais importantes fatos da recente história do esporte nacional.
Essa junção trazia para o futebol o mesmo conceito usado no âmbito dos negócios no mundo todo: as fusões empresariais que unem ex-concorrentes para, juntos, conquistarem ainda mais mercado. Entre os exemplos mais bem-sucedidos estão a Sony Ericsson, internacionalmente, e no Brasil a Ambev.
Conquistas importantes que colocam o Paraná entre os maiores clubes do Brasil e das Américas, fato que pode ser comprovado pelas disputas de importantes competições internacionais como a Copa Conmebol, Sulamericana e Libertadores da América, em anos recentes.
    GOIÁS Esporte Clube, Centro-Oeste Brasil
  Av. Edmundo Pinheiro de Abreu nº 721 - Setor Bela Vista - Goiânia, GO           
Goiânia ainda não havia completado 10 anos de idade quando um grupo de amigos se reunia na casa dos irmãos Lino e Carlo Barsi para discutir a criação de um novo clube de futebol. Incomodada com a barulheira, a matriarca da família Barsi sugeriu que os jovens transferissem a reunião para a calçada, do lado de fora da casa. Foi então que os visionários esmeraldinos, debaixo de um poste de luz, deram o pontapé inicial a um sonho chamado Goiás Esporte Clube.
O clube sobreviveu por mais de 20 anos com poucas conquistas e uma torcida pequena. Dizia-se que o Goiás tinha apenas 33 torcedores. Este cenário mudaria radicalmente a partir de 1966, quando o Alviverde conquistou o primeiro título estadual. Com o passar do tempo, o Periquito foi alçando vôos mais longos. Na década de 1970, surgiu com regularidade no cenário nacional e, nos anos 2000, começou a construir sua recente, porém brilhante, história internacional.
    Esporte Clube VITÓRIA, Nordeste Brasil
  Avenida Otávio Mangabeira, 3900 - Jardim Armação - Salvador, BA           
O título acima é um trecho do hino do clube. Disso, muitos sabem. Mas, o que esta frase quer dizer? Pergunta densa, uma vez que ser um nome na história, no caso do Vitória, não é mera expressão poética ou algo que os registros devem preservar. Inicialmente, podemos entender como um simbolismo. Para a Bahia e para o esporte o Vitória é, inquestionavelmente, um nome importantíssimo na história. Mais que uma tradição no meio social e esportivo, este grupo representa valores e é capaz de definir a própria cidade da Bahia.
Fundado em 13 de maio de 1899, foi o primeiro clube social do Estado fundado por brasileiros. Antes dele, apenas os ingleses haviam feito isso, mesmo assim num projeto que durou pouco tempo.
    FIGUEIRENSE Futebol Clube, Sul Brasil
   - Santa Catarina, SC           
A história do alvinegro está associada aos sonhos de um jovem desportista e seu grupo de amigos, que além de entusiastas do remo e do futebol, são motivados pelo desejo comum de criar um novo clube de futebol para a capital. No início do século XX esse jovem ousado, passou a propagar entre seus amigos e demais simpatizantes do futebol, a idéia de criação de um novo clube de futebol na capital dos catarinenses, justamente no momento em que o futebol de Florianópolis e região apresentava-se em declínio com o desaparecimento de algumas agremiações.
Foi da determinação e ideal de Jorge Albino Ramos que nasceu a idéia de fundar o Figueirense Futebol Clube. A única coisa que ele não previa na época, é que o recém fundado, mais tarde pudesse se tornar o mais vezes campeão do estado e uma das forças do futebol brasileiro. Seu primeiro passo foi conquistar a simpatia de seus conterrâneos e igualmente admiradores do futebol, que naquela época já contava com vários clubes no País, especialmente nas capitais dos principais estados. Os parceiros iniciais que formaram um seleto grupo, que tinha em comum, a paixão pelo futebol, foram: Balbino Felisbino da Silva, Domingos Joaquim Veloso e João Savas Siridakis.
    Clube ATLÉTICO PARANAENSE, Sul Brasil
  Rua Petit Carneiro, 57 - Água Verde - Curitiba, PR           
O Atlético Paranaense tem 84 anos de uma rica história de dedicação e amor ao futebol. A tradição mística da camisa rubro-negra contagiou uma nação de fanáticos torcedores, conquistou muitos títulos e atravessou fronteiras em busca da disseminação cada vez maior da paixão atleticana.
    AVAI Futebol Clube, Sul Brasil
   - Santa Catarina, SC           
    Esporte Clube BAHIA, Nordeste Brasil
   - Bahia, BA           
No dia 8/12/1930, dia de Nossa Senhora da Conceição da Praia, os ex-jogadores do Clube Bahiano de Tênis Carlos Koch, Eugênio Walter (Guarany) Fernando Tude e Júlio Almeida; e Waldemar de Azevedo, ex-Associação Atlética da Bahia, num encontro casual no Cabaré do Jokey, em Salvador, discutem a formação de um novo time de futebol.
- O grupo está sem poder praticar o esporte que amam porque as agremiações que defendiam resolveram acabar com os departamentos de futebol no corrente ano.
- No dia 12/12, mais de 70 pessoas, a maioria ex-atletas da AAB e do Bahiano, reúnem-se para definir os rumos do novo clube. A assembléia é presidida por Otávio Carvalho e secretariada por Fernando Tude e Aroldo Maia.
- Naquela reunião, são definidas as cores da Bahia para o novo clube – uniforme com a camisa branca e o calção azul com uma faixa vermelha na cintura. Otávio Carvalho é nomeado presidente provisoriamente.
    Sport Club INTERNACIONAL, Sul Brasil
  Avenida Padre Cacique, 891 - Porto Alegre, RS           
A origem do Sport Club Internacional está associada a três integrantes da família Poppe: Henrique (foto ao lado), José e Luis. Eles chegaram a Porto Alegre, em 1908, vindos de São Paulo, e logo abriram uma loja. A capital gaúcha se modernizava e progredia rapidamente. Desde o fim do século XIX, possuía fábricas de máquinas, tecidos, móveis e cerveja; há quatro anos os bondes elétricos tinham substituído os puxados a burro; acabava-se de instalar iluminação elétrica em todas as ruas do centro; e a população havia saltado de 73 000 habitantes em 1900 para 120 000 naquele ano de 1908.
Difícil mesmo para os Poppe foi serem aceitos como sócios em algum clube da cidade. Jovens de 20 e poucos anos, eles queriam praticar esportes, de preferência o futebol. Mas o Grêmio, que já existia há seis anos, se fechou para eles. E também os clubes de remo, de tiro, de tênis. A desculpa era sempre a mesma: gente recém chegada, pouco conhecida. A dificuldade que Poppe encontrou acabou servindo de motivação para a criação de um novo clube em Porto Alegre, o centenário Sport Club Internacional.
    Centro Cultural 25 de Julho, Sul Brasil
  Rua Antiocho Pereira, 208 - Porto União - Porto União, SC           
A data de 25 de julho marca a chegada da imigração alemã ao Brasil. Era o ano de 1824. No ano de 1952, descendentes desta etnia se reuniram e decidiram fundar uma sociedade. Assim nasceu o Centro Cultural 25 de Julho em Porto União - SC. Seu primeiro presidente foi Egon Bieberbach, com mandato de 1952 a 1958.