Home  
  Nordeste  
 Bahia Atrações
    Salvador

 

Bahia Atrações

1
Pelourinho
Salvador, BA  
   http://www.pelourinho.ba.gov.br/
<iframe id='palyer1' title="Pelourinho - YouTube video player" width="250" height="190" src="https://www.youtube.com/embed/ejxVZIsWeIM" frameborder="0" allowfullscreen></iframe id='palyer1'>
Além de festas tradicionais como o Carnaval, o São João e Santa Bárbara, o Pelourinho Cultural promove e apóia festivais de música, dança e teatro, e também feiras de antiguidades, artesanato e moda, com uma programação sempre voltada para públicos diversos, incluindo as crianças, com atividades diurnas e educativas. “As mudanças empreendidas pela Secult permitiram que os moradores locais passassem a ser mais respeitados e ouvidos, trazendo-os à participação efetiva nas festas e grades de eventos, possibilitando melhoria da qualidade artística das atrações e multiplicando os perfis e estilos para atender a diversidade de interesses da população baiana e turistas, conectando o Pelourinho com a produção atual”, destaca a diretora de Ações Culturais do Programa Pelourinho Cultural (SECULT), Ivanna Soutto.
2
Farol da Barra
Salvador, BA  
 

O Farol da Barra localiza-se na antiga ponta do Padrão, em Salvador, no litoral do estado da Bahia, no Brasil. No século XVII, o porto de Salvador era um dos mais movimentados e importantes do continente, e era preciso auxiliar as embarcações que chegavam à Baía de Todos os Santos em busca de pau-brasil e outras madeiras-de-lei, açúcar, algodão, tabaco e outros itens, para abastecer o mercado consumidor europeu.
3
Fundação Casa de Jorge Amado
Largo do Pelourinho - Salvador, BA  
     
   http://www.jorgeamado.org.br/

<iframe id='palyer3' src='http://www.youtube.com/embed/?listType=user_uploads&list=casadejorgeamado'></iframe id='palyer3'>
A Casa é belíssima e azul. Com sua fachada, onde as janelas afloram recortadas em arco, domina toda a praça.
Pensando bem, não teria sentido ser em outro lugar. Quem conhece a Cidade da Bahia e a obra de Jorge Amado sente que aqui mesmo é que deveria estar sediada a Instituição que leva o seu nome. A Fundação Casa de Jorge Amado não poderia ter outro endereço senão o Largo do Pelourinho, cenário de suas estórias, cadinho onde se tempera a humanidade bizarra desta metrópole fervilhante de etnias diversas, diferentes costumes, culturas que se misturam e formam a argamassa desta civilização mediterrânea e mestiça que se espalha pelo recôncavo do golfo pontilhado de ilhas e que tem na capital, nesta cidade do Salvador da Bahia de Todos os Santos, o terceiro vértice de um triângulo cuja base repousa entre África e Ibéria.
4
Elevador Lacerda
Salvador, BA  
   http://portal.iphan.gov.br/portal/montarDetalheConteudo.do?id=13933&sigla=Institucional&retorno=detalheInstitucional
O Elevador, em sua edificação datada de 1930, que agora se tomba, é a culminação de um sistema de transporte urbano de cargas e passageiros que tem sua origem nas primeiras décadas da Colônia. Ele sucede ao Guindaste da Fazenda - um plano inclinado, cuja primeira referência aparece em dezembro de 1609, em uma gravura holandesa, que se guarda em Haia (Holanda). Sua função era transportar mercadorias do porto para a alfândega, situada na Praça do Conselho, atual Praça Municipal. Os holandeses, quando ocuparam Salvador, entre 1624 e 1625, o aperfeiçoaram, duplicando suas trilhas e caçambas e criando um sistema contrabalançado.
5
Forte São Marcelo
Salvador, BA  
   http://www.7maravilhasbrasil.com.br/47fortesaomarcelo.htm
O Forte de Nossa Senhora do Pópulo e São Marcelo, popularmente conhecido como Forte do Mar, localiza-se em Salvador, capital da Bahia, no Brasil.
A primitiva concepção desta fortificação remonta a 1608. Inicialmente de madeira, foi todo reconstruído em alvenaria em 1624 para enfrentar os holandeses. Em 1650, ganhou a definitiva forma circular, que possibilita que sua artilharia dispare em qualquer direção, único das Américas nesse modelo. A sua estrutura é em cantaria de arenito até a linha d'água e o restante em alvenaria de pedra irregular.
6
Mercado Modelo
Salvador, BA  
 
   http://www.portalmercadomodelo.com.br/

<iframe id='palyer6' title="Mercado Modelo - YouTube video player" width="250" height="190" src="https://www.youtube.com/embed/kbIbx-7eBl4" frameborder="0" allowfullscreen></iframe id='palyer6'>
Salvador é uma das mais belas cidades do Brasil. Importante destino turístico, Salvador cativa o visitante não somente com suas belezas naturais e arquitectônicas, mas também por suas tradições artísticas e artesanais de estilo afrobrasileiro. O Mercado Modelo, que se encontra dentro de um prédio histórico, a antiga Casa da Alfândega erguida em 1861, é um lugar privilegiado para o turista desfrutar um cenário magnífico que estimula todos os sentidos e percepções, no meio das mais variadas obras artesanais, a pouca distância do profundo azul do mar da Bahia, perto das badaladas agitadas no centro da cidade.
7
Igreja de Nosso Senhor do Bonfim, Salvador
,   
   http://www.senhordobonfim.org.br/
<iframe id='palyer7' title="Igreja do Bonfim - YouTube video player" width="250" height="190" src="https://www.youtube.com/embed/cshW3ZanlV8" frameborder="0" allowfullscreen></iframe id='palyer7'>
O culto ao Senhor do Bom Jesus do Bonfim nasceu com a vinda do Capitão de Mar e Guerra, o português Theodózio Rodrigues de Faria, para a Bahia em 1740, quando pontificava na Igreja o Papa Bento XIV, sob o reinado em Portugal de D. João V, e governava a Colônia na Bahia o 5º vice rei. André Melo e Castro, conde dos Galveias. Foi nesse período que o Benemérito Capitão de Mar e Guerra, pela grande devoção que tinha ao Senhor do Bonfim, através da imagem que se venera em Setúbal, Portugal, trouxe de Lisboa uma semelhante àquela, esculpida em pinho de riga, medindo 1,06 cm de altura.