Nordeste Clubes Recreativos

1
CRB, Alagoas
 - Pajuçara - Maceió, AL  
   http://www.crbalagoas.com.br
O mais conhecido por CRB (se pronuncia Cê Erre Bê ou Ce Rê Bê) é um clube esportivo brasileiro do estado de Alagoas. O CRB é hoje é o maior time de Alagoas. A sua sede fica localizada no belíssimo bairro da Pajuçara na cidade de Maceió.
A principal atividade é o futebol. É o maior representante alagoano no cenário futebolístico nacional. A história de suas participações em competições nacionais o fez o maior clube do Estado, já que ocupa a 37ª colocação no ranking oficial da CBF, muito à frente dos rivais locais. A sua torcida é numerosa e fiel.
O CRB destaca-se também como um dos maiores clubes de vôlei do Brasil, com hegemonia absoluta nos cenários feminino e masculino locais, tendo conquistando o maior feito em 1969, ao sagrar-se campeão sul-americano feminino em Santiago do Chile. O clube ainda possui títulos de basquete, futsal, handebol, entre outras modalidades esportivas.
2
Esporte Clube VITÓRIA, Bahia
Avenida Otávio Mangabeira, 3900  - Jardim Armação - Salvador, BA   41750-970
   http://www.ecvitoria.com.br/
O título acima é um trecho do hino do clube. Disso, muitos sabem. Mas, o que esta frase quer dizer? Pergunta densa, uma vez que ser um nome na história, no caso do Vitória, não é mera expressão poética ou algo que os registros devem preservar. Inicialmente, podemos entender como um simbolismo. Para a Bahia e para o esporte o Vitória é, inquestionavelmente, um nome importantíssimo na história. Mais que uma tradição no meio social e esportivo, este grupo representa valores e é capaz de definir a própria cidade da Bahia.
Fundado em 13 de maio de 1899, foi o primeiro clube social do Estado fundado por brasileiros. Antes dele, apenas os ingleses haviam feito isso, mesmo assim num projeto que durou pouco tempo.
3
Esporte Clube BAHIA
Bahia, BA  
   http://www.esporteclubebahia.com.br/
No dia 8/12/1930, dia de Nossa Senhora da Conceição da Praia, os ex-jogadores do Clube Bahiano de Tênis Carlos Koch, Eugênio Walter (Guarany) Fernando Tude e Júlio Almeida; e Waldemar de Azevedo, ex-Associação Atlética da Bahia, num encontro casual no Cabaré do Jokey, em Salvador, discutem a formação de um novo time de futebol.
- O grupo está sem poder praticar o esporte que amam porque as agremiações que defendiam resolveram acabar com os departamentos de futebol no corrente ano.
- No dia 12/12, mais de 70 pessoas, a maioria ex-atletas da AAB e do Bahiano, reúnem-se para definir os rumos do novo clube. A assembléia é presidida por Otávio Carvalho e secretariada por Fernando Tude e Aroldo Maia.
- Naquela reunião, são definidas as cores da Bahia para o novo clube – uniforme com a camisa branca e o calção azul com uma faixa vermelha na cintura. Otávio Carvalho é nomeado presidente provisoriamente.
4
CSA, Alagoas
Maceió, AL  
   http://www.portalazul.com.br
Um grupo de desportistas, liderado por Jonas Oliveira, se reuniu com o objetivo de criar uma agremiação. Nomeado Centro Sportivo Sete de Setembro, em referência ao seu dia de fundação, o Centro Sportivo fora instituído em 1913, na Sociedade Perseverança e Auxiliar dos Empregados no Comércio. O clube dispunha de um ótimo corpo de lutadores de boxe, luta romana, além de levantamento de peso, lançamento de dardo e disco, e esgrima O primeiro jogo foi contra uma equipe formada por alagoanos que estudavam em Recife e os azulinos venceram por 3 a 0.