São Paulo Teatros

1
Teatro Bibi Ferreira, Centro SP
Av. Brigadeiro Luis Antônio, 931  - Bela Vista - São Paulo, SP  
   http://www.teatrobibiferreira.com.br/
Site em processo de reformulação.
2
Espaço Satyros, Centro SP
Praça Roosevelt, 214 - São Paulo, SP  
   http://satyros.uol.com.br/
Fundado em 1989 em São Paulo por Ivam Cabral e Rodolfo García Vázquez, desde o início Os Satyros buscavam investigações de um teatro essencialmente experimental. Em 1990, a partir da montagem “Sades ou Noites com os Professores Imorais”, da obra homônima do Marquês de Sade, a companhia provocou polêmica e dividiu a crítica especializada. Os Satyros tiveram muita dificuldade em localizar um espaço para a apresentação do espetáculo na cidade de São Paulo. Foi então que a companhia assumiu a administração de um pequeno teatro abandonado no tradicional bairro paulistano da Bela Vista, chamado Teatro Bela Vista. Além de conseguirem apresentar o espetáculo, iniciaram um período de forte intervenção cultural que se prolongaria até a transferência da companhia para a Europa.
3
Teatro Alfa, Sul SP
Rua Bento Branco de Andrade Filho, 722  - Santo Amaro - São Paulo, SP   04757-000
   http://www.teatroalfa.com.br/
Projetado e construído sob a supervisão de vários consultores estrangeiros, o Teatro Alfa ergueu-se como uma casa de espetáculos que respeita os mais rigorosos padrões técnicos internacionais. Inaugurado em abril de 1998, o Teatro Alfa é uma realidade que chegou para revolucionar o universo das artes, não só em São Paulo, mas em todo Brasil.
O Teatro Alfa acolhe com perfeição espetáculos de dança, óperas, orquestras, música popular, teatro e musicais, além de dispor de ótima infraestrutura para realização de congressos e seminários. O teatro foi projetado e construído para múltiplo uso e equipado com o que há de mais moderno em mecânica cênica, iluminação e sonorização. Atendendo a rigorosos padrões internacionais e conduzido por uma equipe de alto gabarito, conquistou posição de destaque junto aos melhores teatros do mundo, segundo a avaliação de artistas, produtores, companhias e do público.
4
União Cultural Brasil Estados Unidos, Sul SP
R. Mário Amaral, 209  - Paraíso - São Paulo, SP  
   http://www.uniaocultural.com.br
Criada em 1938, a União Cultural Brasil Estados Unidos é uma fundação sem fins lucrativos, que tem como meta aproximar as culturas dos dois países. Promove cursos de inglês em todos os níveis com atividades relacionadas, além de promover eventos culturais.
5
Espaço Parlapatões, Centro SP
Pça. Franklin Roosevelt, 158  - República - São Paulo, SP  
   http://www2.uol.com.br/parlapatoes/espaco/home/
A abertura do Espaço dos Parlapatões aconteceu no dia 11 de setembro de 2006, com mais de 600 pessoas. Foi uma festa do teatro, que começou na rua - Os Parlapatões derrubaram as torres gêmeas (encenada) contra todos os preconceitos, abrindo as portas para o público. Além do coro Collegium Musicum, com regência de Abel Rocha, atores convidados (Barbara Paz, Jairo Mattos, Marco Ricca, Rosi Campos e Marcelo Drummond) leram trechos de peças da companhia.
6
Teatro Eva Herz, Centro SP
Avenida Paulista, 2073  - Consolação - São Paulo, SP  
   http://www.livrariacultura.com.br/teatro/
Teatro Eva Herz, mais um espaço de cultura na Livraria.
7
Teatro Bradesco, Oeste SP
Rua Turiassú, 2100 Bourbon Shopping  - Pompéia - São Paulo, SP  
   http://www.teatrobradesco.com.br
Situado no interior do Bourbon Shopping São Paulo, o Teatro Bradesco foi desenhado pelo escritório Monserrat Arquitetos Associados. Para executar o projeto foi reunida uma equipe de arquitetos e engenheiros projetistas com experiência em diversas obras desta natureza ao redor do mundo, que agregaram ao mais novo teatro de São Paulo conceitos inovadores de acústica e equipamentos cenográficos.
8
Teatro Municipal, Oeste SP
Praca Ramos de Azevedo s/n  - Butantã - São Paulo, SP  
   http://www.teatromunicipal.sp.gov.br
O Teatro Municipal de São Paulo nasceu embalando os sonhos de uma cidade que crescia com a indústria e o café e que nada queria dever aos grandes centros culturais do mundo naquele início de século.
São Paulo se fortalecia com o fim do ciclo da borracha e com a ascensão de seus barões, mas acabara de perder para um incêndio, em 1898, o Teatro São José (Praça João Mendes), palco das suas principais manifestações artísticas.
9
Teatro Procópio Ferreira, Sul SP
Rua Augusta, 2823  - Cerqueira César - São Paulo, SP  
   http://www.teatroprocopioferreira.com.br/
Considerado um dos grandes nomes do teatro brasileiro, Procópio Ferreira, nome artístico de João Álvaro de Jesus Quental Ferreira, nasceu em 1898, no Rio de Janeiro, onde estudou na Escola Dramática. Foi ator, diretor de teatro e dramaturgo. Desde cedo, Procópio descobriu seu talento de envolver a plateia, arrastando aos seus espetáculos contingentes de público de fazer inveja aos maiores sucessos de hoje.
10
Teatro Nair Bello, Centro SP
Rua Frei Caneca, 569  - Consolção - São Paulo, SP  
   http://www.freicanecashopping.com
O Teatro Nair Bello tem capacidade para 240 pessoas, foi inaugurado em 2007 e funciona junto com a Escola de Atores Wolf Maya, do famoso diretor de novelas e minisséries. O nome do espaço é uma homenagem à grande atriz e amiga do diretor. Está em localização privilegiada dentro do Shopping Frei Caneca e já foi palco de diversas peças de sucesso.
11
Teatro Oficina Uzyna Urona, Centro SP
Rua Jaceguai, 520  - Bexiga - São Paulo, SP  
   http://teatroficina.uol.com.br/
O Teatro Oficina completou 51 anos no ano de 2009 em plena atividade artística e social. Surgido em 1958, na Faculdade de Direito do Largo São Francisco o grupo passou por diversas fases. A profissionalização a partir de 1961, os Anos Dourados até o fim da década de 60 quando foram encenadas obras que revolucionaram a moderna dramaturgia brasileira como “Pequenos Burgueses” de Gorki e “O Rei da Vela” de Oswald de Andrade, o exílio durante os anos de chumbo da ditadura militar, entre 1974 e 1979 trabalhando em Portugal, Moçambique, França e Inglaterra produzindo obras cinematográficas como o “25” que narra a libertação de país africano e “O Parto” sobre a Revolução dos Cravos.
12
Teatro Tucarena, Oeste SP
Rua Min Godoi, 969  - Perdizes - São Paulo, SP   05015-000
   http://www.teatrotuca.com.br/
Muitas gerações viveram e construíram a história cultural e política do País ocupando os espaços do TUCA. Durante a Ditadura, o TUCA foi palco de importantes manifestações políticas, desempenhando um papel significativo no contexto histórico brasileiro. Servindo aos interesses culturais, educacionais, artísticos, políticos e sociais dos universitários e da população paulistana, o TUCA contribuiu ativamente no processo de redemocratização.
Após o tombamento do TUCA como Patrimônio Histórico de São Paulo em 1998, iniciou-se nova campanha para reconstrução e restauro. Em 2002, com aprovação pelo MINC e patrocínio do Banco Bradesco, o TUCA foi finalmente reconstruído. A reinauguração aconteceu em 22 de agosto de 2003.
13
Teatro Renaissance, Oeste SP
Alameda Santos, 2233  - Jardins - São Paulo, SP  
   http://www.teatrorenaissance.com.br/
Capacidade de 466 pessoas.
14
Teatro Maria Della Costa, Centro SP
Rua Paim, 72  - Bela Vista - São Paulo, SP  
   http://teatromariadellacosta.com.br
Em outubro de 1954 foi inaugurado o Teatro Maria Della Costa, de propriedade da atriz Maria Della Costa e do empresário Sandro Polloni, que apresentaram como espetáculo de estréia "O Canto da Cotovia"de Jean Anouhil, sob a direção de Gianni Ratto.
24 anos depois, em 1978, a Apetesp - Associação dos Produtores de Espetáculos Teatrais do Estado de São Paulo - durante a gestão do então Presidente Raul Cortez, adquiriu o Teatro Maria Della Costa, com a finalidade específica de prestar maiores benefícios aos seus associados.
17 anos passados, em maio de 1995, o Teatro Maria Della Costa não tinha condições de funcionamento, devido ao estado precário em que se encontrava. Durante a gestão do então Presidente Sérgio D’Antino, o mesmo passou por uma reforma geral, que se estendeu até 1996, tendo sido re-inaugurado com uma grande festa para toda a classe artística no dia 30 de julho de 1996.
15
Teatro Folha, Centro SP
Avenida Higienópolis, 618  - Shopping Pátio Higienópolis - São Paulo, SP  
   http://www.conteudoteatral.com.br/teatrofolha/
Inaugurado em novembro de 2001.
16
Teatro Shopping Frei Caneca, Centro SP
Rua Frei Caneca, 569 - 6º andar  - Consolação - ,   
   http://www.teatrofreicaneca.com.br
O Teatro Shopping Frei Caneca tem um dos maiores palcos de teatro do Brasil e sua infra-estrutura permite receber espetáculos simultâneos e dos mais variados seguimentos, prosa, musica, dança, entre outros, além de ter toda a infra-estrutura para receber eventos coorporativos de todos os seguimentos. Confira em nosso histórico, na pagina "histórico de espetáculos" o que já realizamos desde nossa inauguração e também nossa "ficha técnica" com todos a estrutura e equipamentos que o teatro disponibiliza para realização de seus espetáculos e eventos.
17
Teatro Centro da Terra, Oeste SP
Rua Piracuama, 19  - Sumaré - São Paulo, SP   05017-040
   http://www.centrodaterra.com.br/
Situado a doze metros abaixo da superfície terrestre. Foi inaugurado no dia 3 de setembro de 2001, após dez anos de obras e escavações no quarto e quinto subsolos de um edifício, no bairro do Sumaré. Seu nome vem da sua localização subterrânea e é, também, uma homenagem ao espetáculo Viagem ao Centro da Terra realizado, em 1992, pela Kompanhia Teatro Multimidia de São Paulo.
Além da sala de apresentações equipada para atender um público de cem pessoas, o Centro da Terra ocupa os quatro andares superiores do edifício com salas de ensaios e atividades diversas dos seus núcleos de pesquisa (interpretação, dramaturgia e montagem). Desenvolve, também, crescente atividade didática
18
Teatro Brigadeiro, Centro SP
Av. Brigadeiro Luís Antonio, nº 884  - Bela Vista - São Paulo, SP  
   http://www.teatrobrigadeiro.com.br/
Funcionamento da Bilheteria do Teatro: terça a domingo, das 14h até o horário da última peça.
19
Teatro Commune, Centro SP
Rua da Consolação 1.218  - Consolação - São Paulo, SP  
   http://www.commune.com.br
Um espaço multifuncional e conta com café bar, galeria de exposições e sala de espetáculos com capacidade para 83 pessoas. Conta com palco e arquibancadas articuláveis, cadeiras empilháveis, equipamento profissional de som e iluminação, ar-condicionado, tratamento acústico, camarins, toaletes, sistema de segurança com saída de emergência, estacionamento ao lado.
Situa-se na Rua da Consolação, 1.218, ao entre o Mackenzie e o Tribunal do Trabalho (sentido Centro-Paulista).
20
Teatro Gazeta, Centro SP
Av. Paulista, 900  - Centro - São Paulo, SP  
   http://www.teatrogazeta.com.br
Próximo ao Metrô Trianon.
21
Espaço Cultural Juca Chaves, Sul SP
Rua João Cachoeira, 899  - Itaim Bibi - São Paulo, SP  
   http://jucachaves.uol.com.br/teatro/
Capacidade para 350 pessoas.
22
Centro Cultural São Paulo, Sul SP
Rua Vergueiro, 1000  - Paraíso - São Paulo, SP   01504-000
   
   http://www.centrocultural.sp.gov.br

Concebido inicialmente para abrigar uma extensão da Biblioteca Mário de Andrade, o Centro Cultural São Paulo acabou sofrendo, no decorrer de suas obras, uma série de adaptações para se transformar em um dos primeiros espaços culturais multidisciplinares do país.
Inaugurado em 1982, oferece espetáculos de teatro, dança e música, mostras de artes visuais, projeções de cinema e vídeo, oficinas, debates e cursos, além de manter sob sua guarda expressivos acervos da cidade de São Paulo: a Coleção de Arte da Cidade, a Discoteca Oneyda Alvarenga, a coleção da Missão de Pesquisas Folclóricas de Mário de Andrade, o Arquivo Multimeios e um conjunto de bibliotecas
23
Theatro São Pedro, Centro SP
R. Barra Funda, 171  - Santa Cecília - São Paulo, SP  
   http://www.apaacultural.org.br/saopedro/
A São Paulo das três primeiras décadas do Século XX estava em plena transformação, conduzida pela pujante economia cafeeira e pela industrialização. Novos comportamentos, diferentes hábitos, outras influências culturais e políticas geravam os componentes que fariam da capital paulista uma referência social para o País e seu grande centro econômico. A cena cultural de São Paulo tornava-se mais rica, apesar de o Brasil sofrer as conseqüências da guerra na qual a Europa estava mergulhada e ainda que a própria cidade vivesse um período tumultuado em função das freqüentes greves de trabalhadores, então em fase de organização.
24
Teatro Ruth Escobar, Centro SP
Rua dos Ingleses, 209  - Bela Vista - São Paulo, SP  
   http://teatroruthescobar.com.br/
Em 1963 foi inaugurado o Teatro Ruth Escobar, de propriedade da atriz Ruth Escobar, que, graças ao apoio obtido junto à colônia portuguesa, conseguiu levantar um admirável complexo arquitetônico, voltado para a realização de atividades culturais de todas as espécies.
A montagem de estréia foi "A Ópera dos Três Vinténs", de Bertolt Brecht, sob a direção de José Renato, configurando, desde o início, o caráter revolucionário desta casa de espetáculos.