Sul Museus

1
Museu Oceanográfico, Rio Grande do Sul
Rua Capitão Heitor Perdigão, 10  - Centro - Porto Alegre, RS  
   http://www.museu.furg.br/museu_oceanografico.html
O Museu Oceanográfico "Prof. Eliézer de Carvalho Rios" deu origem ao Complexo de Museus e Centros Associados da Universidade Federal do Rio Grande. Fundado em 8 de setembro de 1953, mantém uma exposição pública sobre a vida e a dinâmica dos oceanos, apresentada em painéis, maquetes, aquários e diversos equipamentos utilizados em pesquisas oceanográficas. Nos painéis das salas do Museu são apresentadas várias conchas, que enriquecem a sua coleção de moluscos (atualmente com 51.000 lotes). Esta coleção, considerada a mais importante da América do Sul, foi organizada pelo Diretor Fundador do Museu Oceanográfico, o Professor Eliézer de Carvalho Rios.
2
Museu da UFRGS, Rio Grande do Sul
Rua Osvaldo Aranha, 277 - Porto Alegre, RS   90040-060
   http://www.museu.ufrgs.br
O Museu da UFRGS, desde sua criação, vem desenvolvendo exposições e projetos especiais de difusão científica, tecnológica, artística e cultural. Foram promovidas diferentes ações educativas e culturais com acervos pertencentes à Universidade e Instituições associadas.
3
Museu Paranaense, Paraná
Rua Kellers, 289  - Alto São Francisco - Curitiba, PR   80410-100
   http://www.cidadao.pr.gov.br/modules/catasg/catalogo.php?servico=452
O Museu desenvolve estudos nas áreas da Arqueologia, Antropologia, História e Numismática. Sua sede está estruturada para a realização de projetos e atividades culturais, atingindo os diversos segmentos sociais. Possui laboratórios, biblioteca, auditório, além de salas de exposições permanentes e exposições temporárias.
4
Museu da Imagem e do Som
Paraná, PR  
   http://www.cidadao.pr.gov.br/modules/catasg/catalogo.php?servico=456
O Museu da Imagem e do Som (MIS) tem como principal objetivo resgatar e preservar a memória audiovisual do Paraná. Possui acervos de discos, fitas de áudio, filmes, vídeos, fotografias e publicações relacionadas à sua área de atuação.
5
Memorial do Rio Grande do Sul, Rio Grande do Sul
Rua Sete de Setembro, 1020  - Praça da Alfândega - Porto Alegre, RS  
   http://www.memorial.rs.gov.br/
A idéia da criação de uma instituição que privilegiasse a cultura gaúcha surgiu entre 1995 e 1996, sendo concretizada através de um convênio entre o governo federal e o governo estadual, em setembro de 1996. Ficou acordado, nessa ocasião, que a sede dos Correios e Telégrafos por quase um século, abrigaria um centro histórico sobre a memória rio-grandense. O acordo de cedência do prédio implicaria também na criação de um Museu Postal e uma Agência Filatélica, o que manteria uma estreita vinculação com as suas funções originais. O projeto de restauração foi previamente aprovado pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), uma vez que o prédio foi tombado em 1980. O antigo prédio dos Correios e Telégrafos foi totalmente revitalizado para abrigar a Instituição. Surgiu, dessa forma, um centro de informação e divulgação da história do estado, reunindo objetos, mapas, gravuras, fotos, livros, imagens iconográficas e depoimentos importantes sobre os principais fatos ocorridos no Rio Grande do Sul. O riquíssimo acervo está exposto através de uma concepção museográfica moderna aliada a novas tecnologias, permitindo, assim, a integração com o público e o fácil entendimento dos conteúdos.
6
Museu Nacional do Mar, Santa Catarina
Rua Manoel Lourenço de Andrade, s/n - São Francisco do Sul, SC   89.240-000
   http://www.museunacionaldomar.com.br/
Criado em 1993, com recursos do programa de investimentos estratégicos do governo do estado de Santa Catarina, com a permanente participação do IPHAN, o Museu Nacional do Mar nasceu com a revitalização dos grandes armazéns da empresa Hoepcke, abandonados há mais de vinte anos. O local, que abriga grande diversidade de embarcações brasileiras foi revitalizado entre 2003 e 2004.
7
Museu de Ciências Naturais, Rio Grande do Sul
Rua Dr. Salvador França, 1427  - Jd. Botânico - Porto Alegre, RS  
   http://www.fzb.rs.gov.br/museu/index.htm
Órgão de pesquisa que desenvolve estudos sobre a biodiversidade, incluindo a fauna e a flora (atual e fóssil) e os ecossistemas terrestres e aquáticos. Com cerca de 3.000m², inclui laboratório, gabinetes, salas de exposições e de coleções científicas, com um acervo constituído por mais de 432 mil exemplares de animais e plantas. O Museu de Ciências Naturais promove a divulgação científica por meio da publicação de periódicos, guias e manuais de flora e fauna, mostra permanente da biodiversidade do Estado e exposições de curta e longa duração, temporárias e itinerantes, além de oficinas, cursos e projetos educativos voltados à comunidade escolar e ao público em geral.
8
Museu Antropológico do Rio Grande do Sul, Rio Grande do Sul
Rua dos Andradas, 1234, 10º. andar, sala 1009 - Porto Alegre, RS   90020-008
9
Museu Entomológico Dr. Fritz Plaumann, Santa Catarina
Seara, SC  
   http://www.fritzplaumann.cjb.net/
Numa aconchegante casa construída na década de 40, cercada de um bem cuidado e florido jardim, no município de Seara, interior de Santa Catarina, viveu um dos milhares de imigrantes alemães que chegaram ao Brasil no início do século. A história desse teuto-brasileiro seria igual à de tantos outros imigrantes do sul do país que trabalharam duro para garantir as condições mínimas de sobrevivência num ambiente inóspito, não fosse ele Fritz Plaumann, um dos mais respeitados entomologistas do mundo.
10
Memorial do Ministério Público, Rio Grande do Sul
Praça Marechal Deodoro, 110  - Praça da Alfândega - Porto Alegre, RS  
   http://www.mp.rs.gov.br/memorial/pgn/id209.htm
O Ministério Público do Estado do Rio Grande do Sul chamou a si a tarefa de restauração do prédio do Palácio Provisório que começou a ser construído em 1857, na esquina da Praça da Matriz com a Rua Jerônimo Coelho, em Porto Alegre. Atualmente é considerado parte significativa do patrimônio histórico gaúcho, tendo sido tombado pelos poderes competentes. O edifício abrigou a Diretoria de Obras Públicas da Província, a Repartição dos Telégrafos e o antigo Comando das Armas da Província de São Pedro . Entre 1896 e 1921 foi provisoriamente sede do Governo sul-rio-grandense, já que o Palácio Piratini encontrava-se em construção.Após 1921, foi ocupado pela Secretaria de Saúde até início da década de 1960. Entre 1963 e 1998 funcionaram orgãos da Justiça como Escola Superior de Magistratura e Varas de Família. A partir de 1998, passou a integrar o patrimônio do Ministério Pùblico. O prédio foi adaptado para receber as instalações do Memorial do Ministério Público e o Gabinete do Procurador Geral de Justiça. As atividades da nova instituição começaram com a implantação de um projeto de memória institucional. A Procuradoria Geral de Justiça investiu na instalação de um centro de documentação e memória oral, a partir do qual são realizadas pesquisas históricas, publicações e exposições. O Memorial promove também seminários tematizando a trajetória e as perspectivas do Ministério Público no Rio Grande do Sul e no Brasil. O Memorial do Ministério Público ainda desenvolve projetos junto à comunidade, que reforçando e esclarecendo os mecanismos disponíveis para o exercício da cidadania. Com a implantação do Memorial do Ministério Público, o Ministério Público do Rio Grande do Sul contribui para a preservação do patrimônio cultural, recupera a memória institucional, investindo na formação de um novo campo historiográfico, e, sobretudo, oferece à população uma instituição cultural dinâmica, cujas atividades deverão concorrer para o aperfeiçoamento da nossa cidadania e para o reforço das nossas instituições democráticas.
11
Museu Julio de Castilhos, Rio Grande do Sul
Rua Duque de Caxias, 1205 e 1231  - Centro - Porto Alegre, RS  
   http://www.museujuliodecastilhos.rs.gov.br/
Em 30 de janeiro de 1903 o então Presidente do Estado, Borges de Medeiros, assinou o decreto de criação do primeiro museu no Rio Grande do Sul: o Museu do Estado - desse modo, era encaminhado um novo destino à guarda do acervo que, desde 1901, vinha sendo acumulado nos pavilhões da 1ª Exposição Agropecuária e Industrial gaúcha, no antigo Campo da Redenção. Neste mesmo ano, Julio de Castilhos, durante uma cirurgia mal sucedida para a retirada de um tumor na garganta, veio a falecer. Dois anos mais tarde, a residência dele foi adquirida pelo governo do Estado e tornou-se a sede do Museu do Estado que, a partir de 1907, passou a se chamar Museu Julio de Castilhos. Ao longo de um século de existência, o Museu Julio de Castilhos vem promovendo a expressão das identidades culturais do povo rio-grandense, democratizando o acesso ao conhecimento e possibilitando a reflexão crítica em relação às questões relacionadas à história do Rio Grande do Sul e do Brasil.
12
Museu Náutico, Rio Grande do Sul
Rua Capitão Heitor Perdigão, 10  - Centro - Porto Alegre, RS  
   http://www.museu.furg.br/museu_nautico.html
O Museu Náutico, inaugurado em 9 de abril de 2003 e revitalizado em 13 de junho de 2007, sua exposição destaca o Rio Grande como uma cidade histórica e marítima, realçando sua íntima relação com o mar e com o estuário da Laguna dos Patos. Tem como objetivo resgatar, preservar e divulgar a cultura e o conhecimento náutico local, valorizando o trabalho humano vinculado a esta cultura e dignificar a atividade daqueles que vivem do mar. Seu acervo se constitui de embarcações, equipamentos de navegação, pesca e sinalização náutica, mapas e maquetes, que atendem aos modernos princípios da museologia.
13
Museu da Ilha da Pólvora, Rio Grande do Sul
Rua Capitão Heitor Perdigão, 10  - Centro - Porto Alegre, RS  
   http://www.museu.furg.br/eco-museu-da_ilha-da-polvora.html
Inaugurado em 22 de abril de 1999, o Eco-Museu da Ilha da Pólvora. faz uma leitura e apresenta uma exposição sobre a história natural do estuário do Rio Grande. A Ilha da Pólvora, patrimônio do Exército Brasileiro localiza-se no estuário da Laguna dos Patos e possui 42 hectares de marismas, que são áreas periodicamente alagadas pela maré e servem de habitat para várias espécies de aves, roedores, moluscos, crustáceos, larvas e juvenis de peixes. Essas marismas estão bem preservadas e, por isso, são utilizadas com objetivos educacionais e científicos. Neste museu também são desenvolvidos diversos trabalhos científicos de graduação e pós-graduação, dentre os quais se destacam estudos sobre a vegetação, crustáceos, aves e roedores.
14
Museu da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Rio Grande do Sul
Avenida Osvaldo Aranha, 277  - Farroupilha - Porto Alegre, RS  
   http://www.museu.ufrgs.br/
O Museu da UFRGS, desde sua criação, vem desenvolvendo exposições e projetos especiais de difusão científica, tecnológica, artística e cultural. Foram promovidas diferentes ações educativas e culturais com acervos pertencentes à Universidade e Instituições associadas. Sem espaço físico adequado para seu funcionamento, um dos instrumentos adotados para comunicar-se com a comunidade, foi a realização de mostras itinerantes e virtuais. Através da política adotada pela Universidade de Recuperação dos seus prédios históricos, surgiu a possibilidade do Museu passar a ocupar um destes espaços. Em 1999 começa a restauração do prédio Curtumes e Tanantes para se transformar no Museu da UFRGS. O esforço do homem e dos materiais espelhado no frontão é a marca do Museu da UFRGS. Desde agosto de 2002 começam as atividades concentradas em sede própria, possibilitando, uma maior interação com a comunidade. Perceber, ver, olhar, interagir, sentir-se à vontade, apropriar-se, reapropriar-se. O Museu espera por você, de segunda a sexta, das 9h às 18h.
15
Museu de Arte do Rio Grande do Sul, Rio Grande do Sul
Praça da Alfândega, s/n°  - Centro - Porto Alegre, RS  
   http://www.margs.rs.gov.br/
O MARGS é considerado o principal museu de arte do Estado e um dos mais importantes do país, reunindo em seu Acervo quase três mil obras de artistas locais, nacionais e internacionais, tendo sediado mais de mil exposições ao longo de sua cinqüentenária trajetória. O MARGS situa-se entre o tradicional e o dinâmico, e pretende continuar assim. Além de ser fonte de inspiração para cumprir com a função de museu, almeja também propiciar contatos, seja por meio dos documentos do imaginário humano, ou de uma prática social transformadora. Mais do que môuseion - templo dedicado às Musas da mitologia grega que inspiravam as artes - o MARGS quer ser uma casa de inspiração para os indivíduos que o freqüentam, um espaço de portas abertas para as relações humanas, com seu patrimônio estendido entre o presente, o passado e o futuro.
16
Museu de Ciências e Tecnologia da PUCRS, Rio Grande do Sul
Avenida Ipiranga, 6.681  - Partenon - Porto Alegre, RS  
   http://www.pucrs.br/mct/
O (MCT-PUCRS) tem como principais objetivos disseminar conhecimentos sobre ciência e tecnologia, participar ativamente no processo de educação em todos os níveis e atuar na pesquisa científica sobre biodiversidade, paleontologia, arqueologia e conservação. O MCT-PUCRS possui uma grande área de exposição pública permanente, com mais de 10 mil metros quadrados, onde cerca de 750 equipamentos interativos estão expostos para visitação diária. Nesse mesmo espaço são integradas exposições temporárias sobre temas atuais e do cotidiano da sociedade. Atualmente, está aberta a exposição “(R)Evolução de Darwin”, em comemoração aos 200 anos do nascimento de Charles Darwin e aos 150 da sua mais importante obra, o livro “Origem das Espécies”. Uma equipe especializada fornece apoio pedagógico para professores de todos os níveis de ensino, a fim de que a visitação ao Museu seja um momento rico e intenso de aprendizagem. Ao mesmo tempo, a interatividade dos experimentos torna as atividades lúdicas e estimulantes, despertando o interesse pelo conhecimento. Programas sociais do MCT-PUCRS incluem o Museu Itinerante (PROMUSIT) que leva parte da exposição pública a outras cidades e estados do país, divulgando a ciência e a tecnologia fora da sua sede. Já o Programa Ciência-Escola (PROESC) transporta alunos de escolas carentes de Porto Alegre e arredores até o museu e os leva de volta ao final do dia, servindo um lanche durante o período da visita.
17
Museu Antártico, Rio Grande do Sul
Rua Capitão Heitor Perdigão, 10  - Centro - Porto Alegre, RS  
   http://www.museu.furg.br/museu_antartico.html
Inaugurado em 7 de janeiro de 1997, o Museu Antártico mostra um pouco da vida no continente gelado e a significativa presença do Brasil na Antártica. Anexo ao Museu Oceanográfico, o prédio do Museu Antártico constitui-se de uma reprodução das primeiras instalações da Estação Antártica "Comandante Ferraz". Seu acervo conta com diversos painéis, otimizados por fotos que detalham a história da conquista daquele continente, a dinâmica dos mares e vida no Pólo Sul, bem como o esforço brasileiro em manter uma base num ambiente tão inóspito. Estão incluídas na sua exposição, alguns objetos utilizados pelos brasileiros e amostras geológicas e biológicas da Antártica.
18
Museu do Esporte, Rio Grande do Sul
Avenida Cristovão Colombo, 545  - Floresta - Porto Alegre, RS  
 
   http://www.museudoesporte.esp.br/
São mais de 350 peças entre chuteiras, camisas, calções, medalhas, troféus e objetos dos principais ídolos do esporte mundial. Desde a camisa do Pelé autografada, passando por luvas de Eder Jofre e Popó, malha da Daiane dos Santos, chuteira do Robinho, camisetão autografado do Rubinho Barrichello, etc. • Calçada da Fama – mãos e pés em cimento dos nossos grandes ídolos. • Computadores com acesso a internet para pesquisas. • Videogame para simplesmente jogar ou participar de campeonatos. • Bar Temático com TVs Plasma para assistir jogos.
19
Museu de Arte Contemporânea, Paraná
Rua Desembargador Westphalen, 16 - Curitiba, PR   80010-110
 
   http://www.pr.gov.br

O Museu é uma unidade da Secretaria de Estado da Cultura do Governo do Paraná - SEEC, vinculado à Coordenadoria do Sistema Estadual de Museus - COSEM. Além de abrigar, documentar, estudar, conservar, expor e divulgar seu acervo artístico, a ação do MAC visa promover o debate e a reflexão sobre a Arte e as poéticas contemporâneas. Voltado para a comunidade local busca, por meio do desenvolvimento da sensibilidade e da percepção crítica, contribuir para a formação integral e a integração social do indivíduo, ampliando suas possibilidades de leitura do mundo.