Sudeste Infantil

    Colégio Edna Roriz, Minas Gerais

  Av. Prof. Cristovan dos Santos, 383  - Belvedere - Belo Horizonte, MG           
A proposta pedagógica do Colégio Edna Roriz é norteada pelo princípio de que a Educação é um trunfo indispensável à humanidade, para sua sobrevivência com qualidade de vida, na construção da paz, da liberdade e da justiça. É uma escola que está empenhada em abrir, para seus alunos, as portas da Universidade, mas também é uma escola humanística que estabelece, entre o conhecimento formal e a consciência de cidadania, vínculos fortes e inquebrantáveis. Acima de tudo, é expectativa de nossa escola que, durante sua permanência nela, o aluno seja feliz.
    Estação do Aprender, Estado do Rio de Janeiro
  Rua Dr. Sardinha 97 - Santa Rosa - Niterói, RJ           
“Ética, democracia, respeito e solidariedade...”
Ética, democracia, respeito e solidariedade são os valores fundamentais em que se baseia o Estação do Aprender para orientar suas ações pedagógicas. Estas, por sua vez, são pautadas por um princípio a que somos fiéis: a formação integral.
O Estação do Aprender é um espaço onde as oportunidades de aprendizagem são múltiplas e em todas as áreas do conhecimento. Nossas atividades são planejadas a partir dos fundamentos teóricos de Paulo Freire, Celestin Freinet, Jean Piaget, Emília Ferreiro e Vygotsky.
É na escola, com seu papel revitalizado, que as crianças e os jovens devem construir as bases de seu futuro, de seus valores e de seus projetos e objetivos. É missão da escola formar cidadãos capazes de interagir com um mundo novo de tecnologia e velocidade que nasce todos os dias, e fazê-los participar conscientemente dessas transformações.
    Centro Educacional Alzira Bittencourt, Estado do Rio de Janeiro
  Rua Ministro Otávio Kelly, n° 217 - Icaraí - Niterói, RJ
          
Sem abrir mão de sua tradição, o Centro Educacional Alzira Bittencourt busca preparar o aluno para desenpenhar um importante papel em sua vida. Afinal, nossa missão é ensinar a criança a pensar e transformar-se em um cidadão completo, capaz de trilhar o melhor caminho, onde o sucesso é uma consequência natural desse processo. http://www.alzirabittencourt.com.br
    Maple Bear Canadian School Niterói, Estado do Rio de Janeiro
  Rua Dr. Américo Alves Costa, 363 - Piratininga - Niterói, RJ           
Nossa equipe, altamente qualificada, trabalha em interação constante com profissionais educadores do Canadá e com o Conselho Pedagógico da Maple Bear no Brasil.
O incentivo para a troca de idéias e discussões de assuntos pertinentes à educação no contexto sócio-cultural contemporâneo favorece o enriquecimento de instrumentais a serem utilizados na prática cotidiana da escola. Assim, a Maple Bear de Niterói prepara seus estudantes para cumprir a exigência acadêmica nacional e, ao mesmo tempo, os capacita para atender aos requisitos de uma educação global.
    Colégio Helena Bicalho, Minas Gerais
  Rua Moacir Fróes, 83 - São João Batista - Belo Horizonte, MG           
O Colégio Helena Bicalho é uma instituição de ensino atuante na educação infantil, ensino fundamental e ensino médio. Hoje, o Colégio Helena Bicalho é reconhecido por ser referência em qualidade de ensino e esta posição foi alcançada devido ao constante aprimoramento e ao compromisso de oferecer um ensino eficiente, capaz de formar cidadãos preparados para interagir com a comunidade e o meio em que estão inseridos. Com a valorização cada vez mais intensa das atividades esportivas no dia-a-dia dos estudantes, o Colégio Helena Bicalho proporciona a seus alunos diversos espaços para a prática e o ensino de esportes. Com a finalidade de contemplar as aulas de Educação Física do Ensino Fundamental, a recreação da Educação Infantil.
    Pensi Ponto de Ensino, Estado do Rio de Janeiro
  R: Jornalista Newton Braga Mello Lt 1 QD 3 - Itaipú - Niterói, RJ           
O PENSI - Ponto de Ensino começa sua história em 1987, como um curso de aulas particulares situado no bairro do Méier, na belíssima cidade do Rio de Janeiro. Aos poucos, os irmãos Celso e Carlos Augusto Ramos, Marcio Lima e Marcio Santos, sócios e fundadores do PENSI, investiram na criação de um curso preparatório para escolas militares - com especial destaque para os consursos do IME e do ITA. Os fantásticos resultados obtidos nessas provas impulsionaram o PENSI aos patamares em que se encontra hoje: NOVE unidades nas cidades do Rio de janeiro e de Niterói, turmas em todos os segmentos de ensino - desde o infantil até o pré-vestibular – e, principalmente, a qualidade, a excelência em educação e a atenção individualizada ao aluno que são suas marcas registradas.
    Centro Educacional Vivenciar, Estado do Rio de Janeiro
  Rua Dr. Cícero Barreto, 39 - Itaipú - Niterói, RJ           
Doze anos do Centro Educacional Vivenciar e há muita história para contar. O choro de alguns no primeiro dia se transformou em sorriso e aquele espaço novo na vida das crianças virou uma extensão do lar. Brincadeiras, passeios culturais, atividades pedagógicas, esportivas e artísticas, nosso trabalho cresceu além-muros e hoje somos uma escola com equipe dinâmica e arrojada. Dentro de uma proposta educacional sólida, vivenciar é comprometer-se acima de tudo com a individualidade e a formação global da criança. Descobrimos que está na educação a chave para as transformações sociais. Através dela, teremos seres humanos íntegros e comprometidos com o meio social em que vivem. O começo é aqui e agora para buscar um futuro melhor para a sociedade. Por isso, nosso trabalho possui sentido cada vez mais amplo no encaminhamento das novas gerações. Não podemos esquecer que algo muito especial aconteceu nestes doze anos. Todos que por aqui passaram deixaram um pouco de sua história e nos ajudaram a construir a nossa. Uma história lúdica de quem acompanha os primeiros passos e quer ver brilhar sempre aqueles que fizeram e fazem o futuro do nosso país!!! O Centro Educacional Vivenciar tem como meta construir uma escola dinâmica que contribua para a transformação social, que resgate a história do sujeito, partindo do que a criança já sabe, das suas vivências, daquilo que tem sentido e significado para ela, a fim de introduzir algo novo em seu conhecimento.
    Castelo da Turma Miúda, Estado do Rio de Janeiro
  Av. 7 de Setembro, n°157 - Icaraí - Niterói, RJ           
O Castelo da Turma Miúda, sediado na Avenida 7 de Setembro, 157 – Icaraí – Niterói – RJ, é uma Escola de Educação Infantil para atendimento à criança a partir de 04 meses, em horário integral ou parcial de acordo com a escolha da família no ato da matrícula, nos termos do Regimento Escolar. O Castelo da Turma Miúda foi fundado no ano de 1977, em prédio especialmente construído para atender crianças pequenas; espaços amplos e arejados, solário para bebês, rampa de acesso ao 2º pavimento e grande área livre. A arquitetura do prédio em forma de castelo foi projetada para estimular o mundo de fantasia das crianças.
    Instituto Teresa de Lisieux, Estado do Rio de Janeiro
  Avenida Professora Romanda Gonçalves, 1808, Soter - Itaipú - Niterói, RJ           
Há sete anos atuando no bairro de Itaipu, Região Oceânica de Niterói, o Instituto Teresa de Lisieux especializou-se em atender com excelência crianças a partir 1 ano de idade, desenvolvendo suas potencialidades em um ambiente afetuoso e alegre até a 4ª série, respeitando sempre as inteligências das crianças. Como ser feliz também é prioridade, oferecemos às crianças um pátio externo arborizado, com 350m², para a realização de diversas atividades ao ar livre, como recreação, psicomotricidade, aulas de artes e culinária e demais atividades físicas.
    Tempo Bom, Estado do Rio de Janeiro
  Av. Presidente Roosevelt nº 374 - São Francisco - Niterói, RJ           
A escola TEMPO BOM está localizada no bairro São Francisco - Niterói / R.J., à Avenida Presidente Roosevelt, 374 (rua do canal), atendendo crianças do Maternal à Alfabetização. Comprometida com um projeto de educação voltado ao atendimento individual, a criança é o centro de suas atenções. Apoiada por uma equipe de profissionais capacitados e por uma estrutura adequada às suas necessidades, cada criança, prazerosamente, vai construindo sua própria história como indivíduo social imerso numa coletividade. Sintetizando nosso pensamento pedagógico com as palavras do grande educador Paulo Freire, podemos dizer: "numa escola assim vai ser fácil estudar, trabalhar, crescer, fazer amigos, educar-se, ser feliz."
    Âncora Creche Escola, Estado do Rio de Janeiro
  Rua Eurico Aragão, 93 - Piratininga - Niterói, RJ           
A Âncora é um instrumento náutico que permite um navio ficar parado sob um determinado ponto no mar, sem no entanto ficar à deriva. A âncora é firme, segura e penetrante. Esse nome foi baseado em Hebreus 6:13-19. O objetivo desse nome é firmar, ancorar, aprofundar os alunos em conhecimentos acadêmicos e em valores morais baseados em princípios cristãos. Através da firmeza da âncora o nosso objetivo é que eles não se desviem jamais do caminho certo.
    Colégio Ary Parreiras, Estado do Rio de Janeiro
  Rua Ary Parreiras, 73 - Icaraí - Niterói, RJ
          
Colégio Ary Parreiras, Instituição Educacional que oferece através de um ensino de qualidade, oportunidades de formação plena do cidadão capacitando-o para uma posição crítica, criativa e ética dentro do contexto social.
O Colégio Ary Parreiras foi fundado em 19 de setembro de 1985, pela Pedagoga, Psicopedagoga e Especialista em Educação, Nerilza Guimarães Lopes.
Com sede própria e totalmente remodelada na sua parte física e pedagógica para 2006, o Colégio Ary Parreiras, atualmente atende alunos da Educação Infantil ao Ensino Médio, nos turnos manhã, tarde e integral (Educação Infantil opcional). http://www.apcolegio.com.br
    Colégio Nossa Senhora da Assunção, Estado do Rio de Janeiro
  Rua General Rondon, 842 - São Francisco - Niterói, RJ            
<iframe id='palyer13' width="300" height="250" src="//www.youtube.com/embed/iNyeLwTFUfc" frameborder="0" allowfullscreen></iframe id='palyer13'>?rel=0&cc_load_policy=1" frameborder="0" allowfullscreen></iframe id='palyer13'>
A Educação que apresenta como alicerce, os pilares franciscanos tem, na sua própria essência, um marco diferencial. A promoção da vida, a conscientização ecológica, a valorização da minoridade, a aceitação das diferenças, o cuidar e o acolher são fontes que alimentam nosso Projeto Educativo.
Diferente da concepção hegemônica de cultura como instrumento de massificação, o Colégio busca transforma-se num espaço privilegiado de promoção sociocultural. Por meio de seleção de conteúdos relevantes, contribuímos para que se discuta e se promova a cultura como centro gerador de transformação social.
A afetividade ressignifica o nosso fazer pedagógico. Propomos a Educação que seja provocativa, criativa, pautada na reciprocidade das áreas de conhecimento, no respeito e na inclusão responsável. A proposta Pedagógica é constantemente transformada pelos Projetos elaborados nas diferentes áreas, de forma que todos possam ensinar e aprender conhecimento, fundamentos de cidadania de democracia e do convívio social.
    Escola Marly Cury, Estado do Rio de Janeiro
  Av. Sete de Setembro, 170 - Icaraí - Niterói, RJ           
A história que vem sendo construída pelo Curso Marly Cury, ao longo destes anos, é uma história de muitas casas. De muitas lutas, dificuldades, vitórias, sonhos, conquistas... e acima de tudo de muita paixão.
    Colégio Lobo Tores, Estado do Rio de Janeiro
  Rua Miguel Couto, 410 - Icarái - Niterói, RJ           
A Escola possui dois prédios destinados à Educação Infantil e do Ensino Fundamental, com 2 andares cada um, 10 amplas e arejadas salas de aula, 1 sala de informática, 1 biblioteca com laboratório de Ciências, secretaria, gabinete da Direção, sala de Coordenação, 2 pátios cobertos, sendo um o play-ground com grama sintética e brinquedos importados, tanque de areia, casinha de bonecas, quadra esportiva, 7 banheiros, cozinha e refeitório.
    Prisma Montessori, Estado do Rio de Janeiro
  Rua Uirapuru, 213 - Itaipú - Niterói, RJ           
Nosso ensino é composto por profissionais qualificados e experientes nesta metodologia. A qualidade do ensino é o nosso grande diferencial, pois respeitamos as diferenças e individualidade dos nosso alunos.
    Aldeia Curumim, Estado do Rio de Janeiro
  Rua Prof.Dalton Goncalves 436 - Pendotiba - Niterói, RJ           
Dalton Gonçalves, professor de física, autor de vários livros e educador de muitas gerações, vinha observando que, ano a ano, cresciam as dificuldades enfrentadas pelo aluno ao ingressar nas univerdades. Discutiu com sua esposa, professora Lúcia Cantarino Gonçalves e lhe fez a proposta de iniciarem juntos uma escola da Educação Infantil à 8º série, turma a turma, sem pressa.
    Estação do Aprender, Estado do Rio de Janeiro
  Rua Mariz e Barros, 496  - Icaraí - Niterói, RJ           
Ética, democracia, respeito e solidariedade são os valores fundamentais em que se baseia o Estação do Aprender para orientar suas ações pedagógicas. Estas, por sua vez, são pautadas por um princípio a que somos fiéis: a formação integral.
    Colégio Magnum, Minas Gerais
  Rua São Gonçalo, 1364 - Nova Floresta - Belo Horizonte, MG           
O Colégio Magnum é uma instituição particular de ensino atuante em Belo Horizonte. A elaboração de nossas ações, no campo educacional, sustenta-se nos princípios agostinianos e avança no sentido de conceber uma escola de vanguarda, preparada para os desafios do futuro. Constitui-se num modelo de escola completa, integral, apta a atender às demandas do mundo moderno. Nosso objetivo maior é oferecer uma proposta educacional que contemple não somente os aspectos de ensino acadêmicos, mas também a formação de um ser humano ativo em nossa sociedade, através do desenvolvimento harmonioso de todas as suas potencialidades. Além disso, criamos condições para que nossos alunos sejam cidadãos conscientes, vencedores e felizes.
    Centro Educacional Cia do Verde, Minas Gerais
  Rua Bambuí, 1040 - Belo Horizonte, MG           
A Proposta pedagógica do Centro Educacional Cia do Verde para a Educação Infantil se fundamenta na formação integral e harmônica das crianças, a partir de atendimento e acompanhamento personalizados, respeitando o ritmo de cada um. Os fundamentos norteadores da proposta estão pautados nos princípios éticos, políticos, estéticos e cristãos, indispensáveis a formação moral do ser humano. Preparar culturalmente o indivíduo, significa possibilitar-lhe desde cedo a compreensão da visão do mundo presente na sociedade para que possam agir no futuro na transformação dessa sociedade a qual estão inseridos. Sem essa compreensão torna-se inviável a participação efetiva do indivíduo nessa projeção cultural. A relação família/escola sempre foi considerada o princípio básico da prática pedagógica do Centro Educacional Cia do Verde e essa experiência tem mostrado que é através de um trabalho de parceria com as famílias que as metas em relação à formação integral dos alunos são plenamente alcançadas.
    Centro Educacional Iza Rizzotti, Minas Gerais
  Rua Jornalista Waldir Lau, 421 - Itapoá - Belo Horizonte, MG           
    Colégio Frei Orlando, Minas Gerais
  Rua Sabinópolis, 50 - Carlos Prates - Belo Horizonte, MG           
O Colégio Frei Orlando foi fundado por Frei Zacarias Van Der Hoeven, na época vigário da Paróquia de são Francisco das Chagas. Começou com umas poucas classes do antigo Curso Primário funcionando na cripta da igreja, para logo depois ganhar sua sede própria (Bloco da Rua Sabinópolis). Oficializado em 1959, teve como primeira diretora a senhora D. Carmem de Araújo Silva, sucedida por outros de igual competência e dedicação. Desde a sua fundação, o Colégio Frei Orlando sempre caminhou para realizações maiores com o objetivo de atender aos interesses da comunidade. Implantado o primário, foram criados a seguir os cursos do ensino fundamental (ginasial) e ensino médio (cientifico) e normal (magistério) . Em 1979, por iniciativa de Frei Hildeberto Polman, criou-se o Jardim Infância Feliz em prédio adequado as fases de desenvolvimento dos alunos da educação infantil . “Cresce a família, aumenta-se a casa” – novas salas, laboratórios, biblioteca, quadras poliesportivas, salas de apresentação, projeção e vídeo, central de processamento de dados, é o Colégio Frei Orlando se atualizando e modernizando. Fiel em sua determinação de bem servir ao aluno e estar continuamente a seu serviço, surge, em 1992, o Colégio Frei Orlando – Unidade II, proporcionando aos moradores do bairro Alípio de Melo uma escola de categoria e qualidade próxima de suas residências. O Colégio Frei Orlando surgiu com o objetivo de facilitar a educação de crianças de uma região específica. Hoje é muito mais do que isso: é uma instituição bem alicerçada, com a qual toda a comunidade conta para a educação e formação humana de seus filhos.
    Colégio Loyola Jesuítas, Minas Gerais
  Av. do Contorno, 7919  - Cidade Jardim  - Belo Horizonte, MG           
O Colégio Loyola foi idealizado, primeiramente, pelo arcebispo de Belo Horizonte, Dom Antônio dos Santos Cabral, que se empenhou em dotar a capital mineira de colégios católicos. Em 1942, atendendo ao pedido do arcebispo, o Padre Provincial Luiz Riou destacou os padres César Dainese e Paulo Nacca para realizarem os primeiros estudos visando à fundação de um colégio na capital mineira. A consagração ao Sagrado Coração de Jesus foi o ato que marcou a inauguração oficial, no dia 19 de março de 1943, realizado pelo padre Dainese, Superior da Comunidade, com a presença de 30 alunos e dos primeiros professores: mestres Antônio Ribeiro, Luiz Gonzaga Monnerat e Irmão Hugo Madalena. Todos sob a orientação do prefeito geral, padre Paulo Nacca. A primeira sede do Colégio Loyola era situada na rua Gonçalves Dias, 1218, e foi disponibilizada pelo senhor Francisco Lobato. No dia 25 de março de 1943, dia em que se comemora o aniversário do Colégio Loyola e também dedicado à Anunciação de Nossa Senhora, foi celebrada a Missa Inaugural, à qual estiveram presentes os 33 alunos e suas famílias. Nessa noite, foi realizado o ato acadêmico de inauguração, com a presença de vários jesuítas, superiores de outras comunidades, autoridades civis e militares. No início de 1949, o Colégio Loyola mudou-se para a Avenida do Contorno, 7919, no bairro Cidade Jardim, atual endereço, em terreno cedido pelo então prefeito Juscelino Kubitschek. À medida que aumentava o número de alunos, cresciam suas estruturas. Em 1960, foi instalado o Curso Primário Completo, tendo sido escolhida a senhora Esmeralda Nankran para diretora. Padre José de Souza Oliveira, de volta ao cargo de reitor, consolidou o ciclo de seus cursos diurnos. Seguindo a tradição pedagógica jesuítica, foi dada ênfase à formação religiosa e espiritual dos alunos, com aulas semanais de Religião, a fundação de associações religiosas (como a Cruzada Eucarística e a Congregação Mariana) e a realização de retiros espirituais. Atualmente, o Colégio Loyola conta com 244 empregados, 3 integrantes da comunidade religiosa, 4 religiosos e 2.575 alunos. A área total é de 21 mil m². O Colégio possui 6 laboratórios, complexo esportivo com quadras e piscinas, capela, teatro, miniauditório, 2 espaços para exposições artísticas, 2 locais para encontros e atividades acadêmicas e realização de retiros, entre outros para realização dos projetos pedagógicos do Colégio. O Colégio Loyola é reconhecido na comunidade local pela seriedade do trabalho educativo que realiza. É intensamente procurado pelas famílias e muito valorizado pelos profissionais de educação e visto, em Belo Horizonte, como modelo de excelência acadêmica e de formação integral de seus educandos.
    Colégio Santo Agostinho, Minas Gerais
  Av. Amazonas, 1803 - Santo Agostinho - Belo Horizonte, MG           
Missão - "O Colégio Santo Agostinho é uma instituição católica que, a partir dos valores cristãos e da filosofia agostiniana, tem como missão criar condições para que seus alunos possam assumir com autonomia e responsabilidade o protagonismo de sua própria formação integral (integrada, crítica e criativa) na realidade." Identidade - O Santo Agostinho é um colégio católico, que pertence à Ordem de Santo Agostinho (OSA). Assim, constitui uma opção para os pais que desejam para os seus filhos uma educação que se desenvolve a partir dos valores cristãos, aliados a um grande nível de exigência nos estudos. Toda a prática é norteada e iluminada pela Filosofia e Espiritualidade de Santo Agostinho. Desde esse ponto de vista, valorizamos as cinco dimensões da pessoa humana (centro absolutamente prioritário de nosso modelo educativo), que são: pessoal, crítico-transformadora, comunitária, transcendental e ecológico-cósmica.
    Chez L'Enfant, Minas Gerais
  Rua Araguari, 1400 - Santo Agostinho - Belo Horizonte, MG           
Em 1979, o Chez L'Enfant - Centro Integrado da Criança - iniciou suas atividades na área de Educação Infantil, com a certeza de que o profissionalismo e qualidade de seus serviços seriam sempre o diferencial desta Instituição. Com segurança podemos afirmar que nossa trajetória durante esses 28 anos tem sido alicerçada sobre estes dois pilares. Nossa clientela são crianças de 01 a 06 anos. Atendemos nos turnos da manhã, tarde e em horário integral.
    Escola Castelinho Encantado, Minas Gerais
  Rua Mal Deodoro, 160  - Centro - Belo Horizonte, MG           
    Colégio Sagrado Coração de Maria, Minas Gerais
  Rua Professor Estevão Pinto, 400 - Serra - Belo Horizonte, MG           
O Colégio Sagrado Coração de Maria de BH - Sacré Coeur de Marie - pertence à rede de educandários da Congregação das Irmãs do Sacré Coeur de Marie fundada em Béziers, na França, por Padre Antônio Pedro João Gailhac. A Congregação espalhou-se pela Europa, África e América. Em 1911, as irmãs chegaram ao Brasil e, em Ubá, MG., fundaram o primeiro Colégio Sacré-Coeur de Marie e, logo a seguir, um segundo, no Rio de Janeiro. Em 1927, a Irmã Baptist Holohan, membro do Governo Geral da Congregação das Irmãs do Sacré-Coeur de Marie, veio ao Brasil visitar as escolas aqui existentes. Foram-lhe feitos insistentes pedidos para que fundasse um Colégio em Belo Horizonte. Cedendo a esses pedidos, a irmã Baptista Holohan veio a Belo Horizonte, e, em contato com as autoridades civis e eclesiásticas, acertaram-se as primeiras providências. No dia 24 de fevereiro de 1928, foi fundado o Colégio Sacré-Coeur de Marie, que, inicialmente, funcionou à Rua Timbiras, 1.471. Em 1930, transferiu-se para o prédio próprio, à Rua Do Chumbo, 400, hoje, Rua Professor Estevão Pinto, 400, Bairro Serra.
    Colégio Colibri, Minas Gerais
  Rua Fernandes Tourinho, 913 - Lourdes - Belo Horizonte, MG           
Na origem de toda história há um sonho. Lúcia Maria de Sousa Lima, Maria Fonseca de Castro e Myrthes de Sousa Lima sonhavam em fundar em Belo Horizonte uma escola diferente, que contemplasse o desenvolvimento integral do ser humano. Depois de pesquisar e buscar novas tendências em outras capitais do país, montaram o projeto da escola de seus sonhos e fundaram, em 1966, a “Escola Infantil O Colibri”, hoje colégio Colibri Máster. O sonho se tornava realidade. O tempo passou, a escola cresceu, se consolidou entre as melhores de Belo Horizonte. São mais de 40 anos de uma história baseado no amor ao próximo, na solidariedade, no compromisso com a educação, com a ética e com a formação de seus alunos para que se tornem pessoas plenas e felizes.
    Instituições Arnaldo Janssen, Minas Gerais
  Rua Montes Claros, 888  - Anchieta - Belo Horizonte, MG           
Em 1952, surgiu a idéia de usar a antiga Chácara do Colégio Arnaldo, que se situava na Rua Montes Claros 848, Bairro Anchieta. Lançaram a pedra fundamental em 1955, de um futuro prédio de dois pavimentos. O novo prédio a ser construído teria 2.500m com amplas salas, dormitórios, cozinha, auditório e uma pequena capela. A fachada principal do prédio seria para a rua Vitório Marçola, e não para a rua Montes Claros. Ao final de 3 anos, isto é, no dia 31 de agosto de 1958, houve a inauguração do atual prédio Arnaldinum São José. Foram 3 anos de muito trabalho e orações do Pe. Marcos Frota o fundador e sua comunidade. Quando o Pe. Norberto tomou a direção do Arnaldinum juntamente com o Pe. Xavier, então Diretor do colégio Arnaldo, resolveram fundar, anexo ao seminário, um pequeno externato para as crianças do Bairro Anchieta. Começaram em 15 de março de 1968 o curso pré-escolar e o curso primário. D. Hildegarda, como coordenadora, exerceu brilhantemente seu papel.Deixando o Pe. Norberto o cargo de diretor, veio substituí-lo o Pe. Werner Siebendrock que com seu entusiasmo, assumiu o seminário e o colégio. O reconhecimento do Curso de 1º grau arrastou-se durante alguns anos. Em 18 de janeiro de 1979, se deu o reconhecimento definitivo da Escola Arnaldinum São José. Em 15 de agosto de 1986, era reconhecio definitivamente o curso de 2º grau. Apesar das dificuldades, construímos um moderno Ginásio de Esportes e, em 2000 o tão sonhado anexo do Colégio Arnaldinum tornou-se realidade. É um prédio moderno e amplo. Salas de informática, multimídia, laboratórios e biblioteca são oferecidos aos nossos alunos. Na parte religiosa, procuramos levar os nossos alunos a uma conscientização prática para os problemas que nos afligem no momento da sociedade atual. Em todas as atividades os nossos olhos se voltam a Deus, Senhor de todas as coisas, num ato de agradecimento por todos esses trabalhos que procuramos fazer, dando tudo de nós em benefício da sociedade, da igreja, do Brasil e da Congregação que nos apoiou neste afã de nossas vidas.
    Colégio Frei Orlando, Minas Gerais
  Rua dos Agrônomos, 185 - Alípio de Melo - Belo Horizonte, MG           
O Colégio Frei Orlando foi fundado por Frei Zacarias Van Der Hoeven, na época vigário da Paróquia de são Francisco das Chagas. Começou com umas poucas classes do antigo Curso Primário funcionando na cripta da igreja, para logo depois ganhar sua sede própria (Bloco da Rua Sabinópolis). Oficializado em 1959, teve como primeira diretora a senhora D. Carmem de Araújo Silva, sucedida por outros de igual competência e dedicação. Desde a sua fundação, o Colégio Frei Orlando sempre caminhou para realizações maiores com o objetivo de atender aos interesses da comunidade. Implantado o primário, foram criados a seguir os cursos do ensino fundamental (ginasial) e ensino médio (cientifico) e normal (magistério) . Em 1979, por iniciativa de Frei Hildeberto Polman, criou-se o Jardim Infância Feliz em prédio adequado as fases de desenvolvimento dos alunos da educação infantil . “Cresce a família, aumenta-se a casa” – novas salas, laboratórios, biblioteca, quadras poliesportivas, salas de apresentação, projeção e vídeo, central de processamento de dados, é o Colégio Frei Orlando se atualizando e modernizando. Fiel em sua determinação de bem servir ao aluno e estar continuamente a seu serviço, surge, em 1992, o Colégio Frei Orlando – Unidade II, proporcionando aos moradores do bairro Alípio de Melo uma escola de categoria e qualidade próxima de suas residências. O Colégio Frei Orlando surgiu com o objetivo de facilitar a educação de crianças de uma região específica. Hoje é muito mais do que isso: é uma instituição bem alicerçada, com a qual toda a comunidade conta para a educação e formação humana de seus filhos.
205.144.171.175 - 68.129.49.103