Home | ||
World | ||
America do Sul Escolas de Dança | ||
Brazil |
America do Sul Escolas de Dança |
|
O Grupo Cultural Dança foi fundado em 1975, por Slava Goulenko, sendo uma das escolas de dança mais tradicionais do Rio de Janeiro.Em 1987, assumiram a direção Patrícia Almeida, Patrícia Marques e Marguerita Ferraro que, do aprimormento da técnica de ensino, vêm formando diversos profissionais de dança.
|
|
O Studio de Ballet Bertha Rosanova foi fundado em 1957 numa vila em Laranjeiras, onde está localizado até hoje. É uma escola de dança especializada em ballet clássico, dirigida pela prima bailarina absoluta do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, Bertha Rosanova. O Studio oferece aulas para alunos a partir dos 3 anos de idade e sua estrutura educacional é dividida em 6 níveis. A equipe atual de professores é composta por bailarinos do Theatro Municipal e os formados na própria escola.
|
|
Escola de Dança de Salão Maria Antonieta, oferece cursos de dança de salão incluindo bolero, samba de gafieira ,soltinho, tango, salsa, lambada/zouk, entre outros, nos mais diversos horários.Cursos para crianças.
A escola funciona durante toda a semana, sempre à noite nos dias de semana e aos sábados. Aulas com duração de uma hora, duas vezes por semana, segundas e quartas ou terças e quintas de 18:30 às 22:30 h e aos sábados de 18:00 às 19:30. A Escola conta com a supervisão da mestra Maria Antonietta e, desde janeiro de 2001, está sob a direção de Marcela Ric |
|
Carlinhos de Niterói - Professor, bailarino e coreógrafo, segue a metodologia do seu mestre Jaime Arôxa por 15 anos. Inaugurou a filial Jaime Arôxa Niterói no dia 07/7/2001. Se formou em Dança de Salão e Coreografia pela Universidade Estácio de Sá no dia 4 de julho de 2008. Viaja para Buenos Aires uma ou duas vezes ao ano levando alunos para passeio e para reciclagem de tango.
|
|
A Escola Estadual de Dança Maria Olenewa seguindo a tradição de ser a primeira escola de dança clássica fundada no Brasil orgulha-se pelo trabalho desenvolvido em prol da dança brasileira e pretende continuar trabalhando incansavelmente aperfeiçoando seu trabalho de formação de bailarinos, tornando o Brasil, no novo milênio, o verdadeiro pólo de talentos.
Nessa perspectiva, hoje diversos ex-alunos carregam no corpo, no coração e na memória lembranças do período que aqui estudaram.
|
|
A Escola de Dança Corpo Livre foi fundada por Doris Geraldi, em março de 1984, sendo a pioneira no ensino de dança na Barra da Tijuca. Desde 1990 a Direção Geral da Escola está á cargo de Doris e Alessandra Geraldi. A dedicação e o profissionalismo de toda a equipe, mantém o trabalho sério e de qualidade que fez com que a Corpo Livre seja a principal referência no ensino de dança na Barra da Tijuca. A Escola de Dança Corpo Livre se orgulha de ter sido a responsável pela formação de excelentes profissionais que se destacam no mundo da dança, cada qual em sua atividade, alguns fundaram sua própria escola de dança, outras são professoras da Corpo Livre ou de outras academias ou escolas. O Corpo de Baile do Theatro Municipal tem entre suas dançarinas, alunas que foram formadas na Escola de Dança Corpo Livre.
|
|
A Escola é constituída de equipe com profissionais qualificados, conscientes de que a postura, respiração , meditação e a alegria de dançar fazem parte do crescimento e auto-conhecimento do ser humano. Dispõe de espaço próprio para a prática de diversas manifestações artísticas, shiatsu, 3 salas de aulas, vestiários femininos e masculinos e boutique. Conta com um grande elenco de bailarinos e bailarinas, de todas as idades, para eventos diversos, e, também, equipe de orientadores para alunos de diversos níveis.
|
|
|
|
Academia de Dança no Shopping Downtown com direção da Profª Patrizia Pizzolato, profissional com larga experiência, ex-participante da Cia. De Dança Carlinhos de Jesus, Jaime Arôxa e de diversos programas de sucesso na tv. Xanda Robaina, Fernando Romano, Manu, Ramonzinho e outras feras integram o “Corpo Docente” do Lá na Gafieira.
|
|
A Escola de Dança Fabiano e Juliana desenvolve suas atividades há quatro anos na Barra da Tijuca. Motivados pelo propósito de criar um ambiente onde predominasse a harmonia e a alegria, esse casal idealizou e colocou em prática, uma maneira de oferecer uma melhor qualidade de vida aos seus alunos através da “Maravilhosa Arte de Dançar a Dois”
|
|
“Criada em 1995, a Escola Sindicato da Dança trabalha com o conceito de qualidade total, oferecendo ensino abrangente coordenado por professores gabaritados que estão em constante aprimoramento e atualização, acompanhando as novas tendências.
A Escola Sindicato da Dança nasceu da vontade de dançar, de ensinar a dançar e de viver a dança em toda a sua plenitude. Por que a dança é muito mais do que a simples execução de passos, não se limita à beleza plástica e nem se define pela simples integração corpo e música.
Dançar é ver a vida como possibilidade, como desafio, uma grande paixão. A dança só é completa quando inserida num contexto maior, de participação, de comunidade, de troca, de vida.
Acreditamos que somos os arquitetos do futuro e damos especial atenção aos jovens, a quem oferecemos uma atividade saudável, que os afasta dos vícios, das drogas, da violência, além de ser também uma opção de trabalho, no Projeto Jovem no Salão.
O destino do homem é ser feliz e quem dança é muito mais feliz.”
|
|
O Studio de Danças Marquinhos Copacabana conta com uma excelente equipe de profissionais com técnica apurada e um espaço físico confortável com ar condicionado, piso próprio para dança, grande variedade de gêneros de música , aproximadamente 2000 Cd’s, entre Samba, Tango, Salsa, Zouk, Bolero, Soltinho etc, além de sapatos, sapatilhas, sandálias, tênis (masculino e feminino). Ambiente respeitoso, convidando a todos para dançar.
|
|
Denise e Vera Casoni Jazz - Ballet é uma escola de dança, que vem realizando um trabalho de qualidade, seriedade e sucesso há 25 anos. Em junho de 1981, Vera Casoni abria sua academia ao lado de suas filhas Denise e Christine, que hoje, são as coordenadoras da escola. Sua sede, uma casa de três andares, está localizada entre os bairros de Ipanema e Copacabana, Zona Sul do Rio deJaneiro.
Vera dirige a escola e cuida da parte administrativa. Denise cuida da direção artística e é professora das turmas mais avançadas e Christine coordena o balé clássico e dá aulas para as turmas infantis. Além delas, uma equipe de professores garante a excelência no ensino dos vários estilos e técnicas oferecidos pela escola, que vão desde as aulas de balé clássico até o jazz dance, street, sapateado e contemporâneo, entre outros. "Nosso objetivo é oferecer cursos de qualidade, onde cada professor tem o compromisso de priorizar o aluno, em relação à faixa etária, o corpo físico, o ritmo de aprendizagem, a sociabilidade no grupo, a parte cognitiva e motora. A escola pretende esquematizar os programas de aula de forma a levar ao aluno um conhecimento mais amplo. O público-alvo, em sua maioria, ainda não vê a dança como importante processo educativo no desenvolvimento psicomotor e é evidente a necessidade de se imbuir esta concepção sobre a dança,” diz Christine Escolas em Ipanema e Barra da Tijuca |
|
Depois de ser muito tempo massacrado pela palavra, o teatro descobriu o gesto, o salto, opulo. Então deu a mão à dança. O par achando que podia ser ainda mais espetacular botou o circo na roda. Os três se olharam e disseram ao mesmo tempo: Intrépida Trupe Somos! Isso aconteceu em 1986, dentro da missão impossível que foi a viagem do Circo Voador ao México para a Copa do Mundo. Fragmentos da Escola Nacional de Circo, na Praça da Bandeira, somados a estilhaços de dançarinas do Coringa, mixados a atores do Manchas e Manias e designer da Blitz, só podia dar em algo além do nível do mar...
|
|
Concebido e administrado pela ex-diretora da Fundação Theatro Municipal, a ex bailarina Dalal Achcar dirige há mais de trinta anos a instituição que leva o seu nome, o Ballet Dalal Achcar, uma das principais referências do ballet clássico no Brasil. Tem sido um complemento indispensável na educação de jovens e crianças desde 1971, e é responsável pela formação de excelentes profissionais, muitos com bolsa de estudo no exterior. Agora, além da reconhecida tradição no ballet clássico, o Ballet Dalal Achcar oferece uma variedade de técnicas que abre as portas da escola para novos grupos de alunos com diferentes objetivos
|
|
Bob Cunha foi semifinalista do IV Campeonato Mundial de Tango em Buenos Aires em 2006. Desenvolveu sua própria didática de ensino que consiste em alcançar desenvoltura em curto espaço de tempo. Já viajou para diversos países da Europa e Ásia divulgando a cultura brasileira e o tango argentino. Áurya Pires, iniciou seus estudos em 1994, tendo Bob Cunha como seu professor de danças de salão e tango. Em paralelo faz aulas de jazz, ballet e pilates para manutenção e preparo fícico. Também ministra aulas de bolero, samba de gafieira, forró e lambada. No site da dupla, endereços diversos locais de aulas nas zonas oeste, norte e sul do Rio de Janeiro.
|
|
A Cia Nós da Dança, sob direção da premiada Regina Sauer, está presente nos palcos brasileiros desde 1981. Com sua versatilidade e determinação é uma das poucas que conseguiu sobreviver por tão longo período, tornando-se uma das mais tradicionais da cidade e do país, mantendo até hoje a criatividade e o frescor inicial. Regina Sauer como uma vitrine da dança moderna carioca.
Em seus 25 anos de existência, a Cia Nós da Dança, enfrentando diversas dificuldades e sempre valorizando os artistas que estão ligados a ela, tenta manter-se em cena buscando revelar ao público leigo e especializado que a dança é um registro histórico, social e artístico que ajuda a construir a memória de uma nação. Com aulas de Ballet Clássico, Jazz, Dança Moderna, Dança Espanhola, Dança do Ventre, Sapateado, Baby Class e uma concepção ampla de Arte e Educação, o CAND apresenta o seu Programa infanto-juvenil de Dança. O programa além das aulas técnicas e teóricas – com avaliações semestrais – realiza as “Noites de Performances” em sua própria sede e encerra seus trabalhos anuais com um grande espetáculo, proporcionando à seus alunos uma experiência artística inesquecível. |
|
Iniciativa bem sucedida, o Centro de Dança de Jacarepaguá foi criado em 2003,
como resultado da parceria entre as Professoras Sueli Grabinska
e Paloma Collaço e tem o objetivo de proporcionar a ampla divulgação
da arte da dança.
Ao longo destes quase 5 anos, o CDJ - carinhosamente chamado por seus alunos, se firmou em Jacarepaguá como uma opção de aprendizado em Dança Infantil, Ballet, Jazz e Sapateado. No CDJ há espaço para todos, seja para os que procuram formação profissionalizante, incluindo: Alongamento, Matérias Teóricas,Técnica de Pas-de-Deux e Estágios Supervisionados, ou para quem simplesmente procura uma forma prazerosa de atividade física e interação social. A instituição conta hoje com 3 unidades: Taquara, Praça Seca e Freguesia. |
|
Dançarino, professor, coreógrafo e empresário, Alex de Carvalho, ingressou na Dança em 1996 pelo Centro de Dança Jaime Arôxa. Participou de várias novelas e seriados da Rede Globo como elenco de apoio profissional em Dança e presta serviços de assessoria e consultoria em academias de Dança.
Ministra aulas de diversos ritmos em sua escola no Rio de Janeiro, além dos mais importantes Congressos de Dança de Salão do Brasil. Participou ainda, da terceira edição do quadro “A Dança dos Famosos” do programa “Domingão do Faustão” da Rede Globo, dançando com a ex-atleta Hortência Marcari. O Centro de Dança Alex de Carvalho, inaugurado em Outubro de 2003, tem o objetivo de não só trabalhar o aspecto cultural, psicológico e técnico da Dança, mas também o profissional, que é o foco principal na condução do quadro de bolsistas da Escola. |
|
O início das atividades do Professor de Danças João Piccoli, deu-se através de sua primeira mestra e tia Maria Antonieta.
João contribuiu junto a profissionais e alunos da respeitadíssima Escola de Danças de Carlinhos de Jesus a desenvolver a maior coreografia a dois já mostrado em carnaval com 25 casais dançando na ala de gafieira. João, também, esteve presente com seus alunos em trabalhos realizados em teatros, programas de televisão e eventos institucionais. |
|
A elaboração de um nítido desenho espacial, aliado a um entendimento temporal não restritivo, conduz a uma outra relação, esta especialmente constitutiva dos trabalhos da Esther Weitzman Companhia de Dança: a utilização do peso e da leveza e o jogo de oposições e contrastes que daí nasce. O Studio Casa de Pedra - Centro de Educação e Arte do Movimento tem como objetivo principal desenvolver um trabalho voltado para o conhecimento do corpo, com uma proposta pedagógica que visa a expansão das possibilidades expressivas de cada indivíduo.
|
|
Há 25 anos o professor e coreógrafo, Acácio de Souza, se dedica à pesquisa e ensino do samba em suas diversas modalidades, além de ser um representante legítimo do samba de gafieira do final da década de 70, preservando suas características originais e tipicamente mineiras.
O samba de gafieira é uma forma de dançar brincando, buscando recurso em variadas coreografias, com muita irreverência e alegria.
|
|
A dança foi uma paixão tardia na vida do engenheiro Luiz Carlos de Lima Valença, de 52 anos, que trabalha como facilitador de clima da Gerência de Logística da BR Distribuidora, no Edihb, e é dono de uma academia de dança de salão na Tijuca. “Eu tinha muito prazer em dançar. Quanto mais praticava, mais queria dançar”, conta Luiz Valença. Seus ritmos prediletos são o samba, o bolero, o forró e o soltinho. Passar de aluno a professor foi mais uma vez obra do acaso. As pistas de dança ganharam tamanha importância na vida de Luiz Valença que ele planeja dedicar-se exclusivamente à academia na aposentadoria.
|
|
A Academia Alvaro`s Dance foi fundada no dia 12 de Maio de 2005. Dirigida pelo pelo professor, diretor e coreógrafo Álvaro Reys o Espaço busca expandir a cultura da dança de salão no Rio de Janeiro e a conscientização de que essa dança é um instrumento de inclusão social, perda de timidez e estímulo da auto-estima através da expressão corporal.
A metodologia de ensino prioriza as aulas cantadas, possibilitando ao aluno relembrar em todas as aulas os passos aprendidos em aulas anteriores e as aulas baile que ensinam os (as) alunos (as) como se comportarem diante de seu parceiro (a) no salão de festas. Atualmente, recebe também, alunos de outros estados para aulas e oficinas numa abrangência de rítmos que vai do balé clássico à dança flamenca, entre outras, como tango, salsa e zouk. |
|
Na Sal da Terra você cuida do corpo e da saúde em um ambiente de alto astral. Dos 8 aos 80, todo mundo que freqüenta a Sal da Terra não faz só exercício, faz também amizade. São diversas modalidades e horários, sempre com acompanhamento dos melhores professores que, além da formação acadêmica, estão em constante atualização. Você fixa seus objetivos e nós o encaminhamos às melhores modalidades para alcançá-los. Venha para a Sal da Terra: corpo e mente em forma!
|
|
Marcelo e Vanessa, professores, bailarinos e coreógrafos, dançam juntos profissionalmente, desde 1996. Começaram na Dança de Salão, mas logo se apaixonaram pelo Tango, inicialmente, sob orientação dos Professores Paulo Aaújo e Jaime Arôxa.
A dupla realizou trabalhos importantes no teatro, entre eles o Espetáculo “Entretangos” apresentado no Teatro Ipanema, no Teatro Municipal de Niterói e no Iate Club do Rio de Janeiro, a peça “Tango” no Teatro Ipanema e em Furnas; Espetáculo promovido pelo SESC e Orquestra Sinfônica Brasileira em turnê pelo Brasil, além de participarem de grandes shows no Hotel Copacabana Palace, na Cia. Fraco-brasileira “La salsamba” em São Paulo, Rio de Janeiro e Los Angeles, como também diversas apresentações pelo Brasil Argentina e França. Como professores, ministraram aulas em várias capitais de estados brasileiros como Goiânia, Belo Horizonte, Florianópolis e São Paulo. Atualmente ministram aulas de dança de Salão e Tango, são diretores, bailarinos e coreógrafos da Cia. Conexão Arte e da Cia de Tango Nuevos Aires |
|
O nome de Angel Vianna está associado a anos de experiência profissional em diferentes institutos e centros de estudos do país como bailarina, coreógrafa, professora e pesquisadora em Dança. Com sua rica bagagem, Angel não se dedicou apenas ao seu "Centro de Estudos do Movimento e Artes".
Desenvolveu trabalhos em Universidades Públicas, Escolas, Teatros, Associações Profissionais, Centros Culturais, Áreas de Lazer, Circos, Instituições Científicas e Clínicas, onde transmite o seu processo interdisciplinar, desenvolvendo uma ação sem fronteiras. Angel investe o seu tempo na produção de cidadãos livres. Esse importante trabalho vem sendo reconhecido pela sociedade e tem se revelado através de Homenagens, Condecorações e Prêmios, entre os quais destacam-se: Comenda da Ordem ao Mérito Cultural, inspirada na Ordem do Mérito Cultural na Classe de Cavaleiro, pela Presidência da República do Brasil, por suas relevantes contribuições à cultura brasileira, Diploma Orgulho Carioca, pela sua importância na vida cultural da Cidade do Rio de Janeiro, conferido pelo Prefeito do Município do Rio de Janeiro. Visite também o site: .www.angelvianna.art.br/
|
|
O objetivo do Conservatório não é apenas contribuir para a formação de profissionais na área da dança, mas também, auxiliar na educação global do aluno.
Enquanto formação de profissionais oferece todos os níveis necessários em cada modalidade para que o aluno venha gradativamente se tornando apto à profissão. “A dança não é só execução de movimentos, então além de formar bailarinos, é necessário preocupar-se também em informá-los sobre tudo que envolve a dança, como história, nomenclatura, consciência corporal, repertórios, entre outros”. Os alunos da academia vão sendo estimulados naturalmente a descobrir suas potencialidades para usá-las na vida e na dança. A metodologia do Conservatório visa respeitar cada fase de desenvolvimento da criança, e também respeitar o corpo de cada indivíduo, com suas facilidades e limitações. Para os níveis de iniciação a dança, na faixa etária de 2 à 7 anos, utilizar histórias que podem ser pertencentes ao nosso folclore, cultura brasileira e de outros países, ao mundo infantil e também dos próprios repertórios da dança, utilizando uma linguagem lúdica e prazerosa para que facilite estimule o aprendizado da dança em crianças. A partir de 8 anos até a fase da adolescência, cada turma trabalha sua técnica propriamente dita sem deixar a criatividade de cada um se perder, e a linguagem simbólica dá lugar ao concreto, |
|
A proposta educacional da Escola de Dança Petite Danse, é aplicada ao estudo da dança valorizando o aluno nos aspectos físico, artístico e moral. Desse princípio fundamental decorrem as características próprias da filosofia de trabalho da escola: amor ao estudo e a prática da dança através da formação correta e consciente do movimento corporal respeitando os limites físicos de cada um.
Os professores praticam treinamento contínuo, para que possam dar o melhor de si em cada etapa de seu trabalho. As crianças que representam o futuro da dança, devem ser orientadas de modo correto e no momento exato. A Escola de Dança Petite Danse possui três Companhias distintas: Cia infantil, Cia Juvenil e Cia Amadora.As atividades das Cias. têm como objetivo principal aprimorar o aprendizado da dança através da prática nas apresentações públicas, melhora no desempenho técnico, contato com outras companhias facilitando a troca de informações, estímulo e amor pela dança Unidades da Escola: Tijuca e Barra da Tijuca. |
|
Fábio Venturini começou a traçar seu rumo profissional estudando balé clássico e dança contemporânea, fazendo parte da Cia. de Dança Compasso do coreógrafo e bailarino Raimundo Branco, da Cia. Trapiá de Dança e do Balé Popular do Recife. Na década de 80 descobriu a dança de salão. Associando a ela sua experiência nos ritmos de forró e lambada, decidiu investir em si mesmo, aperfeiçoando-se nas técnicas de aprendizagem e ensino de todos os ritmos concernentes à dança de salão. Conheceu, então, Jaime Arôxa, que ficou impressionado com a performance de Venturini e o convidou para vir ao Rio de Janeiro e fazer parte de seu staff de bolsistas. Em 1998, começou a ministrar aulas em uma pequena sala comercial no Leblon. Inaugurou sua própria academia em 11 de setembro de 1999.
|