Brasil Teatros

    Oi Casa Grande, Sudeste Brasil

  Rua Afrânio de Mello Franco, 290 - Leblon - Rio de Janeiro, RJ             
O Café-Teatro Casa Grande foi fundado em agosto de 1966 Por lá passaram, nos primeiros anos, grandes artistas da época: Nara Leao, Baden Powell, Vinicius de Moraes, Tom Jobim, Elis Regina, Chico Buarque, Milton Nascimento, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Maria Bethânia, Gal Costa e muitos outros. Atualmente denominado Oi Casa Grande, o espaço dispõe de moderno Teatro, Oi Futuro Experience, Galeria de Artes, Vídeo Club e Espaço Gourmet. Visite o site e descubra uma infinidade de atrações de um dos mais modernos Centros de Entretenimento do Rio de Janeiro.
    Centro Cultural Banco do Brasil, Sudeste Brasil
  R. Primeiro de Março, 66 - Centro - Rio de Janeiro, RJ             
<iframe id='palyer2' title="YouTube video player" width="300" height="250" src="https://www.youtube.com/embed/hm_f3PtQ3bw" frameborder="0" allowfullscreen></iframe id='palyer2'>
O Centro Cultural do Banco do Brasil (CCBB) do Rio de Janeiro é um dos quatro CCBBs do país, que também existem nas capitais Brasília, São Paulo e Belo Horizonte. Os Centros são espaços multidisciplinares com programação regular (seis dias por semana), nas áreas de artes cênicas, cinema, exposição, ideias (palestras, debates, seminários etc), música e programa educativo. O CCBB oferece ao público uma programação cultural que é referência no Rio de Janeiro e no Brasil. Com projetos nas mais diversas áreas, o Centro tem um volume de freqüentadores comparável ao de outras grandes instituições culturais do mundo.
Nos vários campos da arte, a programação procura oferecer obras que vão do clássico ao experimental, do erudito ao popular, dos grandes mestres aos talentos iniciantes. Esses critérios de seleção permitem ao CCBB alcançar freqüentadores com os mais abrangentes níveis de interesse. Instalado no número 66 da Rua Primeiro de Março, o Centro Cultural Banco do Brasil é uma das jóias arquitetônicas da Cidade. Seus espaços, organizados e adornados com elementos neoclássicos, abrigam três teatros, sala de cinema, sala de vídeo, cinco salas de exposições, biblioteca com 140 mil títulos, museu e arquivo histórico, videoteca e salão para conferências e palestras. O freqüentador dispõe ainda de restaurante, casa de chá, bombonière e loja de produtos culturais.
    Teatro Commune, Sudeste Brasil
  Rua da Consolação 1.218 - Consolação - São Paulo, SP           
Um espaço multifuncional e conta com café bar, galeria de exposições e sala de espetáculos com capacidade para 83 pessoas. Conta com palco e arquibancadas articuláveis, cadeiras empilháveis, equipamento profissional de som e iluminação, ar-condicionado, tratamento acústico, camarins, toaletes, sistema de segurança com saída de emergência, estacionamento ao lado.
Situa-se na Rua da Consolação, 1.218, ao entre o Mackenzie e o Tribunal do Trabalho (sentido Centro-Paulista).
    Casa da Cultura Laura Alvim, Sudeste Brasil
  Avenida Vieira Souto,176 - Ipanema - Rio de Janeiro, RJ           
Sua última proprietária, pretendia transformar sua casa num centro dinâmico da cultura contemporâneo. O imóvel foi doado ao Governo do Estado que nela desenvolveu, desde a sua inauguração, uma programação cujo objetivo era a integração do fazer artístico e do lazer cultural.
    Teatro Arthur Azevedo, Sudeste Brasil
  Rua Victor Alves, 454 - Campo Grande - Rio de Janeiro, RJ           
Em 18 de agosto de 1956, na capital federal, sendo presidente da República Juscelino Kubitschek (1902-1976), era inaugurado o Teatro Arthur Azevedo, pelo embaixador Francisco Negrão de Lima (1901-1981), então prefeito do Distrito Federal. Homenagem ao jornalista e escritor que no final do século XIX, dominou o cenário teatral do país. Arthur Azevedo (1855-1908) consolidou o gênero comédia de costumes da sociedade brasileira do final da monarquia e início da república, foi também um dos responsáveis pela construção do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, inaugurado logo após sua morte em 22 de outubro de 1908.
    Teatro Municipal de Niterói, Sudeste Brasil
  Rua XV de Novembro, 35 - Centro - Niterói, RJ
           
<iframe id='palyer6' width="560" height="315" src="https://www.youtube.com/embed/N6ISwlQNbIc" title="YouTube video player" frameborder="0" allow="accelerometer; autoplay; clipboard-write; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture" allowfullscreen></iframe id='palyer6'>
O Teatro Municipal João Caetano foi reinaugurado em 1995, após uma profunda restauração. O projeto de recuperação encarou um grande desafio que era respeitar os aspectos históricos e ao mesmo tempo dotá-lo de modernidade. Ao longo de sua história, o teatro sofreu sucessivas obras de reformas que foram alterando a forma original do prédio, adaptando espaços e desfigurando seus seus núcleos históricos, dando origem a um prédio com características de diferentes épocas. No entanto, a fachada manteve as linhas arquitetônicas neoclássicas da reforma de 1888 e 1889.
    Theatro São Pedro, Sudeste Brasil
  R. Barra Funda, 171 - Santa Cecília - São Paulo, SP           
A São Paulo das três primeiras décadas do Século XX estava em plena transformação, conduzida pela pujante economia cafeeira e pela industrialização. Novos comportamentos, diferentes hábitos, outras influências culturais e políticas geravam os componentes que fariam da capital paulista uma referência social para o País e seu grande centro econômico. A cena cultural de São Paulo tornava-se mais rica, apesar de o Brasil sofrer as conseqüências da guerra na qual a Europa estava mergulhada e ainda que a própria cidade vivesse um período tumultuado em função das freqüentes greves de trabalhadores, então em fase de organização.
    Sala Baden Powell, Sudeste Brasil
  Avenida Nossa Senhora de Copacabana, 360 - Copacabana - Rio de Janeiro, RJ           
Localizada no coração de Copacabana, a Sala Baden Powell surgida com a reforma do antigo Cine Ricamar e assim batizada em homenagem ao grande violonista, falecido em 2001, tornou realidade o antigo projeto da Prefeitura de contar com um espaço nobre para ampliar ainda mais sua atuação na área cultural. A sala, projetada inicialmente como um local para a música, abriga hoje também importantes montagens do teatro musical brasileiro. Em respeito à população do bairro e às suas necessidades, a Terceira Idade recebe atenção especial. Lotação : 500 pessoas Fonte
    Teatro Fashion Mall, Sudeste Brasil
  Estrada da Gávea, 899 2º piso - São Conrado - Rio de Janeiro, RJ           
As mais novas salas da rede Teatros Art foram inauguradas em janeiro de 2009 e estão situado num dos shopping mais charmosos do Rio do Janeiro - o São Conrado Fashion Mall.
São mais 780 poltronas dispostas em 2 salas: uma de 490 lugares e a outra com 280, prontas para receberem os melhores espetáculos que circulam pela cidade, além de diversos eventos empresariais e culturais.
    Teatro dos Grandes Atores, Sudeste Brasil
  Avenida das Américas, 3555, loja 116/117 - Barra da Tijuca - Rio de Janeiro , RJ           
O Teatro dos Grandes Atores, foi inaugurado em 1995, e é formado por duas salas, a Azul e a Vermelha, cada uma com 396 lugares. A sala Azul teve como primeiro espetáculo Apareceu a Margarida, estrelado por Marília Pêra. A sala vermelha iniciou sua programação com A Era do Rádio, dirigida e encenada por Sérgio Britto.
Em 1998, foi inaugurado o Teatro das Artes, situado no Shopping da Gávea. Sua estréia ocorreu com o texto "Arte", de Yasmina Reza, com elenco formado por Pedro Paulo Rangel, Paulo Goulart e Paulo Gorgulho. Sua estrutura comporta 457 lugares.
    Circo Voador, Sudeste Brasil
  Rua dos Arcos s/nº - Lapa - Centro - Rio de Janeiro, RJ             
<iframe id='palyer11' title="Circo Voador - YouTube video player" width="260" height="190" src="https://www.youtube.com/embed/jgDT-hZwAVg" frameborder="0" allowfullscreen></iframe id='palyer11'>
Nesses três anos de intensa atividade, o Circo Voador consolidou um raro pacto de credibilidade com o público carioca. Mesmo durante o período de inatividade, esses laços permaneceram estreitos e a marca manteve-se presente na mídia por conta das diversas manifestações de apoio da sociedade ao espaço. A associação com o Circo Voador mais do que garantir visibilidade, agrega valores intrínsecos.
    Teatro Centro da Terra, Sudeste Brasil
  Rua Piracuama, 19 - Sumaré - São Paulo, SP           
Situado a doze metros abaixo da superfície terrestre. Foi inaugurado no dia 3 de setembro de 2001, após dez anos de obras e escavações no quarto e quinto subsolos de um edifício, no bairro do Sumaré. Seu nome vem da sua localização subterrânea e é, também, uma homenagem ao espetáculo Viagem ao Centro da Terra realizado, em 1992, pela Kompanhia Teatro Multimidia de São Paulo.
Além da sala de apresentações equipada para atender um público de cem pessoas, o Centro da Terra ocupa os quatro andares superiores do edifício com salas de ensaios e atividades diversas dos seus núcleos de pesquisa (interpretação, dramaturgia e montagem). Desenvolve, também, crescente atividade didática
    Teatro Maison de France, Sudeste Brasil
  Av. Presidente Antônio Carlos, 58 - Castelo - Rio de Janeiro, RJ           
Estréia 10 de Janeiro: A Arte da Comédia - Para começar o ano rindo... e pensando. Ricardo Blat e Thelmo Fernandes fazem uma defesa leve, divertida e apaixonada do teatro, no inédito “A Arte da Comédia”, de Eduardo de Filippo
No dia 10 de janeiro de 2013, o Maison de France será palco para A Arte da Comédia, um dos mais importantes textos do ator, diretor e dramaturgo italiano, Eduardo de Filippo. No espetáculo Ricardo Blat, Thelmo Fernandes e grande elenco mostram o quanto as artes cênicas fazem parte do dia a dia de todos, além de questionarem a relação entre autoridades e artistas. Como bem define o diretor Sergio Módena, “A Arte da Comédia é antes de tudo uma celebração ao teatro e ao ofício do ator. Na peça, o autor, através de uma linguagem popular e, por muitas vezes irônica, demonstra o extremo poder da arte em nossas vidas. Em sua concepção, o teatro pode ser uma grande brincadeira, pode ser político, revolucionário, mas sempre vital à nossa sociedade.” Apesar de um clássico, o texto será encenado no Rio de Janeiro pela primeira vez. Desde sua inauguração, ao inicio dos anos 50, o Teatro Maison de France foi palco dos principais acontecimentos teatrais cariocas e marcou para sempre a vida cultural da cidade.
Em junho de 1985, infelizmente, o teatro fechou suas portas, depois da temporada da peça “A Amante Inglesa” com Paulo Autran e Tônia Carreiro. Esse fechamento foi motivado por razões de segurança, particularmente pelas normas anti-incêndio que estavam obsoletas.
Inaugurado no dia 1 de fevereiro de 2002 pelo Ministro Francês da Francofonia e da Cooperação, o Teatro Maison de France passou a oferecer uma programação variada, com espetáculos de teatro, dança, música, concertos, sessões de cinema, seminários etc...
O teatro também está disponível para empresas que desejam alugar o espaço para reuniões corporativas e seminários profissionais. Por este fim, ele foi dotado de equipamentos de som e luz de última geração.
Depois dessa brilhante reinauguração, o Teatro Maison de France pode se orgulhar de ter acolido espétaculos de prestigios com todos os grandes nomes da dança (Ana Botafogo), da canção (Bibi Ferreira), da opéra ( Barbara Hendricks) e claro do teatro ( Irene Ravache, Marcos Caruso, Natalia Timberg, Pedro Paulo Rangel, Camilla Pitanga ....)
    Teatro Ipanema, Sudeste Brasil
  Rua Prudente de Morais, 824 - Ipanema - Rio de Janeiro, RJ
          
Em 1968, depois de muitas dificuldades financeiras e adiamentos, foi inaugurado o TEATRO IPANEMA. São mais de três décadas de paixão pelo acontecimento cênico, o compromisso com a inteligência, a inquietação intelectual, a sensibilidade à flor da pele, o culto da beleza, a coragem de ousar, a determinação de ir até o fim no caminho traçado. Rubens Corrêa e Ivan de Albuquerque criaram um espaço que definiria um estilo totalmente pessoal de linguagem cênica, delirante, onírico, místico, ritualístico, de uma desenfreada beleza estética. Auxiliados por Leyla Ribeiro, presença humana decisiva, transformaram o TEATRO IPANEMA num templo cultural dos anos 70 e 80, responsável por alguns dos maiores sucessos teatrais que o Rio já conheceu. http://www.teatroipanema.com.br
    Teatro Abel, Sudeste Brasil
  Av. Roberto Silveira, 29 - Icaraí - Niterói, RJ           
Bilheteria: A bilheteria funciona de terça a domingo a partir das 15h. • Nos dias em que não houver espetáculos até às 19h. • Nos dias de espetáculos até o início do mesmo. • Não fazemos reservas. • Não aceitamos cheques nem cartões de crédito. • Aos sábados e domingos, no período entre 16h30min e 17h15min, a venda de ingressos é exclusiva do espetáculo infantil
    Centro Cultural Suassuna, Sudeste Brasil
  Av. das Américas, 2603 - Barra da Tijuca - Rio de Janeiro, RJ           
O Centro Cultural Suassuna está localizado na Barra da Tijuca. No complexo do CCS são realizados eventos culturais e empresariais, tais como: teatro adulto e infantil, espetáculos de dança, shows, exposições, filmes, congressos, palestras, além de um calendário constante de cursos, wokshops e oficinas. O CCS tem como proposta trazer para adultos e crianças as novidades culturais, o que é aplaudido pela crítica e o que é sucesso entre o público do Rio de Janeiro e do Brasil.
O complexo abriga 2 (dois) teatros com capacidade para 280 pessoas cada um e galeria de arte.
    Teatro Alfa, Sudeste Brasil
  Rua Bento Branco de Andrade Filho, 722 - Santo Amaro - São Paulo, SP           
Projetado e construído sob a supervisão de vários consultores estrangeiros, o Teatro Alfa ergueu-se como uma casa de espetáculos que respeita os mais rigorosos padrões técnicos internacionais. Inaugurado em abril de 1998, o Teatro Alfa é uma realidade que chegou para revolucionar o universo das artes, não só em São Paulo, mas em todo Brasil.
O Teatro Alfa acolhe com perfeição espetáculos de dança, óperas, orquestras, música popular, teatro e musicais, além de dispor de ótima infraestrutura para realização de congressos e seminários. O teatro foi projetado e construído para múltiplo uso e equipado com o que há de mais moderno em mecânica cênica, iluminação e sonorização. Atendendo a rigorosos padrões internacionais e conduzido por uma equipe de alto gabarito, conquistou posição de destaque junto aos melhores teatros do mundo, segundo a avaliação de artistas, produtores, companhias e do público.
    Oi Futuro, Sudeste Brasil
  Rua Dois de Dezembro, 63 - Flamengo - Rio de Janeiro, RJ            
O Centro Cultural Telemar foi concebido como um espaço de convergência, dedicado à arte, à tecnologia, ao conhecimento, à cidadania. Agora ele passa a se chamar Oi Futuro, igualmente sintonizado com a contemporaneidade voltado para levar o público a viver experiências sensoriais aos seus espaços de visitação, que incluem galerias de arte, teatro, biblioteca e cyber restaurante. A Oi Futuro é um instrumento institucional que tem a missão de colaborar para reduzir as distâncias sociais do Brasil.
    Teatro Bradesco, Sudeste Brasil
  Rua Turiassú, 2100 Bourbon Shopping - Pompéia - São Paulo, SP           
Situado no interior do Bourbon Shopping São Paulo, o Teatro Bradesco foi desenhado pelo escritório Monserrat Arquitetos Associados. Para executar o projeto foi reunida uma equipe de arquitetos e engenheiros projetistas com experiência em diversas obras desta natureza ao redor do mundo, que agregaram ao mais novo teatro de São Paulo conceitos inovadores de acústica e equipamentos cenográficos.
    Teatro Cândido Mendes, Sudeste Brasil
  Rua Joana Angélica, 63 - Ipanema - Rio de Janeiro, RJ           
    Teatro Café Pequeno, Sudeste Brasil
  Avenida Ataulfo de Paiva 269 - Leblon - Rio de Janeiro, RJ           
Na década de 50 ficou consagrado como Teatro de Bolso Aurimar Rocha (o antigo proprietário, Aurimar Rocha, foi um importante diretor de teatro de revista da época). Grandes nomes da Revista, como Carlos Machado e Virgínia Lane, passaram por lá.
Em 1994, a Prefeitura do Rio comprou o teatro em leilão e o reformou. Hoje acolhe sobretudo novos autores e diretores e ainda espetáculos experimentais.
    Teatro Shopping Frei Caneca, Sudeste Brasil
  Rua Frei Caneca, 569 - 6º andar - Consolação - ,            
O Teatro Shopping Frei Caneca tem um dos maiores palcos de teatro do Brasil e sua infra-estrutura permite receber espetáculos simultâneos e dos mais variados seguimentos, prosa, musica, dança, entre outros, além de ter toda a infra-estrutura para receber eventos coorporativos de todos os seguimentos. Confira em nosso histórico, na pagina "histórico de espetáculos" o que já realizamos desde nossa inauguração e também nossa "ficha técnica" com todos a estrutura e equipamentos que o teatro disponibiliza para realização de seus espetáculos e eventos.
    Teatro Tucarena, Sudeste Brasil
  Rua Min Godoi, 969 - Perdizes - São Paulo, SP           
Muitas gerações viveram e construíram a história cultural e política do País ocupando os espaços do TUCA. Durante a Ditadura, o TUCA foi palco de importantes manifestações políticas, desempenhando um papel significativo no contexto histórico brasileiro. Servindo aos interesses culturais, educacionais, artísticos, políticos e sociais dos universitários e da população paulistana, o TUCA contribuiu ativamente no processo de redemocratização.
Após o tombamento do TUCA como Patrimônio Histórico de São Paulo em 1998, iniciou-se nova campanha para reconstrução e restauro. Em 2002, com aprovação pelo MINC e patrocínio do Banco Bradesco, o TUCA foi finalmente reconstruído. A reinauguração aconteceu em 22 de agosto de 2003.
    Teatro Oficina Uzyna Urona, Sudeste Brasil
  Rua Jaceguai, 520 - Bexiga - São Paulo, SP           
O Teatro Oficina completou 51 anos no ano de 2009 em plena atividade artística e social. Surgido em 1958, na Faculdade de Direito do Largo São Francisco o grupo passou por diversas fases. A profissionalização a partir de 1961, os Anos Dourados até o fim da década de 60 quando foram encenadas obras que revolucionaram a moderna dramaturgia brasileira como “Pequenos Burgueses” de Gorki e “O Rei da Vela” de Oswald de Andrade, o exílio durante os anos de chumbo da ditadura militar, entre 1974 e 1979 trabalhando em Portugal, Moçambique, França e Inglaterra produzindo obras cinematográficas como o “25” que narra a libertação de país africano e “O Parto” sobre a Revolução dos Cravos.
    Teatro Villa Lobos, Sudeste Brasil
  Praça Princesa Isabel, 440 - Copacabana - Rio de Janeiro, RJ           
Em 8 de março de 1979, era inaugurado o teatro Villa-Lobos, com a presença do governador do Estado, Floriano Faria Lima e Adolpho Bloch (1908-1995), então presidente da Funarj. Com três unidades cênicas – o teatro e duas salas Monteiro Lobato (Espaço II) e Arnaldo Niskier (Espaço III) –, preserva a característica de receber espetáculos inéditos e trabalhos experimentais nos espaços anexos.
A escolha do nome para o teatro foi uma homenagem ao maestro Heitor Villa-Lobos, um dos maiores compositores brasileiros, autor de mais de mil músicas. Compôs peças de vários gêneros - concertos, sinfonias, suítes, quartetos de cordas, sonatas, arranjos para coro, peças para pequenos conjuntos e grande orquestra. Com maestria conseguiu mesclar o folclore brasileiro com a música de concerto européia.
    Teatro Dulcina, Sudeste Brasil
  Rua Alcindo Guanabara, 17/21 - Cinelândia - Rio de Janeiro, RJ           
O Teatro Dulcina faz parte da história teatral do Rio de Janeiro e é uma referência obrigatória para a análise do processo de modernização da cena carioca no século XX. Até 1952, o Dulcina era conhecido pelo nome de Teatro Regina (1935 a 1952) - uma iniciativa do Sr. Vivaldi Leite Ribeiro, responsável também pela construção do Edifício Regina - prédio de 17 andares na Rua Alcindo Guanabara, na Cinelândia.
    Teatro Poeira, Sudeste Brasil
  Rua São João Batista, 104  - Botafogo - Rio de Janeiro, RJ           
O Teatro Poeira, de propriedade das atrizes Marieta Severo e Andréa Beltrão, pretende ocupar no pequeno e aconchegante espaço, não só preencher a lacuna deixada, desde o fechamento no início dos anos 70, do saudoso Poeira de Ipanema, mas, cumprir seu destino de abrir uma porta para o mundo incluindo todos os personagens, todos os lugares, todas as idéias e todos os sentimentos. É só o começo de uma caminhada.
    Citibank Hall, Sudeste Brasil
  Av. Ayrton Senna, 3000 - Barra da Tijuca - Rio de Janeiro, RJ             
<iframe id='palyer28' title="Citibank Hall - YouTube video player" width="250" height="190" src="https://www.youtube.com/embed/o1uNFUtZBis" frameborder="0" allowfullscreen></iframe id='palyer28'>
Inaugurado em Setembro de 1994, e localizado na Barra da Tijuca (Rio de Janeiro), o CITIBANK HALL - Rio de Janeiro está estruturado para abrigar todos os tipos de shows e eventos.
Contando com uma infra-estrutura grandiosa, a casa transforma qualquer evento em um verdadeiro espetáculo, oferecendo ao Rio um espaço à altura de sua tradição cultural.
    Teatro Sesi, Sudeste Brasil
  Rua Graça Aranha, 1 - Centro - Rio de Janeiro, RJ           
O Teatro SESI, no Rio de Janeiro, funciona como difusor de novos projetos, como o Formando Platéias, para familiarizar o público infantil com o universo teatral, e o Segundas Especiais, que apóia jovens artistas na montagem de textos clássicos da dramaturgia nacional e internacional.
A proposta é manter permanentemente temporadas a preços populares, formando novas platéias e enriquecendo a vida cultural das comunidades.
Passos para acessar a programação teatral: Sesi nos Estados > Consulta a Regionais > Clique a cidade do Rio de Janeiro no mapa do Brasil ou selecione o estado RJ > Homepage SESI Rio de Janeiro > Cultura
    Teatro Carlos Gomes, Sudeste Brasil
  Praça Tiradentes s/nº - Centro - Rio de Janeiro, RJ           
Sua existência envolve um pouco da própria história do teatro no Brasil. Desde 1868, havia na esquina da Rua do Espírito Santo, hoje Pedro I, com Praça Tiradentes, o elegante Hotel Richelieu, com orquestra na sala de refeições e plantado no centro de belo jardim. Seu proprietário, Mr. Richard, resolveu transformá-lo em casa de espetáculos, inaugurando em 1872 o Teatro Cassino Franco-Brésilien.
Em 1904, Pascoal Segreto comprou e rebatizou o teatro com o nome de Carlos Gomes. Em meio a sucessivos incêndios, o edifício onde ele se situa acompanhava o desenvolvimento arquitetônico da cidade, mas sempre abrigando um teatro.
Em 1963 a classe teatral movimentou-se contra a tentativa de transformar o teatro em cinema. A reação impediu o cinema, mas não o abandono do espaço, alugado para shows de MPB na década de 70. Em 88, custoso para seus donos e degradado, foi posto à venda. A Prefeitura do Rio o comprou e realizou uma grande reforma, transformando-o em 93 num dos melhores teatros da cidade. Hoje, além da sala principal, funcionam a Sala Paraíso e o Café Guarani, reservado para espetáculos musicais.