Home  
  Brasil  
 Sudeste
    Estado do Rio
    Minas Gerais
    Espirito Santo

Sudeste Medio

1
Colégio Oswaldo Cruz, Estado do Rio de Janeiro
  Rua Oswaldo Cruz, 32 - Icaraí - Niterói, RJ
             
O Colégio Oswaldo Cruz atende ao aluno respeitando sua multiplicidade, favorecendo a construção do conhecimento. É papel fundamental da escola estimular o desenvolvimento do interesse, o gosto pelo aprender, integrando arte, pesquisa, música, oficina de leitura, inglês, educação física e informática. http://www.oswaldocruzcolegio.com.br/
2
Colégio de Aplicação Dom Hélder Câmara, Estado do Rio de Janeiro
  Rua Ary Gomes da Silva, 79 - Piratininga - Niterói, RJ              
É impressionante como um fato ocorrido há décadas pode nos marcar a ponto de ficar inesquecível em nossa memória. Mas não poderia ser diferente com o nosso querido Colégio de Aplicação Dom Hélder Câmara (CApDHC). Começo esse texto com essa pequena reflexão porque em 2009 nosso colégio completa 50 anos de existência. É muito gratificante ver que meu sonho de adolescência se agigantou e, hoje, o Dom Hélder (forma carinhosa como gostamos de chamá-lo) é a prova de que é possível transformar realidades e promover uma revolução por meio da educação. O bairro da Trindade era uma região esquecida e isolada quando, em 12 de outubro de 1959, iniciamos as atividades do colégio. Juntamente com meu marido, professor Joaquim de Oliveira, trabalhamos arduamente para construir uma instituição de ensino de qualidade e reconhecida por pais, alunos e a sociedade. Nesse período, vimos uma pequena chácara, com 33 alunos, localizada numa roça de São Gonçalo, se tornar uma dos principais colégios do município e uma referência de educação em nosso estado.
3
Miraflores, Estado do Rio de Janeiro
   - Icaraí - Niterói, RJ              
<iframe id='palyer3' src='https://www.youtube.com/embed/?listType=user_uploads&list=mirafloresniteroi'></iframe id='palyer3'>
Fundado em 1969, mais precisamente no mês de março. Naquele tempo, nes-se espaço, balões faziam poesia no ar. Hoje, neste mesmo lugar, os alunos am-pliam conhecimen-tos, pesquisam nos livros, nos computa-dores e na natureza, organizam feiras, sonham, desejam, realizam e, também, lançam poesias no ar. Passados tantos anos, o Miraflores vive, com plenitude, a maturidade das experiências adquiridas, mas permanece criança inquieta diante dos desafios do amanhã. Pois, como nos ensinou nosso Mestre Paulo Freire, o futuro não é uma coisa escondida na esquina. O futuro a gente constrói no presente.
4
Colégio Maria Thereza, Estado do Rio de Janeiro
  Rua São Pedro, 108 - Centro - Niterói, RJ
             
13 de junho de 1942... Algumas carteiras... umas poucas crianças... uma professora... um sonho... ... nascia, sob um cajazeiro no quintal da casa nº 108, na Rua São Pedro, o Educandário Maria Thereza, sob a direção da dedicada professora Edith Sales Lima. Até 1953, o Educandário ofereceu o então Ensino Primário, marcando seu espaço na comunidade educacional niteroiense. O reconhecimeto da qualidade das atividades pedagógicas da Instituição manifesta-se pela solicitação dos pais dos alunos para que fosse oferecido, também, o Curso Ginasial. http://www.mariathereza.com.br/
5
Colégio São Vicent de Paula, Estado do Rio de Janeiro
  Icaraí - Niterói, RJ              
Fundada em 1854, sob o amparo do Imperador D.Pedro II e da Imperatriz D.Teresa Cristina,com o apoio do Presidente da Província,a Irmandade São Vicente de Paulo é uma sociedade civil filantrópica. A Irmandade é inspirada na obra prodigiosa do grande apóstolo do amor ao próximo,São Vicente de Paulo, com a cooperação valiosa das Irmãs Filhas da Caridade. Projeta-se como uma das maiores instituições filantrópicas do país.
6
Instituto Maia Vinagre, Estado do Rio de Janeiro
  Rua Noronha Torrezão 68 - Santa Rosa - Niterói, RJ              
O Instituto Maia Vinagre realiza um trabalho educacional orientado por uma pedagogia eclética e holística. Oferece um ambiente escolar ao mesmo tempo acolhedor e estimulante. A criança é incentivada a construir o seu próprio conhecimento, levantando hipóteses, estabelecendo conclusões, desenvolvendo a capacidade crítica, bem como a de interpretação e de criação.Assim, por meio de um trabalho escolar eficiente e renovador, contribui para a formação de pessoas conscientes em relação a si mesmas e a suas responsabilidades sociais.
7
Colégio Cavalieri, Minas Gerais
  Rua Desembargador José Burnier, 37 - Castelo - Belo Horizonte, MG              
Em agosto de 2002 foi criado o Colégio Cavalieri com o objetivo de ministrar o Ensino Fundamental e o Ensino Médio. A escolha do nome do nosso estabelecimento de ensino deu-se através de uma busca interminável entre pessoas ilustres. Ocorreu-nos então, o nome de Francesco Bonaventura Cavalieri, nome este que seria para os nossos alunos uma figura exemplar de luta e de vida estudiosa. Cavalieri, ao conhecer Galileu, interessou-se pela Matemática, descobrindo o método dos indivisíveis, iniciando uma nova era para a Geometria e abrindo caminhos para o cálculo integral. Cavalieri era teólogo e fez também estudos sobre seções cônicas, trigonometria, ótica, astronomia e astrologia, dando ao mundo valiosa colaboração. Somos parceiros da Rede Salesiana de Escolas, vivenciamos a filosofia de Dom Bosco e seu Sistema Educativo é um projeto ousado e inovador para o Novo Milênio. Dom Bosco, homem de personalidade forte e rara, foi exemplo de persistência, austeridade e de dedicação. Ele fundou, em Turim, na Itália, uma obra destinada à juventude, obra que deu origem à Sociedade de São Francisco de Sales (Salesianos). Dom Bosco, embora tenha vivido há mais de cem anos, continua sempre atual.
8
Colégio MV1 Ucaraí, Estado do Rio de Janeiro
  Rua Otávio Carneiro - Icaraí - Niterói, RJ              
9
COC Belo Horizonte, Minas Gerais
  Av. Raja Gabaglia, 589 - Cidade Jardim - Belo Horizonte, MG              
A Unidade do COC de Belo Horizonte, capital de Minas Gerais, é uma extensão do Sistema COC de Ensino no quinto município mais populoso do Brasil. Com os mesmos padrões das outras Unidades, o COC-BH oferece um ensino de qualidade com excelentes recursos tecnológicos educacionais. O Sistema COC de Ensino, ao longo de mais de 40 anos de história, preparou seu projeto pedagógico para esta nova realidade, com a finalidade de garantir aos seus parceiros diferenciais inovadores e proporcionar a todos eles uma competitividade sem igual no mercado. Desenvolveu e trouxe para a sala de aula, de forma integrada, os principais recursos tecnológicos disponíveis no mercado: além das salas do futuro, de realidade virtual, de projeção estereoscópica (3D), o Sistema COC de Ensino foi o primeiro no Brasil a colocar o CD-ROM como parte do material didático impresso e, assim, criou os Cadernos Digitais de Apoio, que hoje evoluíram para os Livros Eletrônicos. Hoje, o projeto COC em Sua Casa, a extensão da escola dentro da casa de cada aluno, e as Aulas do Futuro, a aplicação na educação de soluções portáveis e interativas, abrem possibilidades infinitas, não só para os professores como também para os alunos.
10
Rede Chromos de Ensino, Minas Gerais
  Av. João César de Oliveira, 2477 - Eldorado - Belo Horizonte, MG              
Desde 1992, no mercado de cursos Pré-Vestibulares, a Rede Chromos de Ensino propicia aos alunos do 3º Ano do Ensino Médio a cursarem o Pré Vestibular no turno tarde; o Curso Extensivo Integral Os alunos são preparados pela equipe de professores do Chromos Pré-Vestibulares para os exames de seleção das maiores instituições de ensino do país. O programa é composto de aulas e plantões de segunda a sexta e aos sábados, simulados mensais e material didático completo e atualizado.
11
Colégio Frederico Ozanam, Minas Gerais
  Rua Jerônimo Monteiro, 48 - Boa Vista - Belo Horizonte, MG              
<iframe id='palyer11' width="420" height="315" src="https://www.youtube.com/embed/BsvQryHaGr0" frameborder="0" allowfullscreen></iframe id='palyer11'>
"Novos Tempos, Novos Horizontes."
12
Colégio Gauss, Estado do Rio de Janeiro
  Avenida Frei Fabiano 155 - Piratininga - Niterói, RJ              
Em 1998 surgiu a idéia da construção de um colégio, que suprisse as reais necessidades da população da Região Oceânica, em relação à Educação Infantil e ao Ensino Fundamental.
Para isso, realizamos uma pesquisa que nos mostrou as deficiências quanto à maioria dos serviços de educação encontrados na região e as expectativas da população, que almejava por uma educação de melhor qualidade para seus filhos, que muitas vezes se viam obrigados a procurar outras opções fora da localidade onde moravam.
13
Colégio Ary Parreiras, Estado do Rio de Janeiro
  Rua Ary Parreiras, 73 - Icaraí - Niterói, RJ
             
Colégio Ary Parreiras, Instituição Educacional que oferece através de um ensino de qualidade, oportunidades de formação plena do cidadão capacitando-o para uma posição crítica, criativa e ética dentro do contexto social.
O Colégio Ary Parreiras foi fundado em 19 de setembro de 1985, pela Pedagoga, Psicopedagoga e Especialista em Educação, Nerilza Guimarães Lopes.
Com sede própria e totalmente remodelada na sua parte física e pedagógica para 2006, o Colégio Ary Parreiras, atualmente atende alunos da Educação Infantil ao Ensino Médio, nos turnos manhã, tarde e integral (Educação Infantil opcional). http://www.apcolegio.com.br
14
Colégio Marília Mattoso, Estado do Rio de Janeiro
  Rua José Bonifácio, 39 - São Domingo - Niterói, RJ              
<iframe id='palyer14' title="Colégio Marília Mattoso - YouTube video player" width="250" height="190" src="https://www.youtube.com/embed/0S-FkKgVfW4" frameborder="0" allowfullscreen></iframe id='palyer14'>
Em 1972, com as inovações introduzidas pela Lei 5692/71 na Educação Brasileira, foi implantada a reforma de ensino do 1º grau(hoje Ensino Fundamental) sob a direção do sobrinho de D. Marília, Reynaldo Mattoso Cavalcanti. Sob sua orientação a escola passou também por outras transformações.
No ano de 1976, implementou-se a criação do Mattosinho com a finalidade de atender aos alunos da educação infantil. A escola continuava a crescer até que em 1978 foi inaugurada a nova e atual sede, na rua José Bonifácio nº 39.
O Ensino Médio foi implantado em 1985, com a colaboração do Prof. Comte Bittencourt, que meses antes assumira a Direção Administrativa da escola. A partir daí, nossa escola passou a denominar-se Colégio Marília Mattoso.
15
Associação Educacional de Niterói, Estado do Rio de Janeiro
  São Francisco - Niterói, RJ              
A Associação Educacional de Niterói surgiu em 1993 e é fruto de um projeto compartilhado por pais, alunos e educadores.
Tem como princípios o que considera como os quatro alicerces da Educação para o século XXI: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver junto e aprender a ser, e a qualidade administrativa através da gestão democrática.
A Escola mantém classes do Grupo I ao 3º ano do Ensino Médio com, no máximo, 15 alunos na Educação Infantil, 20 alunos na 1ª série do Ensino Fundamental, 25 alunos nas demais séries do Ensino Fundamental e 30 alunos nas classes do Ensino Médio.
16
COC de Vitória, Espirito Santo
  Av: Avenida Nossa Senhora da Penha, 1331 - Santa Luiza - Vitória, ES              
O COC de Vitória está localizado na região Sudeste do país. O município é uma das três ilhas-capitais do Brasil e um dos mais antigos. Esta Unidade do COC oferece ensino de qualidade e os resultados conquistados por seus alunos são sempre destaques.
17
CEM Centro Educacional Mineiro, Minas Gerais
  Av. Abílio Machado, 4020 - Alípio de Melo - Belo Horizonte, MG              
O Centro Educacional Mineiro-Colégio CEM é a realização de um sonho que se concretizou com a sua fundação em 1973, prestando serviços educacionais a uma região, na época, carente de instituições de ensino para que os alunos pudessem dar prosseguimento aos estudos. O colégio foi fundado pelo Prof. Paulo Eduardo Coelho Costa, através do incentivo de seu pai, senhor Joaquim Antônio Costa, patrono do colégio e homem que dedicou a sua vida à comunidade desta região em especial às crianças através de obras sociais, culturais e esportivas . Trinta e três anos se passaram. Nossa região cresceu. O Colégio CEM sempre atento às necessidades da população, também cresceu e realiza hoje uma prática educativa moderna com uma excelente equipe de professores e funcionários competentes e realmente comprometidos com a educação integral dos alunos numa relação interpessoal baseada no respeito mútuo, auto-estima, diálogo e aprendizagem permanente. Desde a sua fundação (1973), o colégio ministra uma educação sólida, baseada no desenvolvimento intelectual, moral, social, físico e afetivo, tornando o aluno consciente dos direitos e deveres da pessoa humana, do cidadão, do estado, da família e dos grupos que compõem a sociedade. É preciso educar as pessoas para serem felizes, capazes de pensar, terem senso crítico, formação ética e autonomia intelectual, trabalharem em equipe, serem criativas, solucionarem problemas, aprenderem a aprender e a se tornarem seres integrantes da sociedade, conscientes dos direitos e deveres do cidadão. Com metodologia e tecnologia adequadas, os alunos têm a oportunidade de ampliar suas experiências com ensino de qualidade, para que possam compreender e interagir com o mundo em que vivem através do exercício consciente da cidadania, da qualificação para o trabalho, da responsabilidade e da solidariedade, para que venham a compreender e a incorporar os princípios e valores que promovem o ser humano.
18
CABH Colégio Adventista de Belo Horizonte, Minas Gerais
  Rua Aveiro, 367 - São Francisco - Belo Horizonte, MG              
Com o propósito de oportunizar às nossas crianças o preparo acadêmico em conformidade com os princípios cristãos surgiu em Belo Horizonte o Colégio Adventista. O nosso, conhecido, Colégio Adventista de Belo Horizonte foi fundado em 1966 como “Colorado”, para homenagear o estado americano do Colorado (EUA). Pelo motivo de que naquela época a igreja local receber muitas doações advindas dos nossos irmãos norte americanos.
19
Bernoulli Colégio e Pré-Vestibular, Minas Gerais
  Rua Gonçalves Dias, 3172 - Santo Agostinho - Belo Horizonte, MG              
O Grupo Bernoulli nasceu no ano 2000, através da criação do Pré-vestibular Elite, com o objetivo inicial de prestar serviços educacionais de qualidade, capazes de possibilitar a aprovação de seus alunos nos vestibulares mais difíceis e concorridos do país como UFMG, Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), Instituto Militar de Engenharia (IME), Unicamp, dentre outros. De lá para cá muita coisa aconteceu e, atualmente, o Grupo é formado por três instituições, cada qual com sua sede: - O Colégio e Pré-vestibular Bernoulli: que possui Ensino Fundamental II, da 5ª à 8ª série (6ª à 9ª série de acordo com a nova legislação que instituiu o Ensino Fundamental de 9 anos), Ensino Médio, da 1ª à 3ª série, e Pré-vestibular (com coordenação e projeto pedagógico idênticos ao do Pré-vestibular Elite). - Pré-vestibular Elite: possui turmas de pré-vestibular com foco na preparação para os vestibulares mais difíceis do país. - Editora Bernoulli: responsável pela elaboração do material didático utilizado pelo Grupo Bernoulli nas turmas de 3ª série do Ensino Médio e de Pré-vestibular, bem como pela comercialização desse material com outras escolas.
20
Colégio Militar de Belo Horizonte, Minas Gerais
  Av. Mal. Espiridião Rosas, 400 - São Francisco - Belo Horizonte, MG              
As raízes históricas do Colégio remontam a 1912, quando foi criado seu precursor, o Colégio Militar de Barbacena, extinto em 1925. Somente trinta anos após a extinção daquele educandário, em face à persistência de uma chama que não se apagou, luziu a grande esperança: o ressurgimento da casa de formação dos “pupilos do Exército”, no saudável ambiente do clima, dos costumes e do civismo montanheses. Em 12 de setembro de 1955, o Presidente da República, Café Filho, assinou o decreto nº 37.879, que criou o Colégio Militar de Belo Horizonte, que possibilitava aos mineiros rápido ingresso nas fileiras do Exército Brasileiro. De acordo com o mesmo decreto, o Colégio deveria ser instalado no prédio destinado ao Centro de Preparação de Oficiais da Reserva (CPOR), no bairro da Pampulha. Enquanto se providenciava a construção do Colégio no local onde atualmente se ergue o fórum Lafaiete, o CMBH provisoriamente ocupou as instalações do Colégio Estadual de Minas Gerais, localizado na avenida Augusto de Lima, próximo ao centro da cidade. O início do primeiro ano letivo ocorreu em 21 de abril de 1956, marcado por uma solenidade que contou com a presença de várias autoridades civis e militares. As obras foram concluídas no final de 1959, fato que permitiu o funcionamento do Colégio, totalmente reunido na Pampulha, a partir de 1960.
21
Bernoulli Colégio e Pré-Vestibular, Minas Gerais
  Rua Juiz de Fora, 991 - Barro Preto - Belo horizonte, MG              
O Grupo Bernoulli nasceu no ano 2000, através da criação do Pré-vestibular Elite, com o objetivo inicial de prestar serviços educacionais de qualidade, capazes de possibilitar a aprovação de seus alunos nos vestibulares mais difíceis e concorridos do país como UFMG, Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), Instituto Militar de Engenharia (IME), Unicamp, dentre outros. De lá para cá muita coisa aconteceu e, atualmente, o Grupo é formado por três instituições, cada qual com sua sede: - O Colégio e Pré-vestibular Bernoulli: que possui Ensino Fundamental II, da 5ª à 8ª série (6ª à 9ª série de acordo com a nova legislação que instituiu o Ensino Fundamental de 9 anos), Ensino Médio, da 1ª à 3ª série, e Pré-vestibular (com coordenação e projeto pedagógico idênticos ao do Pré-vestibular Elite). - Pré-vestibular Elite: possui turmas de pré-vestibular com foco na preparação para os vestibulares mais difíceis do país. - Editora Bernoulli: responsável pela elaboração do material didático utilizado pelo Grupo Bernoulli nas turmas de 3ª série do Ensino Médio e de Pré-vestibular, bem como pela comercialização desse material com outras escolas.
22
COC Belo Horizonte, Minas Gerais
  Rua Engenheiro Alberto Pontes, 280 - Buritis - Belo Horizonte, MG              
A Unidade do COC de Belo Horizonte, capital de Minas Gerais, é uma extensão do Sistema COC de Ensino no quinto município mais populoso do Brasil. Com os mesmos padrões das outras Unidades, o COC-BH oferece um ensino de qualidade com excelentes recursos tecnológicos educacionais. O Sistema COC de Ensino, ao longo de mais de 40 anos de história, preparou seu projeto pedagógico para esta nova realidade, com a finalidade de garantir aos seus parceiros diferenciais inovadores e proporcionar a todos eles uma competitividade sem igual no mercado. Desenvolveu e trouxe para a sala de aula, de forma integrada, os principais recursos tecnológicos disponíveis no mercado: além das salas do futuro, de realidade virtual, de projeção estereoscópica (3D), o Sistema COC de Ensino foi o primeiro no Brasil a colocar o CD-ROM como parte do material didático impresso e, assim, criou os Cadernos Digitais de Apoio, que hoje evoluíram para os Livros Eletrônicos. Hoje, o projeto COC em Sua Casa, a extensão da escola dentro da casa de cada aluno, e as Aulas do Futuro, a aplicação na educação de soluções portáveis e interativas, abrem possibilidades infinitas, não só para os professores como também para os alunos.
23
Colégio Cenecista Domiciano Vieira, Minas Gerais
  Rua José Gonçalves, 550 - Barreiro - Belo Horizonte, MG              
A CNEC - Campanha Nacional de Escolas da Comunidade, conta atualmente com 20 Faculdades e 264 Escolas em 21 Estados do Brasil e a mantenedora do Colégio Cenecista Domiciano Vieira, que foi implantado há quase meio século. Sem fins lucrativos e com o objetivo de levar Educação a todas as camadas sociais, principalmente àquelas mais pobres, fundou-se a nova escola que viria suprir o grande déficit relacionado à Educação e que se transformaria, já naquela época, no grande pólo de ensino e inclusão social que mudaria o rumo da vida de muitas pessoas desta e de outras regiões. A filantropia inicial que visava a uma escola de caráter inclusivo, não discriminatório e empreendedor permitiu que se sentassem nos mesmos bancos da sala de aula, alunos de todas as classes sociais da região e adjacências. Isso era uma inovação para a época em que só uma pequena elite tinha acesso ao ensino que não fosse público. A conseqüência dessa saudável atitude é que hoje nossos antigos alunos são os médicos, engenheiros, deputados, vereadores, técnicos em contabilidade, técnicos em patologia clínica, técnicos em química industrial, professores, grandes e pequenos empresários que atuam no Barreiro e no Brasil. Superando as transformações políticas e econômicas, o Colégio Cenecista Domiciano Vieira conviveu com a concorrência de instituições particulares e se impõe, hoje, como referencial de ensino, atuando dentro de uma linha pedagógica moderna, que privilegia a formação do indivíduo como um todo, preparando-o para o exigente mercado de trabalho, bem como, para sua ativa ação social e comunitária. Sendo uma instituição mantem-se de caráter particular empresarial, sem fins lucrativos, a filantropia inicial e a filosofia de ser uma escola voltada para atender aos interesses da comunidade é ainda permanente, o que faz com que todos os eventos culturais sejam abertos à participação comunitária. Alicerçada com o trabalho de muitos idealistas, crescemos em experiências e há mais de dez anos, iniciamos o processo de mudanças pedagógicas que nos permite hoje a segurança de representarmos uma escola que prepara nossos alunos desde os primeiros anos do ensino até à universidade. Venha conhecer, rever e visitar a nossa escola.