São Paulo Museus

1
Pateo do Colégio, Centro SP
 - Sé - Sao Paulo, SP   01016-040
 
   http://www.patiodocolegio.com.br/

<iframe id='palyer1' title="Pateo do Colégio - YouTube video player" width="250" height="190" src="https://www.youtube.com/embed/oj1y4iYpDJI" frameborder="0" allowfullscreen></iframe id='palyer1'>
Em 1556, o Pe.Afonso Brás finalizou a construção em taipa da primeira Igreja dos jesuítas em São Paulo, anexa às dependências do Colégio.
Prejudicada por 13 anos de ausência forçada dos padres da Cia. de Jesus, que foram expulsos da vila, foi reconstruída e ampliada a partir de 1667, que teve como padroeiro o Senhor Bom Jesus.
2
Museu Paulista da USP, Sul SP
Parque da Independência, s/n.º  - Museu Ipiranga - São Paulo, SP   42403
   
   http://www.mp.usp.br/

<iframe id='palyer2' width="560" height="315" src="https://www.youtube.com/embed/mnu5_nIXdsk" frameborder="0" allowfullscreen></iframe id='palyer2'>
Primeiro monumento construído especialmente para preservar a memória da Independência do Brasil, o Museu Paulista, inaugurado em 7 de setembro de 1895, foi criado como Museu de Ciências Naturais. Em 1819 retomou sua vocação original e é hoje um museu histórico. Também é conhecido como Museu do Ipiranga. Seu acervo, com cerca de 100 mil peças, é constituído por obras de arte, mobiliário, trajes e utensílios que pertenceram a personalidades da história brasileira, como os bandeirantes e os imperadores. As instalações abrigam uma biblioteca com 100 mil volumes e um Centro de Documentação Histórica, com 40 mil manuscritos.
3
Museu de Arte Sacra de São Paulo, Centro SP
Av Tiradentes, 676  - Bom Retiro - Bairro da Luz - Sao Paulo, SP   01101
   http://artesacra.sarasa.com.br
O edifício abriga o recolhimento das Irmãs Concepcionistas que, ainda hoje, se dedicam à oração e ao trabalho, vivendo em clausura. As dependências do Museu de Arte Sacra de São Paulo têm o objetivo de divulgar e preservar um dos mais importantes acervos museológicos do patrimônio sacro brasileiro. Tem um conjunto de cerca de 4 mil peças, dentre as quais 800, provenientes das principais igrejas e de capelas do Estado de São Paulo e do Brasil, encontram-se em exposição.
4
Museu de Art Moderna, Sul SP
Parque do Ibirapuera, portão 3 - s/nº  - Moema - Sao Paulo, SP   04094
     
   http://www.mam.org.br/

<iframe id='palyer4' src='http://www.youtube.com/embed/?listType=user_uploads&list=MAMoficial'></iframe id='palyer4'>
O Museu de Arte Moderna de São Paulo está sediado em uma área privilegiada do Parque do Ibirapuera, integrando a estrutura paisagística e arquitetônica projetada por Oscar Niemeyer, entre 1953 e 1954, na região central da cidade. O prédio, desenhado por Lina Bo Bardi, foi construído sob a marquise do parque por ocasião da 5ª Bienal de São Paulo, em 1959.
5
Museu Botânico João Barbosa Rodrigues, Sul SP
Av. Miguel Stéfano, 3687  - Água Funda - São Paulo, SP   04301-902
   http://www.ibot.sp.gov.br/
Além de sua sede, Reserva Biológica e Jardim Botânico situados dentro do Parque Estadual das Fontes do Ipiranga, bairro da Água Funda, na capital do Estado de São Paulo, o Instituto de Botânica possui duas outras unidades de conservação, representando os biomas principais do Estado: mata Atlântica (Reserva Biológica de Paranapiacaba) e cerrado (Reserva Biológica e Estação Experimental de Moji Guaçu).
6
Memorial da América Latina, Centro SP
Rua Auro Soares de Moura Andrade, 664  - Barra Funda - São Paulo, SP   01156-001
   
   http://www.memorial.org.br/
<iframe id='palyer6' src='http://www.youtube.com/embed/?listType=user_uploads&list=memamericalatina'></iframe id='palyer6'>
A idéia generosa de solidariedade e união latino-americana é tão antiga quanto às lutas no séc. XIX de Simón Bolívar, José Marti e San Martin por um continente livre e fraterno. A “Pátria Grande” vislumbrada por eles, porém, ficou esquecida no passado. Nos anos 80 do séc. XX, especialmente os brasileiros precisavam redescobrir a América. Os hispano-americanos também pareciam desconhecer a proximidade histórica, lingüística e cultural de seus vizinhos de língua portuguesa.
7
Museu Oceanográfico, Oeste SP
Praça do Oceanográfico, 191  - Butantã - São Paulo, SP   05508-900
   http://www.io.usp.br/
O Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo (lO-USP) foi fundado em 1946, como Instituto Paulista de Oceanografia. Em 1951, mudou para seu nome atual quando foi incorporado à USP. Na época de fundação, os objetivos de seus idealizadores apontavam para a necessidade de uma instituição que fornecesse bases científicas à pesca e, numa concepção mais ampla, à exploração de todos os recursos disponíveis ao longo do litoral paulista.
8
Museu da Casa Brasileira, Oeste SP
Av. Brigadeiro Faria Lima, 2.705  - Jardim Paulistano - São Paulo, SP   01451
   http://www.mcb.sp.gov.br/
O Museu da Casa Brasileira guarda e conserva objetos, móveis e equipamentos de várias épocas da história da moradia no Brasil. Construído entre 1942 e 1945, o antigo Solar Prado, implantado em um terreno de aproximadamente 15.000 m², é uma réplica do Palácio Imperial de Petrópolis, no Rio de Janeiro. O Museu é um importante núcleo de pesquisa, discussão de arquitetura e design. Sua biblioteca foi organizada e formaram-se uma vioteca e um acervo de documentação contemporânea brasileira e internacional.
9
Casa das Rosas, Centro SP
Av. Paulist, 37  - Bela Vista - Sao Paulo, SP  
 
   http://www.casadasrosas.sp.gov.br/casadasrosas/

A Casa das Rosas, localizada na Avenida Paulista número 37, foi projetada na década de 1930 pelo escritório de Ramos de Azevedo, para ser a residência de sua filha Lúcia, recém casada com o engenheiro Ernesto Dias de Castro. A bela casa, hoje referência na vida do paulistano, foi uma das últimas construções realizadas na avenida.
10
Estação Ciência da USP, Oeste SP
Rua Guaicurus, 1394  - Lapa - São Paulo, SP   05033
   http://www.eciencia.usp.br/
A Estação Ciência - USP é um centro de ciências interativo que realiza exposições e atividades nas áreas de Astronomia, Meteorologia, Física, Geologia, Geografia, Biologia, História, Informática, Tecnologia, Matemática, Humanidades, além de cursos, eventos e outras atividades, com o objetivo de popularizar a ciência e promover a educação científica de forma lúdica e prazerosa.
Para receber os visitantes, a Estação Ciência tem uma equipe de estagiários (estudantes universitários) que auxiliam nos experimentos, fornecem informações e esclarecem dúvidas sobre as exposições.