Home  
  Brasil  
 Nordeste Universidades
    Maranhão
    Piauí
    Ceará
    Rio Grande do Norte
    Paraiba
    Penambuco
    Alagoas
    Sergipe
    Bahia

 

Nordeste Universidades

1
Universidade Federal do Maranhão
Rua dos Prazeres, 215  - Centro - Maranhão, MA  
 
   http://www.ufma.br/

A Universidade Federal do Maranhão tem sua origem na antiga Faculdade de Filosofia de São Luís do Maranhão, fundada em 1953, por iniciativa da Academia Maranhense de Letras, da Fundação Paulo Ramos e da Arquidiocese de São Luís. Embora inicialmente sua mantenedora fosse aquela Fundação, por força da Lei Estadual n.º 1.976 de 31/12/59 dela se desligou e, posteriormente, passou a integrar a Sociedade Maranhense de Cultura Superior- SOMACS, que fora criada em 29/01/56 com a finalidade de promover o desenvolvimento da cultura do Estado, inclusive criar uma Universidade Católica.
2
Universidade Estadual do Maranhão
Morro do Alecrim, s/n  - Caxias - Maranhão, MA  
 
   http://www.uema.br/

A Universidade Estadual do Maranhão - UEMA, instituição estadual de ensino superior, teve sua origem na Federação das Escolas Superiores do Maranhão - FESM.
A FESM foi criada pela Lei 3.260 de 22 de agosto de 1972, para coordenar e integrar os estabelecimentos isolados do sistema educacional superior do Maranhão. Constituída inicialmente por quatro unidades de ensino superior: Escola de Administração, Escola de Engenharia, Escola de Agronomia e faculdade de Caxias, a FESM incorporou, em 1975, a Escola de de Medicina Veterinária e em 1979, a Faculdade de Educação de Imperatriz.
3
Universidade Estadual do Ceará
Av. Paranjana, 1700 - Ceará, CE  
   http://www.uece.br/
Uma universidade pública mantida pela FUNEDUCE - Fundação Educacional do Estado do Ceará, atualmente com mais de 20 mil alunos em todo o estado. É uma das maiores universidades do Ceará. Fonte: pt.wikipedia.org
4
Universidade Federal do Ceará, Ceará
Av. da Universidade, 2853  - Benfica - Fortaleza, CE   60020-181
   http://www.ufc.br/
Uma conquista histórica do povo cearense. Nos últimos anos, cresceu, consolidou-se como Universidade de grande porte e tornou-se referência regional em termo qualitativo.
Conheça a Universidade Federal do Ceará, um inalienável patrimônio científico e cultural com extraordinária contribuição prestada ao desenvolvimento socio-econômico do Ceará e do Nordeste.
5
Universidade de Fortaleza, Ceará
Fortaleza, CE  
 
   http://www.unifor.br/

A idéia da criação da Universidade de Fortaleza, concebida pelo industrial Edson Queiroz, empresário já estabelecido no ramo da agropecuária, gás, indústria metalúrgica e telecomunicações, deu-se em um contexto de expectativas e apreensão nos idos de 1970, quando o Brasil enfrentava uma das maiores crises no ensino superior devido à reduzida oferta de vagas.
No Ceará o quadro não era diferente: o número de vagas nos poucos cursos universitários era ofertado apenas por duas instituições públicas. A evasão de muitos jovens para outros estados, em busca da complementação de seus estudos, era inevitável, pois nos grandes centros urbanos outras instituições de ensino superior acenavam com acolhida às suas aspirações.
6
Universidade Católica do Salvador, Bahia
Avenida Joana Angélica, 362  - Nazaré - Salvador, BA   40.050-000
   http://www.ucsal.br/
A Universidade, está numa fase de renovação, na direção constante da qualidade, sem se afastar dos valores, definidos em sua missão, de contribuir para a transformação da sociedade formando profissionais cidadãos, críticos e comprometidos com solução dos problemas e desafios da realidade social, privilegiando as dimensões ética, social e humana, a inclusão e a produção de conhecimentos científico-tecnológicos.
7
Universidade Estadual de Feira de Santana, Bahia
Av. Universitária, s/n - Feira de Santana, BA   44031-460
   http://www.uefs.br/
Nasceu como resultado de uma estratégia governamental com o objetivo de interiorizar a educação superior, até então, circunscrita à capital, Salvador. Canteiro de Obras
A partir da década de sessenta, as políticas de governo, tanto no plano federal como no estadual, passam a ser norteadas pela Teoria do Capital Humano, que entende a educação como um investimento pessoal e social que gera desenvolvimento econômico.
8
Universidade Católica de Pernambuco, Penambuco
Rua do Príncipe, 526  - Boa Vista - Recife, PE   50050-900
 
   http://www.unicap.br/
Originou-se da primeira Escola Superior Católica da região, a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Manoel da Nóbrega, fundada em 1943, pela Província dos Jesuítas do Nordeste.
Em seu desenvolvimento, a Universidade conheceu incorporação, agregação ou criação de Faculdades, Institutos ou Escola Superior, até aplicar, em 1974, a reforma universitária, preconizada em lei, adotando o modelo ternário homogêneo de Reitoria, Centros e Departamentos.
9
Universidade Federal de Pernambuco, Penambuco
Av. Prof. Moraes Rego, 1235  - Cidade Universitária - Recife, PE   50670-901
   http://www.ufpe.br/
Uma das melhores universidades do País, em ensino (graduação e pós-graduação) e pesquisa científica, sendo a melhor do Norte-Nordeste, segundo avaliações dos Ministérios da Educação (MEC) e de Ciência e Tecnologia (MCT).
10
Universidade Federal de Alagoas, Alagoas
BR 104 - Norte, Km 97  - Tabuleiro dos Martins - Maceió, AL   57072-970
   
   http://www.ufal.br/

Ana Dayse Rezende Dorea, Reitora. Médica, Mestra em Saúde Pública pela USP, Professora Adjunta da Faculdade de Medicina — Famed-Ufal. Foi diretora do Centro de Ciências da Saúde, Vice-reitora da Ufal na gestão 1995/1999 e Secretária Municipal de Educação de Maceió.
11
Universidade Federal da Paraíba, Paraiba
Cidade Universitária - João Pessoa, PB   58051-900
     
   http://www.ufpb.br/

<iframe id='palyer11' src='http://www.youtube.com/embed/?listType=user_uploads&list=ufpboficial'></iframe id='palyer11'>
Desde sua criação e ao longo de toda sua história, a UFPB vem cumprindo papel fundamental na promoção do ensino, da pesquisa e da extensão. Na esfera da educação superior, a UFPB tem o reconhecimento social como resultado de sua histórica contribuição, tanto para o avanço científico e tecnológico regional, quanto para a formação de quadros profissionais de excelência para o Estado da Paraíba e para o restante do país, com destaque para a Região Nordeste.
12
Universidade Federal da Bahia, Bahia
Av. Reitor Miguel Calmon, s/n  - Vale do Canela - Salvador, BA   40110-100
   http://www.ufba.br/
Tem seu começo em 18 de fevereiro de 1808, quando o Príncipe Regente Dom João VI institui a Escola de Cirurgia da Bahia, primeiro curso universitário do Brasil. Ainda no século XIX, incorporou os cursos de Farmácia (1832) e Odontologia (1864), a Academia de Belas Artes (1877), Direito (1891) e Politécnica (1896). No século XX, Isaías Alves cria a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (1941).
13
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Rio Grande do Norte
Campus Universitário Lagoa Nova  - Caixa Postal 1524 - Natal, RN   59072-970
 
   http://www.ufrn.br/

Criada em 25 de junho de 1958, através de lei estadual, e federalizada em 18 de dezembro de 1960. A Universidade do Rio Grande do Norte, instalada em sessão solene realizada no Teatro Alberto Maranhão, em 21 de março de 1959, foi formada a partir de faculdades e escolas de nível superior já existentes em Natal, como a Faculdade de Farmácia e Odontologia; a Faculdade de Direito; a Faculdade de Medicina; a Escola de Engenharia; entre outras.
14
Universidade Federal do Piauí, Piauí
 - Campus Ininga - Teresina, PI  
 
   http://www.ufpi.br/

A Fundação Universidade Federal do Piauí (FUFPI) foi instituída nos termos Lei nº 5.528, de 11 de novembro de 1968 e oficialmente instalada em 12 de março de 1971, com o objetivo de criar e manter a UFPI.
A FUFPI é constituída por um Conselho Diretor, composto por sete membros efetivos, nomeados pelo Presidente da República. O Presidente do Conselho Diretor da FUFPI é, também, o Reitor da UFPI.
A UFPI possui três campi: Campus Ministro Petrônio Portella, em Teresina; Campus Ministro Reis Veloso, em Parnaíba; e, Campus do Junco, em Picos, além de três Colégios Agrícolas (Teresina, Floriano e Bom Jesus).
15
Universidade Federal de Sergipe, Sergipe
Av. Marechal Rondon, s/n  - Jardim Rosa Elze - São Cristóvão, SE   49100.000
   http://www.ufs.br/
Uma instituição pública que se localiza no município de São Cristóvão, Sergipe, Brasil.
16
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Bahia
Estrada do Bem Querer, km 4  - Caixa Postal 95 - Vitória da Conquista, BA   45083-900
   http://www.uesb.br/
Tem sua sede na cidade de Vitória da Conquista, terceira mais populosa da Bahia, situada a 510 km da cidade de Salvador, no sudoeste do Estado. Possui mais dois Campi, sendo um na cidade de Jequié, importante pólo comercial e de serviços da região, com uma população de 150 mil habitantes, e outro na cidade de Itapetinga, que se destaca como pólo pastoril do Estado, com população de 61 mil habitantes. Possui atualmente 35 cursos de graduação e ainda cursos de pós-graduação lato sensu e stricto sensu. A tradução do seu lema, do latim "adplenam vitam", significa "para a vida plena". Fonte: pt.wikipedia.org