Centro SP Museus
1

Casa das Rosas, Bela Vista (Distrito)

  Av. Paulist, 37 - Bela Vista - Sao Paulo, SP              
A Casa das Rosas, localizada na Avenida Paulista número 37, foi projetada na década de 1930 pelo escritório de Ramos de Azevedo, para ser a residência de sua filha Lúcia, recém casada com o engenheiro Ernesto Dias de Castro. A bela casa, hoje referência na vida do paulistano, foi uma das últimas construções realizadas na avenida.
2
Pateo do Colégio, Sé (Distrito)
   - Sé - Sao Paulo, SP              
<iframe id='palyer2' title="Pateo do Colégio - YouTube video player" width="250" height="190" src="https://www.youtube.com/embed/oj1y4iYpDJI" frameborder="0" allowfullscreen></iframe id='palyer2'>
Em 1556, o Pe.Afonso Brás finalizou a construção em taipa da primeira Igreja dos jesuítas em São Paulo, anexa às dependências do Colégio.
Prejudicada por 13 anos de ausência forçada dos padres da Cia. de Jesus, que foram expulsos da vila, foi reconstruída e ampliada a partir de 1667, que teve como padroeiro o Senhor Bom Jesus.
3
Memorial da América Latina, Barra Funda (Distrito)
  Rua Auro Soares de Moura Andrade, 664 - Barra Funda - São Paulo, SP              
<iframe id='palyer3' src='https://www.youtube.com/embed/?listType=user_uploads&list=memamericalatina'></iframe id='palyer3'>
A idéia generosa de solidariedade e união latino-americana é tão antiga quanto às lutas no séc. XIX de Simón Bolívar, José Marti e San Martin por um continente livre e fraterno. A “Pátria Grande” vislumbrada por eles, porém, ficou esquecida no passado. Nos anos 80 do séc. XX, especialmente os brasileiros precisavam redescobrir a América. Os hispano-americanos também pareciam desconhecer a proximidade histórica, lingüística e cultural de seus vizinhos de língua portuguesa.
4
Museu de Arte Sacra de São Paulo, Bom Retiro (Distrito)
  Av Tiradentes, 676 - Bom Retiro - Bairro da Luz - Sao Paulo, SP              
O edifício abriga o recolhimento das Irmãs Concepcionistas que, ainda hoje, se dedicam à oração e ao trabalho, vivendo em clausura. As dependências do Museu de Arte Sacra de São Paulo têm o objetivo de divulgar e preservar um dos mais importantes acervos museológicos do patrimônio sacro brasileiro. Tem um conjunto de cerca de 4 mil peças, dentre as quais 800, provenientes das principais igrejas e de capelas do Estado de São Paulo e do Brasil, encontram-se em exposição.