Home | ||
Brasil | ||
Sudeste Escolas de Dança | ||
Estado do Rio | ||
Minas Gerais |
Sudeste Escolas de Dança |
|
Há 25 anos o professor e coreógrafo, Acácio de Souza, se dedica à pesquisa e ensino do samba em suas diversas modalidades, além de ser um representante legítimo do samba de gafieira do final da década de 70, preservando suas características originais e tipicamente mineiras.
O samba de gafieira é uma forma de dançar brincando, buscando recurso em variadas coreografias, com muita irreverência e alegria.
|
|
O Projeto Dançarte iniciou sua história, ainda não oficializado, em agosto de 2000, no Bairro de Santa Teresa na Cidade do Rio de Janeiro, pela professora e bailarina Luciana Dutra, destinando-se ao ensino da técnica de Dança Espanhola, com aulas práticas, teóricas e de vídeo, para crianças de sete (7) a quinze (15) anos, moradoras do Bairro de Santa Teresa e adjacências, trazendo-lhes através de uma cultura distante da sua realidade a possibilidade de novos conhecimentos sócio-culturais, hoje o projeto é coordenado pela professora personal stylet Simone Montenegro que agrega outros valores ao projeto voltado para reciclagem pessoal...
|
|
http://www.ciakhoros.com.br/
A Cia Khoros, tem sua trajetória traçada a partir de fevereiro de 2000, quando sua diretora sentiu a necessidade de fundar na Zona Oeste do Rio de Janeiro, uma companhia de dança que levaria não só a comunidade local, mas também a diversas regiões do Brasil a arte tão peculiar que ali brotava.
Demonstrando a seriedade dos trabalhos realizados e a direção em que caminha, a Cia criou o projeto Social “Meninos de Asas” que oferece aulas gratuitas de dança desde abril de 2004, para alunos da rede municipal de ensino. |
|
Escola de Dança de Salão Maria Antonieta, oferece cursos de dança de salão incluindo bolero, samba de gafieira ,soltinho, tango, salsa, lambada/zouk, entre outros, nos mais diversos horários.Cursos para crianças.
A escola funciona durante toda a semana, sempre à noite nos dias de semana e aos sábados. Aulas com duração de uma hora, duas vezes por semana, segundas e quartas ou terças e quintas de 18:30 às 22:30 h e aos sábados de 18:00 às 19:30. A Escola conta com a supervisão da mestra Maria Antonietta e, desde janeiro de 2001, está sob a direção de Marcela Ric |
|
Formado em 2006, o Grupo Jalilah's tem como proposta de trabalho levar ao público um pouco da Cultura Árabe através de suas danças, que traduzem todo o mistério e encanto das 1001 Noites.
O Estúdio localizado em Olaria oferece aos seus alunos ambiente agradável e profissionais qualificados com reconhecimento em suas respectivas áreas, com especialização em dança do ventre, dança de salão, dança flamenca, ballet, sapateado, baby class e terceira idade. Suas apresentações de dança do ventre e danças folclóricas são preparadas a partir de intensas pesquisas sobre a história e tradições desses povos em vários espaços da cidade do Rio de Janeiro, como o Tijuca tênis Clube e América Futebol Clube. |
|
Alice Arja tem sido responsável pela formação de uma nova geração de bailarinos que, com um estilo apurado e próprio, vem conquistando as platéias nacionais e internacionais. Tendo como objetivo maior em seu trabalho popularizar o ballet e levar arte e cultura a todos os segmentos da sociedade, em 1995 firmou convênio com a 7ª Coordenadoria Regional de Educação, quando sua Escola começou a oferecer bolsas de estudos para crianças/adolescentes oriundas de comunidades carentes.
|
|
O Grupo Cultural Dança foi fundado em 1975, por Slava Goulenko, sendo uma das escolas de dança mais tradicionais do Rio de Janeiro.Em 1987, assumiram a direção Patrícia Almeida, Patrícia Marques e Marguerita Ferraro que, do aprimormento da técnica de ensino, vêm formando diversos profissionais de dança.
|
|
Fazendo os espetáculos pelas estradas afora, comecei a perceber que precisávamos poder estabelecer outras formas de comunicação com o público: formas de conhecimento, de troca de experiência. Precisávamos de uma escola. Nesta escola queremos pensar movimento, experimentar movimento, disciplinar, conscientizar, respirar e sensibilizar o corpo que pensa, muda, sente; que dança. Sempre acreditei na criatividade e irreverência. A concentração, disciplina, formação e o foco são a base e a possibilidade criativa de qualquer indivíduo.
A escola oferece cursos em todas as áreas relacionadas ao movimento, além das aulas de teatro, filosofia, anatomia, história da dança e eventos como exposições de artes visuais, leituras e recitais de música, integrados a dança num esforço de ampliar o horizonte dos nossos alunos. Todo mês de janeiro e julho o Centro de Movimento Deborah Colker inclui em sua grade uma colônia e cursos especiais. A intenção da colônia de férias é ser uma escolinha de arte, oferecemos diversas atividades corporais integradas ao teatro, a dança, a música e as artes plásticas. Debora Colker |
|
Fábio Venturini começou a traçar seu rumo profissional estudando balé clássico e dança contemporânea, fazendo parte da Cia. de Dança Compasso do coreógrafo e bailarino Raimundo Branco, da Cia. Trapiá de Dança e do Balé Popular do Recife. Na década de 80 descobriu a dança de salão. Associando a ela sua experiência nos ritmos de forró e lambada, decidiu investir em si mesmo, aperfeiçoando-se nas técnicas de aprendizagem e ensino de todos os ritmos concernentes à dança de salão. Conheceu, então, Jaime Arôxa, que ficou impressionado com a performance de Venturini e o convidou para vir ao Rio de Janeiro e fazer parte de seu staff de bolsistas. Em 1998, começou a ministrar aulas em uma pequena sala comercial no Leblon. Inaugurou sua própria academia em 11 de setembro de 1999.
|
|
Inaugurado em 1982, o Jazz Carlota Portella, é uma das mais conceituadas academias do Rio de Janeiro. Dirigida por Carlota Portella e Thereza Mascotte e contando com uma equipe de professores de alta qualidade, a academia vem desenvolvendo seriamente um trabalho artístico com seus alunos, cujo nível pode ser constatado nos diversos espetáculos realizados pela academia e pelo grupo profissional, a Cia. De Dança Carlota Portella – Vacilou Dançou. Trabalhando com os mais diversos estilos de dança, o Jazz Carlota Portella tem contribuido na formação artística de diversas pessoas e também na formação de profissionais da dança.
|
|
A Escola Estadual de Dança Maria Olenewa seguindo a tradição de ser a primeira escola de dança clássica fundada no Brasil orgulha-se pelo trabalho desenvolvido em prol da dança brasileira e pretende continuar trabalhando incansavelmente aperfeiçoando seu trabalho de formação de bailarinos, tornando o Brasil, no novo milênio, o verdadeiro pólo de talentos.
Nessa perspectiva, hoje diversos ex-alunos carregam no corpo, no coração e na memória lembranças do período que aqui estudaram.
|
|
A Academia de Dança Jimmy de Oliveira dispõe de generoso espaço com aproximadamente 200 m2 e está localizado à Rua do Catete, 112 - sobrado, ao lado do metrô. O ensino enfatiza o desenvolvimento da coordenação motora equilíbrio, flexibilidade, musicalidade, socialização e logicamente a arte de dançar.
O aprendizado pode ser iniciado pelos passos básicos, dependendo da desenvoltura do aluno e, gradativamente as exigências técnicas irão aumentando com o natural aperfeiçoamento de cada um (a). O Estúdio conta com ar condicionado, mesas e serviço de bar. |
|
Palavras do Mestre Toni Sá: “Em nossa dança de salão não há regras que digam o que é certo ou errado, então, temos que nos basear pelo bom gosto, contudo há uma obrigatoriedade incontestável, o ritmo. Tudo é nada sem ritmo. Por mais e melhores passos que o casal use, com toda elegância e suavidade, se estiverem fora da música estarão errados. Um dito popular que se aplica perfeitamente neste nosso caso é: “tem que se dançar conforme a música”. Não é a orquestra que deve acompanhar o dançarino(a), e sim o contrário.”
|
|
A Escola é constituída de equipe com profissionais qualificados, conscientes de que a postura, respiração , meditação e a alegria de dançar fazem parte do crescimento e auto-conhecimento do ser humano. Dispõe de espaço próprio para a prática de diversas manifestações artísticas, shiatsu, 3 salas de aulas, vestiários femininos e masculinos e boutique. Conta com um grande elenco de bailarinos e bailarinas, de todas as idades, para eventos diversos, e, também, equipe de orientadores para alunos de diversos níveis.
|
|
A equipe Passo Básico conta com mais de 50 pessoas entre administração, professores, professores-assistentes, assistentes e bolsistas que trabalham diariamente dando aulas, cursos, fazendo apresentações, promovendo os bailes da academia, participando de workshops e eventos relacionados à dança, tudo isso com o objetivo de levar aos alunos o que há de melhor no ensino e na prática da dança de salão.
|
|
A idéia de inaugurar uma escola, surgiu quando ao final de cada sessão dos espetáculos do Grupo Catsapá, Mabel Tude e Gisela Saldanha, criadoras da instituição, eram procuradas por dezenas de crianças e adolescentes interessadas naquela arte que fundia o sapateado e a dança com o teatro. A Catsapá pretende desenvolver nos alunos o potencial artístico que exige a versatilidade dos espetáculos musicais e contribuir para o desenvolvimento do auto conhecimento, auto estima e socialização do indivíduo através do ensino artístico.
|
|
Academia de Dança no Shopping Downtown com direção da Profª Patrizia Pizzolato, profissional com larga experiência, ex-participante da Cia. De Dança Carlinhos de Jesus, Jaime Arôxa e de diversos programas de sucesso na tv. Xanda Robaina, Fernando Romano, Manu, Ramonzinho e outras feras integram o “Corpo Docente” do Lá na Gafieira.
|
|
O Studio de Ballet Bertha Rosanova foi fundado em 1957 numa vila em Laranjeiras, onde está localizado até hoje. É uma escola de dança especializada em ballet clássico, dirigida pela prima bailarina absoluta do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, Bertha Rosanova. O Studio oferece aulas para alunos a partir dos 3 anos de idade e sua estrutura educacional é dividida em 6 níveis. A equipe atual de professores é composta por bailarinos do Theatro Municipal e os formados na própria escola.
|
|
Em agosto de 1991, Leonardo Wenceslau e Elaine Reis fundaram a Academia de Dança e Arte Pé de Valsa, concretizando o sonho de ter uma escola com uma nova didática no ensino da dança de salão. Nestes 18 anos de funcionamento, mais de 5 mil alunos já passaram pela Academia, que, hoje, tem dois endereços em Belo Horizonte: nos bairros Cidade Jardim e Carlos Prates.
|
|
A Top Dance já está em atividade há 10 anos, sendo 7 anos sob a direção de Denílson Silva e contando agora também com a unidade do bairro Serra, graças ao reconhecimento dos alunos e colaboradores.
O nosso propósito é difundir a Dança de Salão com profissionalismo, ética e respeito em um ambiente saudável, familiar e acolhedor, com professores capacitados e bem qualificados. Assim os praticantes podem se beneficiar dos prazeres da dança: combater o estresse, fazer novas amizades, fazer uma atividade física, desinibir-se, divertir-se, enfim, mais felicidade e qualidade de vida.
|
|
A Olé Arte & Cultura é um espaço dedicado especialmente à dança e aos idiomas. Hoje, a escola é considerada referência de dança em Belo Horizonte por sua qualidade de ensino. Em um ambiente extremamente agradável, os alunos têm contato caom professores altamente qualificados e contam com recursos extras para maior enriquecimento do seu aprendizado.
Disponibilizamos uma grande variedade de horários, cursos regulares e aulas particulares de Dança Flamenca, Dança de Salão, Dança do Ventre, Dança Contemporânea, Street Dance, Jazz, Teatro, Alongamento e Idiomas.
Realizamos shows especiais para eventos empresariais e particulares, viagens e produção de eventos típicos.
"Oferecer momentos de relaxamento, atendendo às expectativas de nossos clientes, preparando-os para uma vida com mais cultura, saúde e harmonia, disciplina física e mental: este é o compromisso da Olé Arte & Cultura. Venha fazer parte dessa família você também!"
|
|
A Baila Academia foi fundada em 1995 através da iniciativa do Sr. Antônio Mafra, na época, presidente do Pampulha Iate Clube, desejoso de incluir o ensino da dança dentre as opções de atividades e de lazer oferecidas pelo clube a seus associados.
A coordenação da academia ficou a cargo da bailarina e psicóloga Nahra Azevedo, que exerceu anteriormente, durante 20 anos, a direção de sua própria escola de danças clássicas, o Ballet Nahra Azevedo. Atuou também como instrutora de dança da Fundação Clóvis Salgado, função que exerceu a convite do ilustre prof. Carlos Leite, na época, responsável pela Escola de Dança e pelo Corpo de Baile do teatro. Executou vários trabalhos nas áreas de produção de espetáculos, divulgação, criação de roteiros para ballets, montagens de coreografias e de trilhas sonoras, supervisão de ensaios, o que contribuiu para o aprimoramento de sua capacidade empreendedora e criativa. Toda sua vida profissional foi marcada por excelentes resultados o que lhe conferiu respeitabilidade e reconhecimento da classe artística e cultural da cidade e se tornou uma referência graças ao seu apurado senso artístico, étnico e profissional.
O PIC, comprometido com o sucesso de todas as suas iniciativas, estava, por estas e outras razões, confiante na sua escolha ao incumbir à Nahra Azevedo a tarefa de coordenar as atividades de dança dentro do PIC,
A Baila Academia, sob sua coordenação, ampliou seu atendimento, não mais somente aos associados do PIC, mas abriu suas portas a todas as pessoas interessadas em aprender a dançar, praticar ou aprimorar sua dança. Implantou cursos de Ballet Clássico, Dança do Ventre, Aero Dance e Dança de Salão.
Desde março de 2006 a Baila Academia atua também dentro do Minas Tênis Clube, ministrando aulas de Dança de Salão particular aos seus associados integrantes do “Cabeça de Prata”.
Nas escolas públicas a Baila Academia vem implantando o projeto “Acerte o Passo”, uma iniciativa de ajuda comunitária, para levar a dança de salão aos jovens estudantes com o propósito de possibilitar aos alunos a oportunidade de desfrutar dos benefícios proporcionados pela dança, notadamente os aspectos físicos, emocionais e sociais, com uma opção que integra o físico ao cultural, a arte à educação.
|
|
Em agosto de 1991, Leonardo Wenceslau e Elaine Reis fundaram a Academia de Dança e Arte Pé de Valsa, concretizando o sonho de ter uma escola com uma nova didática no ensino da dança de salão. Nestes 18 anos de funcionamento, mais de 5 mil alunos já passaram pela Academia, que, hoje, tem dois endereços em Belo Horizonte: nos bairros Cidade Jardim e Carlos Prates.
|
|
A Associação Cultural Incomodança surge em 2004, à priori, com o intuito de servir como base legal e estrututral ao trabalho desenvolvido pela Incomodança Cia de Danças de Salão, por meio da criação de uma sede em que o corpo de baile pudesse fixar suas raízes e se desenvolver de forma mais livre e contínua.
A partir do caráter social que a entidade associação possui, surgiu a idéia de se trabalhar de forma autônoma um terceiro pilar: o social. Propondo um projeto assistencial a crianças e jovens em situação de risco social. O Incomodança Solidária, projeto em fase de elaboração, propõe utilizar a dança de salão como ferramenta para a inserção social dos menores de forma ampla, proporcionando-lhes uma atividade lúdica, um momento de desenvolvimento da socialização, do respeito ao próximo e até mesmo apresentar-lhes a dança de salão enquanto uma profissão em potencial, a de professor de dança ou bailarino.
A Incomodança acredita no potencial dessa arte, na capacidade que a dança de salão tem de resgate da humanidade, da identidade sócio-cultural e por isso enxerga-a não como um produto, mas sim como uma filosofia de vida. Esperamos contagiar a todos com nossa vontade de servir como atores sociais e contribuir para a transformação do quadro social que se apresenta hoje em Belo Horizonte, em Minas e no Brasil. Nossa Associação está de portas abertas para aqueles que queiram ajudar nesta empreitada. Entre em contato conosco. E seja bem vindo!
|
|
A equipe Passo Básico conta com mais de 50 pessoas entre administração, professores, professores-assistentes, assistentes e bolsistas que trabalham diariamente dando aulas, cursos, fazendo apresentações, promovendo os bailes da academia, participando de workshops e eventos relacionados à dança, tudo isso com o objetivo de levar aos alunos o que há de melhor no ensino e na prática da dança de salão.
|
|
De Belo Horizonte/MG, Nanda Najla, dona de uma expressão emocionante e única e uma presença de palco inesquecível, possui um histórico total de 24 anos de dança. Iniciou seus estudos aos 6 anos de idade, em 1985, passando pelo Ballet Clássico, Jazz, Dança Flamenca, Dança do Ventre, Tango e outros mais.
Dedica-se a Dança do Ventre desde 1999, quando deu inicio a sua carreira profissional como bailarina. Seus mestres iniciais foram Sabah Najm e Henry Netto, ambos de Belo Horizonte.
Toda a sua experiência e constante pesquisa em vários estilos de dança, agregada a sua sede pela diversidade e liberdade de expressão a permitiu desenvolver um trabalho "Fusion" (fusão/mistura), o qual vem se especializando a cada dia. Sendo uma das pioneiras no Brasil a divulgar este tipo de trabalho com um tempero singular, tem se tornado uma referência no assunto e foi convidada a ministrar um workshop em 2009 no maior evento de Tribal Fusion da Costa Leste dos Estados Unidos, O Spirit of the Tribes, na Flórida.
|
|
Fundada há onze anos, a Companhia da Dança vem conquistando o seu espaço, buscando inovar com originalidade nas diversas modalidades de expressão da dança.
Localizada num ambiente confortável no bairro de Lourdes em Belo Horizonte, a Academia possui três salas amplas para aulas e dois vestiários.
Em parceria com o SESC – Serviço Social do Comércio, a Companhia oferece aulas em duas unidades de Belo Horizonte.
Por acreditar no poder libertador da arte, desenvolve há 4 anos, o Projeto Minarte, com integrantes com idades entre cinco e quinze anos. Mas a academia oferece aulas para alunos de todas as idades.A proposta é ensinar a dançar, oferecendo momentos agradáveis nas aulas e nos eventos.
Proporciona através da dança; técnica, beleza e elegância nos movimentos. Se preocupa também em fazer novas amizades nos espaços de convívio.
|
|
O Ponto da Dança é atualmente uma das escolas de dança de salão de maior destaque em Belo Horizonte.
Alegria, respeito e envolvimento, aliados à qualidade técnica dos profissionais que integram a equipe Ponto da Dança, fazem da escola um referencial para aqueles que buscam, além da dança, diversão e prazer de viver.
Nosso espaço é composto por quatro salas bem decoradas, banheiros, recepção e bar. São aproximadamente 300 m² de puro charme e bom gosto. Cores alegres e vibrantes criam um clima festivo, e a iluminação permite adaptar o espaço às aulas e aos bailes. Além da localização privilegiada, para maior segurança e comodidade dos alunos, há estacionamento com manobrista no próprio prédio.
Nas turmas regulares, são trabalhados cinco ritmos: samba, bolero, soltinho, forró e roda de cassino, que é a salsa dançada em roda. Há também turmas especiais para o ensino exclusivo de tango, salsa, forró e zouk - todas igualmente orientadas por excelentes profissionais e assistentes muito bem treinados.
Juntamente com sua equipe, ao acreditar e investir no seu sonho de transmitir às pessoas o prazer da dança e a alegria de ter o corpo e a alma em harmonia, o professor e proprietário da escola, Giovanni Isoni, fez do Ponto da Dança um lugar mais do que especial. Um lugar onde não há espaço para preconceitos e medos, onde a liberdade de dançar como se ninguém estivesse olhando transpõe limites, estimulando a autoconfiança e elevando a auto-estima das pessoas. Um lugar onde todos querem muito dançar... e PONTO!
|
|
A Associação Cultural Incomodança surge em 2004, à priori, com o intuito de servir como base legal e estrututral ao trabalho desenvolvido pela Incomodança Cia de Danças de Salão, por meio da criação de uma sede em que o corpo de baile pudesse fixar suas raízes e se desenvolver de forma mais livre e contínua.
A partir do caráter social que a entidade associação possui, surgiu a idéia de se trabalhar de forma autônoma um terceiro pilar: o social. Propondo um projeto assistencial a crianças e jovens em situação de risco social. O Incomodança Solidária, projeto em fase de elaboração, propõe utilizar a dança de salão como ferramenta para a inserção social dos menores de forma ampla, proporcionando-lhes uma atividade lúdica, um momento de desenvolvimento da socialização, do respeito ao próximo e até mesmo apresentar-lhes a dança de salão enquanto uma profissão em potencial, a de professor de dança ou bailarino.
A Incomodança acredita no potencial dessa arte, na capacidade que a dança de salão tem de resgate da humanidade, da identidade sócio-cultural e por isso enxerga-a não como um produto, mas sim como uma filosofia de vida. Esperamos contagiar a todos com nossa vontade de servir como atores sociais e contribuir para a transformação do quadro social que se apresenta hoje em Belo Horizonte, em Minas e no Brasil. Nossa Associação está de portas abertas para aqueles que queiram ajudar nesta empreitada. Entre em contato conosco. E seja bem vindo!
|
|
Ritmos ensinados: zouk, tango, samba, salsa, forró, dança de salão, bolero.
|