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Além de oferecer ensino de graduação de excelência, a Fundação Octacílio Gualberto também mantém programas de pós-graduação nas áreas de seus cursos, como os Programas de Residência Médica, os cursos de Especialização em Nutrição Humana e em Educação em Saúde, dentre outros.
Afirmando o seu compromisso com a comunidade, a Fundação Octacílio Gualberto implantou e garante o funcionamento de várias unidades de saúde, podendo assim proporcionar diversidade de cenários para o ensino e a prática profissional. O Ambulatório Escola, os Postos de Saúde da Família e o Serviço de DIP (Doenças Infecciosas e Parasitárias) estão integrados à rede pública de saúde, prestando serviços inteiramente gratuitos à população.
A mais recente conquista da FOG é o novo campus da FMP/FASE. Inaugurado em agosto de 2007, foi construído em área de 85.000m² e está situado no Centro Histórico de Petrópolis. O campus conta com as mais modernas e adequadas instalações físicas e recursos tecnológicos, estando plenamente integrado à Mata Atlântica
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O CCS oferece à sociedade os únicos cursos de graduação totalmente gratuitos de Enfermagem, Farmácia, Medicina e Odontologia no Estado do ES. Esses cursos têm recebido bons conceitos nas avaliações do MEC, destacando-se como os melhores do Estado, cumprindo assim um importante papel como referência para cursos semelhantes oferecidos por instituições privadas.
No ano de 2009, serão abertos dois novos cursos de graduação: Fisioterapia e Terapia Ocupacional. Para o ano de 2010, estão previstas as aberturas dos novos cursos em Fonoaudiologia e Nutrição.
Os cursos de Pós-Graduação do CCS também recebido conceitos muito bons da CAPES e vêm cumprindo sua função na formação de mão de obra especializada para o ensino e pesquisa no estado, tanto para a própria UFES como para outras instituições. Destaca-se também a função social que estes Programas, em especial os de Ciências Fisiológicas e o de Doenças Infecciosas, com diagnóstico, atendimento e tratamento de pacientes de diversas doenças de alta incidência e importância na saúde publica como hipertensão, tuberculose, hanseníase, sífilis e AIDS.
Dentro desse enfoque social, destaca-se também o fato de que o CCS é o maior prestador de serviços da UFES para a sociedade, através de diferentes projetos e programas de extensão e, principalmente, através da assistência médica e odontológica prestada nas dependências do HUCAM e do IOUFES
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Ensino Superior e Pós-Graduação. Ensino Funamental e Ensino Médio.
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Uma instituição pública de Ensino Superior com sede em Niterói, no Estado do Rio de Janeiro. Foi criada pela Lei nº 3.848, de 18 de dezembro de 1960, com o nome de Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UFERJ), a partir da integração de faculdades no município de Niterói. A Lei nº 4.831, de 5 de novembro de 1965, oficializou o nome atual, Universidade Federal Fluminense. É considerada um dos principais centros de excelência no Brasil e no mundo, com diversos cursos recebendo conceitos máximos no Provão e no Enade. Fonte: pt.wikipedia.org
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Atualmente, são oferecidos os cursos de Administração, Arquitetura, Ciência da Computação, Ciências Biológicas (Biomedicina), Ciências Contábeis, Comunicação Social, Direito, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Letras, Medicina Veterinária, Nutrição, Serviço Social e Turismo, além dos Cursos Superiores de Tecnologia em Gestão Ambiental, Design de Moda, Gestão Desportiva e de Lazer, Gestão de Turismo e Gestão de Comunicação e Marketing.
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A Univap é a única instituição de ensino do Vale do Paraíba a abranger todas as etapas da formação educacional do ser humano, isto é, desde a Educação Infantil, Ensino Fundamental, Médio e Técnico, seguida pela Graduação, nas modalidades de Bacharelado, Licenciatura e Tecnologia, até a Pós-Graduação Lato Sensu, nas modalidades de Atualização, Extensão e Especialização e a Pós-Graduação Stricto Sensu, nas modalidades de Mestrado e Doutorado.
Com sua sede principal localizada na cidade de São José dos Campos, interior de São Paulo, a FVE/Univap possui na atualidade, neste mesmo município, os campi Centro, Urbanova e Aquarius; na cidade de Jacareí, o Campus Villa Branca; em Caçapava, o campus Caçapava e em Campos do Jordão, o campus Platanus.
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Parte importante da história da educação no Brasil, a Estácio contribui para o crescimento dos indivíduos e para o desenvolvimento sustentável do país, formando cidadãos e disseminando conhecimento. São mais de 200 mil estudantes que, diariamente, escrevem a história de suas vidas amparados pela instituição, preparando-se para o mercado de trabalho e construindo um futuro melhor.
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A Fundação Universidade Federal do Piauí (FUFPI) foi instituída nos termos Lei nº 5.528, de 11 de novembro de 1968 e oficialmente instalada em 12 de março de 1971, com o objetivo de criar e manter a UFPI.
A FUFPI é constituída por um Conselho Diretor, composto por sete membros efetivos, nomeados pelo Presidente da República. O Presidente do Conselho Diretor da FUFPI é, também, o Reitor da UFPI.
A UFPI possui três campi: Campus Ministro Petrônio Portella, em Teresina; Campus Ministro Reis Veloso, em Parnaíba; e, Campus do Junco, em Picos, além de três Colégios Agrícolas (Teresina, Floriano e Bom Jesus).
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A Universidade Federal do Maranhão tem sua origem na antiga Faculdade de Filosofia de São Luís do Maranhão, fundada em 1953, por iniciativa da Academia Maranhense de Letras, da Fundação Paulo Ramos e da Arquidiocese de São Luís. Embora inicialmente sua mantenedora fosse aquela Fundação, por força da Lei Estadual n.º 1.976 de 31/12/59 dela se desligou e, posteriormente, passou a integrar a Sociedade Maranhense de Cultura Superior- SOMACS, que fora criada em 29/01/56 com a finalidade de promover o desenvolvimento da cultura do Estado, inclusive criar uma Universidade Católica.
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A idéia da criação da Universidade de Fortaleza, concebida pelo industrial Edson Queiroz, empresário já estabelecido no ramo da agropecuária, gás, indústria metalúrgica e telecomunicações, deu-se em um contexto de expectativas e apreensão nos idos de 1970, quando o Brasil enfrentava uma das maiores crises no ensino superior devido à reduzida oferta de vagas.
No Ceará o quadro não era diferente: o número de vagas nos poucos cursos universitários era ofertado apenas por duas instituições públicas. A evasão de muitos jovens para outros estados, em busca da complementação de seus estudos, era inevitável, pois nos grandes centros urbanos outras instituições de ensino superior acenavam com acolhida às suas aspirações.
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Tem seu começo em 18 de fevereiro de 1808, quando o Príncipe Regente Dom João VI institui a Escola de Cirurgia da Bahia, primeiro curso universitário do Brasil. Ainda no século XIX, incorporou os cursos de Farmácia (1832) e Odontologia (1864), a Academia de Belas Artes (1877), Direito (1891) e Politécnica (1896). No século XX, Isaías Alves cria a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (1941).
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A Universidade Estadual do Maranhão - UEMA, instituição estadual de ensino superior, teve sua origem na Federação das Escolas Superiores do Maranhão - FESM.
A FESM foi criada pela Lei 3.260 de 22 de agosto de 1972, para coordenar e integrar os estabelecimentos isolados do sistema educacional superior do Maranhão. Constituída inicialmente por quatro unidades de ensino superior: Escola de Administração, Escola de Engenharia, Escola de Agronomia e faculdade de Caxias, a FESM incorporou, em 1975, a Escola de de Medicina Veterinária e em 1979, a Faculdade de Educação de Imperatriz.
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A PRIMEIRA UNIVERSIDADE BRASILEIRA, pois originou-se da Escola Universitária Livre de Manáos, criada em 17 de janeiro de 1909. Mesmo com a extinção da Escola, permaneceu a Faculdade de Direito, que deu continuidade ao modelo da atual UFAM. O fato foi registrado em 1995 no "Guinness Book", o livro dos recordes.
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Uma instituição pública que se localiza no município de São Cristóvão, Sergipe, Brasil.
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A Universidade, está numa fase de renovação, na direção constante da qualidade, sem se afastar dos valores, definidos em sua missão, de contribuir para a transformação da sociedade formando profissionais cidadãos, críticos e comprometidos com solução dos problemas e desafios da realidade social, privilegiando as dimensões ética, social e humana, a inclusão e a produção de conhecimentos científico-tecnológicos.
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Símbolo maior da cultura paranaense, a Universidade demonstra sua importância e excelência através dos cursos de graduação, especialização, mestrado e doutorado, além de suas áreas de extensão e pesquisa.
A responsabilidade social da universidade, enquanto instituição pública, também é valorizada em suas ações perante a comunidade paranaense.
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A UPF é uma universidade comunitária conforme os termos do artigo 213 da Constituição Federal, além de também ser filantrópica. Todas as suas ações baseiam-se em três pontos fundamentais: ensino, pesquisa e extensão. Com estrutura democrática e autônoma, ela não está vinculada a confissões religiosas, órgãos públicos ou agremiações e sua arrecadação é reinvestida na própria instituição. Os professores, junto aos alunos e funcionários, escolhem os reitores através de eleição direta a cada quatro anos.
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Pioneira no país em áreas diversas e fundamentais, contribuiu diretamente para que a performance de Santa Catarina fosse sempre superior a do Brasil em relação à educação superior.
A Universidade para o Desenvolvimento do Estado de Santa Catarina - UDESC foi criada em 20 de maio de 1965, pelo Decreto nº 2.802 e em 1985 ocorreu o reconhecimento junto ao Conselho Federal de Educação através da Portaria Ministerial nº 893, de 11 de novembro de 1985. Com abrangência em todo o Estado de Santa Catarina, a UDESC está presente em diversos municípios catarinenses com a sua estrutura multi-campi, e atuação vocacionada para o perfil sócio-econômico e cultural das regiões onde a universidade se insere, visando sempre o fortalecimento das vocações regionais.
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Uma instituição centenária, reconhecida nacional e internacionalmente. Ministra cursos em todas as áreas do conhecimento e em todos os níveis, desde o Ensino Fundamental até a Pós-Graduação.
A qualificação do seu corpo docente, composto na sua maioria por mestres e doutores, a atualização permanente da infra-estrutura dos laboratórios e bibliotecas, o incremento à assistência estudantil, bem como a priorização de sua inserção nacional e internacional são políticas em constante desenvolvimento.
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